Data Center Virtual: conheça o que é e quais são as vantagens

Data Center Virtual: conheça o que é e quais são as vantagens

6 10 99
Data Center Virtual: conheça o que é e quais são as vantagens 10 6 99



O Data Center Virtual (DCV) é uma possibilidade que a tecnologia oferece para que as empresas consigam utilizar de maneira melhor o espaço físico delas, sem que haja a necessidade de armazenar grandes servidores físicos.

Dessa forma, uma companhia é capaz de explorar todo o potencial de armazenamento de dados em um serviço de nuvem, garantindo mais modernidade e tecnologia para seus processos.

O Data Center Virtual propõe basicamente que você virtualize completamente sua infraestrutura de tecnologia. 

Dessa maneira, uma empresa de alimentacao hospitalar, por exemplo, consegue manter os equipamentos atualizados e modernos sem a necessidade de um gasto de espaço físico.

Além disso, as equipes de controle e manutenção têm muito mais liberdade de trabalhar, uma vez que podem acessar de qualquer lugar os servidores para resolver alguma situação.

Neste caso, é importante ressaltar a possibilidade de trabalho home office para estes profissionais.

Além disso, com este recurso, sempre que houver qualquer tipo de problema será possível agir de maneira imediata, entrando em contato com o provedor de serviços na nuvem que muitas vezes possui uma opção de suporte 24 horas para garantir um maior conforto.

Outra grande vantagem deste modelo é que o DCV costuma operar de maneira unificada, então, mesmo que sua empresa possua espaços físicos em locais distintos, até mesmo em outras cidades ou países, o servidor poderá ser acessado da mesma maneira.

Com isso, o trabalho consegue atingir um novo nível de padrão, explorando muito melhor as diferenças e os detalhes realizados por seus colaboradores.

A interface de um Data Center desse tipo costuma utilizar tecnologia de ponta, sendo muito simples a compreensão. Estas empresas costumam ter até mesmo um confinamento eficiencia energetica termica para data center para sua utilização.

Entretanto, para utilizar corretamente todos os recursos disponíveis por esse formato de armazenamento, é importante que seus colaboradores estejam integrados às suas funcionalidades.

Criar treinamentos e incentivar o desenvolvimento de cada colaborador é fundamental, o que garante que todos saberão lidar com a plataforma e conseguirão inserir e acompanhar todas as informações corretamente.

A proteção que os dados de uma grande gráfica que produz caderno brochura personalizado obtêm nesse formato inclui o melhor que a tecnologia tem a oferecer agora. 

Qualquer provedor de armazenamento tem um interesse especial em garantir que todos os seus dados ficarão extremamente seguros, utilizando da melhor forma possível os recursos relacionados aos dados de sua empresa, notadamente:

  • Computação e processamento;

  • Armazenamento de dados;

  • Acesso a rede;

  • Compartilhamento de informações.

Cada um destes modelos utiliza uma série de softwares importantes para a execução do trabalho. Com essa integração, é possível compor um Data Center Virtual exatamente como você deseja, visto que a maioria deles é modular.

Isso significa que as empresas responsáveis por oferecer os serviços de armazenamento em nuvem para escolher para seu Data Center oferecem diversas funcionalidades, permitindo que sejam selecionadas aquelas que mais se adequam ao seu trabalho.

Assim, você não gasta seus recursos com elementos não importantes para a resolução do trabalho, e ainda consegue manter um ritmo muito mais assertivo para ele, se certificando que todas as funcionalidades escolhidas estarão disponíveis.

Qual a diferença entre os tipos de Data Center?

Se você ainda não está familiarizado com os conceitos de Data Center, é comum que existam algumas dúvidas que podem ser geradas quando você estiver decidindo o tipo de serviço que deseja para sua empresa.

Para começar, um Data Center físico é uma central de armazenamento de dados, com servidores e recursos digitais que dependem de um espaço físico em sua empresa, ou contratado de alguma fonte externa.

A primeira diferença é a visual. Um Data Center físico ocupa espaço, com grandes máquinas rodando em funcionamento constante para manter os dados da empresa ativos. Já o Data Center Virtual utiliza a tecnologia de nuvem.

A nuvem nada mais é do que um espaço digital onde as informações ficam armazenadas sobre criptografia, disponíveis apenas para usuários que conseguem o acesso através de senhas.

Dessa maneira, não há a necessidade de ocupar nenhum espaço físico com o serviço. Então, se sua empresa possui uma impressora de etiqueta colorida, economizar no espaço de servidor pode ser uma boa opção.

No Data Center físico, a responsabilidade de funcionamento acaba recaindo sobre a própria empresa, que normalmente precisa contratar uma equipe de TI para dar conta de todos os detalhes que o servidor precisa.

Assim, os profissionais da área escolherão os softwares que serão utilizados para conseguir explorar todo o espaço, os equipamentos que estão sendo aplicados e até mesmo a manutenção, se algo der errado.

Já no caso do Data Center Virtual, normalmente só é preciso escolher um provedor de serviços.

Esta empresa ficará responsável por todo o serviço de manutenção e controle das ferramentas, dando muito mais tranquilidade e liberdade para você se atentar a outros pontos de sua companhia.

Assim, uma escola de aula de pilates classico pode usar um espaço bem menor que outras empresas, e com mais uso de dados.

Além disso, há uma redução drástica de custos quando você escolhe um DCV. Isso porque o espaço de armazenamento não é a única coisa que você deve se preocupar se optar pelo modelo físico.

Devem entrar na conta também os gastos com eletricidade, refrigeração e eventuais trocas de peças e manutenção. Se optar pelo modelo virtual, no geral, só é necessário pagar a taxa de contratação do provedor, o que sai muito mais em conta.

O Data Center Virtual permite até mesmo a agilidade na transmissão de dados. Enviar um exame medico demissional para a central é muito mais rápido com este modelo.

Vantagens do Data Center Virtual

Se você ainda não está convencido da qualidade e das melhorias que o DCV pode oferecer, é importante avaliar todos os benefícios que ele oferece. Em sua grande maioria, as vantagens são bem claras com relação a sua contraparte física:

1 - Possibilidade de ampliação

Diferente de um ambiente físico, em que cada ampliação precisará tomar mais espaço e mais recursos da empresa, a escalabilidade do Data Center Virtual é muito mais simples de lidar.

Basta acionar o provedor de serviços e aumentar a capacidade de armazenamento.

Dessa maneira, você tem o potencial de explorar seus dados de forma muito mais prática. O mesmo acontece quando você deseja diminuir a quantidade, por exemplo, basta solicitar a redução e já terá o espaço adaptado.

Se uma empresa de estampagem pode precisar de mais espaço de armazenamento com o tempo, aproveitando este tipo de serviço para controlar melhor o espaço utilizado.

Isso permite um controle muito maior do ponto de vista comercial, sobretudo para a empresa. Isso porque você consegue usar uma infraestrutura muito mais adequada e pronta para explorar esse recurso de maneira mais sustentável, sem desperdícios.

2 - Garantia de manutenção

Uma das principais vantagens de utilizar o serviço de nuvem é que a integração entre os dispositivos tecnológicos e os sistemas utilizados é de total responsabilidade do provedor de serviços.

Isso significa que, dentro do custo de contratação, você tem direito a utilizar uma série de ferramentas essenciais para manter a qualidade de seu trabalho, evitando qualquer tipo de dor de cabeça em caso de problemas relacionados aos equipamentos.

Além disso, muitas empresas especializadas oferecem o sistema de manutenção preventiva, avaliando e verificando todos os dispositivos para garantir que não haverá nenhum tipo de recurso falhando no meio do processo.

Há uma preocupação de muitos fornecedores de serviço de que não aconteça nenhum tipo de falha para seus clientes. Estas empresas entendem a importância que o Data Center possui para sua companhia, e estão constantemente trabalhando para oferecer o melhor.

3 - Tecnologia mais avançada

Sem um alto investimento de equipamento, os Data Center físicos tendem a ficar obsoletos. A longo prazo, isso acaba sendo prejudicial para a empresa, sobretudo em questões de segurança e armazenamento de dados.

Já o DCV tem uma possibilidade muito maior de atualização. Isso porque, para apresentar um serviço de qualidade, os provedores estão constantemente ampliando suas possibilidades e criando novas ferramentas.

Quando você precisar de entrega de documentos de motoboy para empresas, pode controlar todas as entradas e saídas desses documentos através de um servidor na nuvem, por exemplo.

Além do próprio serviço de armazenagem de dados ser realizado com tecnologia de ponta, você ainda pode escolher serviços adicionais de forma modular, identificando todos os elementos que podem ajudar seu negócio.

Então, contratar um bom firewall para proteger seus dados, serviços de backup para garantir a segurança da informação e a proteção de ataques de cibercriminosos, contam com recursos potentes de tecnologia.

Quanto mais você opta por usar essas ferramentas, acaba auxiliando o próprio provedor a se manter mais atualizado e protegido, além de buscar mais novidades de tecnologia no mercado para incluir em suas opções de uso.

Considerações finais

O Data Center Virtual surge como uma excelente maneira de aplicar a tecnologia em seu armazenamento de dados e segurança digital. A substituição de servidores físicos por suas contrapartes digitais têm se tornado uma verdadeira realidade.

Com isso, muitas companhias estão compreendendo o impacto que os avanços tecnológicos podem ter positivamente em suas estruturas, garantindo mais automatização e flexibilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top