9 hábitos para manter sua pele saudável

9 hábitos para manter sua pele saudável

6 10 99
9 hábitos para manter sua pele saudável 10 6 99


 

Cuidar do maior órgão do corpo demanda escolhas conscientes a respeito da alimentação, do estilo de vida e dos produtos recomendados para o tipo de pele.


A atenção à beleza e à aparência física tem se tornado hábito de cada vez mais brasileiros e brasileiras. De acordo com informações de 2021 do Euromonitor, o Brasil é o quarto maior mercado de cosméticos e produtos de cuidado pessoal do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão.

A preocupação com pele, cabelos e unhas, contudo, exige não apenas o uso dos melhores produtos para a pele, mas também outros hábitos relativos à alimentação e hidratação, estilo de vida e consultas médicas periódicas. Confira nove recomendações para manter a pele viçosa e saudável.

Hidratar-se com frequência

Um dos principais hábitos para manter a saúde não só da pele, mas do corpo como um todo, é a ingestão diária da quantidade adequada de água. A água é importante para o funcionamento das células, ajuda no equilíbrio fisiológico e favorece a hidratação do órgão.

Embora o padrão recomendado seja de 2 L diários, há uma conta que indica quanta água deve ser ingerida por cada pessoa. O cálculo considera necessários 35 ml de água para cada quilograma de massa corpórea e é resolvido fazendo a multiplicação entre esse valor e o peso da pessoa. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg deve ingerir 70 x 35 ml de água, o que chega ao total de 2 L e 450 ml.

Ter uma alimentação balanceada

Da mesma forma que a água é fundamental, os nutrientes vindos da alimentação também garantem uma pele saudável. Com uma dieta balanceada, incluindo legumes, vegetais, frutas, proteínas, cereais e gorduras boas, é possível ter todas as vitaminas e minerais de que a pele precisa para manter sua vitalidade.

Usar protetor solar diariamente

Consenso entre dermatologistas, o protetor solar é um dos melhores amigos de quem busca uma pele bonita e saudável. Ele é primordial para bloquear os efeitos da incidência de raios ultravioleta (UV) na pele, que podem causar envelhecimento precoce e até mesmo doenças de pele, como melasma e câncer de pele.

Conhecer seu tipo de pele

Descobrir as principais características da sua pele é importante para saber como cuidar dela, permitindo a escolha dos produtos dermatológicos mais indicados e o desenvolvimento de hábitos adequados. Essa recomendação vale tanto para a pele do rosto quanto para a do corpo.

Todos os tipos de pele demandam hidratação, o que varia são os tipos de produto, a frequência de aplicação deles e a realização de procedimentos.

Por exemplo, enquanto peles oleosas devem ser hidratadas com cremes sem óleo e demandam limpeza mais profunda, peles secas exigem hidratação tópica profunda e constante e devem fugir de esfoliações brutas.

Evitar dormir com maquiagem

Esse hábito é um dos mais importantes para manter a aparência saudável do órgão, sendo recomendado inclusive por maquiadores e profissionais de beleza.

Quando mantidos na pele por muito tempo, como durante uma noite de sono, os produtos de maquiagem podem bloquear os poros, bloqueando a respiração da pele e favorecendo o aparecimento de acne, manchas e outros problemas cutâneos.

Estabelecer um cronograma de cuidados com a pele

A rotina de skincare, como ficou famoso o conjunto de hábitos para cuidar da pele, pode ser uma boa forma de manter o órgão com aparência saudável e nutrida. O conjunto pode ser básico, com etapas como limpeza, esfoliação e hidratação, ou mais complexo, com passos extras, como tonificação e massagem. O importante é escolher os produtos certos para o tipo de pele e manter a rotina com frequência.

Ter uma boa rotina de sono

A expressão “sono de beleza” nunca foi apenas um dito popular do tempo das nossas avós. Dormir 8h por noite sem interrupções é fundamental para repor o colágeno, proteína mais abundante do corpo e estruturadora da pele e de outros órgãos.

Praticar atividades físicas

A prática de exercícios físicos é uma das melhores formas de estimular a circulação do sangue. Com o aumento do fluxo sanguíneo, os nutrientes do sangue chegam adequadamente a todas as células da pele, garantindo sua alimentação e saúde.

Fazer exames de rotina periodicamente

Realizar o conhecido check-up pode parecer distante dos glamourosos passos de skincare, mas é essencial para garantir o resultado de uma pele nutrida, viçosa, suave e sem manchas.

Exames de sangue, que detectam doenças circulatórias, e consultas de rotina ao dermatologista ajudam a identificar possíveis doenças ou problemas que podem comprometer a saúde e a aparência da pele e do corpo de forma geral. Por isso, lembre-se de consultar um médico de confiança anualmente.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top