Escritório saudável: 6 dicas de ergonomia para colaboradores

Escritório saudável: 6 dicas de ergonomia para colaboradores

6 10 99
Escritório saudável: 6 dicas de ergonomia para colaboradores 10 6 99



Confira como garantir a saúde dos seus colaboradores adotando boas práticas de ergonomia no ambiente de trabalho.


A ergonomia é um assunto importante quando se fala em saúde e qualidade de vida do trabalhador. Para garantir um ambiente de trabalho adequado, além de planejar a compra de suprimentos para a empresa, é essencial conhecer as regras de ergonomia aplicáveis ao local de trabalho.


Afinal, será que uma cadeira e mesa confortáveis são suficientes? Como saber se o escritório está ergonomicamente adequado? Confira seis dicas de ergonomia para os colaboradores e descubra como elas podem transformar a rotina na sua empresa.

1. Iluminação

Quando se fala em ergonomia, o primeiro aspecto que vem em mente diz respeito ao mobiliário. Entretanto, a iluminação é um ponto muito importante para a qualidade do ambiente de trabalho. Nesse sentido, a primeira dica é: invista em um ambiente bem iluminado, preferencialmente com luz natural. Além disso, evite reflexos luminosos na tela do computador. Se possível, mantenha a mesa em direção a uma janela posicionada ao sul.

2. Monitor e teclado

Ao usar o teclado, tenha um suporte para os punhos. É importante que o teclado e o mouse fiquem no mesmo nível e a uma altura um pouco abaixo do nível dos cotovelos, a fim de que as mãos não sejam flexionadas para cima.

No caso do monitor, ele deve estar posicionado à frente do usuário, e a borda superior deve ficar na altura dos olhos. Usuários de óculos bifocais devem adaptar a altura do monitor, considerando suas particularidades.

3. Cadeira e apoio para os pés

A cadeira deve ser confortável e oferecer a sustentação adequada para a coluna. Durante o período em que o trabalhador está sentado, é fundamental que ele alcance os pés no chão. Se isso não for possível, recomenda-se o uso de um apoio para os pés. As pernas devem ficar posicionadas de forma confortável embaixo da mesa, com os joelhos formando um ângulo aberto.

4. Pausas para alongamento e descanso

Essa é uma dica de ouro na ergonomia: faça pausas para alongar o corpo e descansar. Quem trabalha no computador pode repousar os braços no apoio da cadeira quando não estiver digitando ou manuseando o mouse.

Além disso, levantar da cadeira, fazer um alongamento e caminhar um pouco pelo escritório ajuda a movimentar o corpo. Evite fazer refeições em frente ao computador, mas mantenha sempre uma garrafa com água na sua estação de trabalho. 

4.1. Ginástica laboral

A ginástica laboral é uma aliada dentro da aplicação de estratégias de ergonomia. Ela compreende a prática de exercícios físicos específicos com o propósito de melhorar a saúde e evitar a ocorrência de doenças ocupacionais e lesões causadas por esforços repetitivos. Um profissional poderá orientar com relação à frequência e o tipo de atividade que o colaborador pode executar durante alguns minutos do seu dia. Isso faz toda a diferença no cuidado com a saúde, reduzindo o risco de ocorrência de lesões. 

5. Organização da mesa

A mesa de trabalho deve se manter organizada, já que isso diminui a poluição visual e traz maior sensação de conforto ocular. Dessa forma, a orientação é manter a mesa organizada, deixando perto apenas o essencial para executar suas atividades laborais. Manter na mesa de trabalho muitos objetos desnecessários ou, ainda, deixar o material de trabalho desorganizado, podem contribuir para a distração, o que impacta significativamente a produtividade.

6. Conheça as suas necessidades ergonômicas

Existem orientações gerais que se aplicam a diferentes ambientes de trabalho. No caso do escritório, o cuidado com a postura ao sentar e manusear o teclado e o mouse são pontos importantes de atenção. Entretanto, a adaptação ergonômica depende de muitos fatores específicos, como a avaliação do espaço disponível, do tipo de atividade executada e das características físicas do trabalhador.

 

Como mencionamos, a altura do monitor e o uso de apoio para os pés, por exemplo, podem variar de uma pessoa para a outra. Dessa forma, a orientação é buscar o suporte de profissionais especializados em ergonomia, que devem estabelecer uma estratégia adequada. Somada a isso, a aquisição de produtos, móveis e objetos de qualidade, farão toda a diferença no processo de adaptação do espaço.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top