Remuneração da força de vendas: confira 5 dicas de como remunerar seus vendedores e incentivá-los

Remuneração da força de vendas: confira 5 dicas de como remunerar seus vendedores e incentivá-los

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Como é feita a
remuneração da força de vendas na sua empresa?

É comum que alguns gestores comerciais e empresários apresentem dúvidas sobre a forma mais adequada de remunerar seus vendedores.

Será que é melhor oferecer um salário fixo ou pagar apenas uma comissão por cada venda concretizada? Ou será que o ideal é combinar um valor fixo acrescido de uma comissão? E, no caso do comissionamengto, a porcentagem sobre as vendas deve ser fixa ou progressiva?

Fato é que existem diferentes métodos de remuneração da força de vendas. Para escolher o mais adequado, é necessário levar em conta aspectos como os objetivos estratégicos da empresa, o nível de complexidade das soluções oferecidas e o perfil dos seus vendedores.

Para te ajudar, elencamos aqui 5 das principais opções de como remunerar adequadamente o seu time de vendedores e motivá-los a perseguir resultados cada vez melhores:

  1. Remuneração comissionada por produtividade;

  2. Remuneração com ranking;

  3. Remuneração comissionada recorrente;

  4. Remuneração com base em metas coletiva;

  5. Remuneração com base em metas coletivas;

  6. Remuneração com comissionamento escalonado.

5 opções para definir a remuneração da força de vendas?

A maneira com que a empresa remunera os seus vendedores é crucial para que ela obtenha um bom desempenho comercial.

Se o time de vendas não é bem remunerado, perde-se a motivação. Assim, os resultados obtidos ficam muito aquém do verdadeiro potencial dos vendedores, gerando baixa produtividade no trabalho.

Tendo isso em vista, confira a partir de agora 5 métodos de remuneração da força de vendas que você pode implementar na sua empresa para mostrar que você valoriza seus profissionais e incentivá-los a alcançar a alta performance.

1 - Remuneração comissionada por produtividade

A forma mais comum de remunerar os vendedores é por meio de comissões, que são uma porcentagem sobre o volume de vendas realizadas.

Mas e quando o vendedor não consegue fechar uma venda? O esforço dele não merece ser remunerado?

Independentemente da venda ter sido concluída ou não, o vendedor dedicou tempo e esforço dialogando com o cliente, fazendo reuniões para apresentar as soluções da empresa, enviando propostas, respondendo e-mails e ligações, etc.

Ou seja, “não vender” também faz parte do processo de vendas. E, quando esse esforço não é remunerado, o vendedor tende a ficar desmotivado, piorando o seu desempenho.

Nesse sentido, a remuneração comissionada por produtividade é uma boa opção para valorizar o esforço dos vendedores.

Estipula-se um valor fixo considerando todo o trabalho desempenhado pelo vendedor durante o processo de vendas. Além disso, ele continuará recebendo uma comissão por cada venda que ele conseguir fechar.

Nesta ilustração, você entende como calcular a comissão de seus vendedores:

https://agendor-blog-uploads.s3.sa-east-1.amazonaws.com/2020/02/19160946/06-como-calcular-comissao-de-vendas.jpg 

2 - Remuneração com ranking

Nesse tipo de remuneração da força de vendas, busca-se estimular a competição saudável entre os vendedores.

As metas são ranqueadas em três categorias: ouro, prata e bronze. Assim, a comissão paga aos vendedores aumenta à medida que eles forem alcançando metas mais desafiadoras.

Nesse modelo de remuneração progressiva, valoriza-se a meritocracia. O time de vendas se sentirá mais motivado para atingir resultados cada vez melhores, sabendo que seus esforços serão bem recompensados.

3 - Remuneração comissionada recorrente

Se a sua empresa trabalha com a venda de produtos ou serviços no modelo de compra recorrente, esse tipo de remuneração pode ser uma boa opção.

O vendedor que consegue converter um cliente receberá uma comissão sobre o valor da mensalidade paga por esse cliente durante todo o período em que ele mantiver um relacionamento ativo com a empresa. Ou seja, quando ele cancelar a recorrência, o vendedor deixa de receber sua comissão.

Essa é uma alternativa interessante, uma vez que não restringe o comissionamento apenas à primeira venda. Em academias, empresas de SaaS e instituições de ensino, por exemplo, o vendedor garante sua comissão recorrente a cada nova cobrança feita desse aluno ou cliente.

Com a remuneração comissionada recorrente, os integrantes da força de vendas passam a se dedicar não só em fechar uma venda, mas também em fidelizar os clientes.

4 - Remuneração com base em metas coletivas

Para incentivar o trabalho em equipe, nesse tipo de remuneração da força de vendas a comissão só é paga se toda a equipe bater a meta estabelecida.

Porém, vale fazer uma ponderação. Vendedores de melhor desempenho podem se sentir desmotivados quando perceberem que seus esforços não estão sendo recompensados.

Além disso, condicionar o pagamento da comissão ao cumprimento de metas coletivas pode gerar conflitos internos nas equipes. Portanto, esse tipo de remuneração é mais indicado em equipes menores e com um nível maior de entrosamento.

5 - Remuneração com comissionamento escalonado

A vantagem de aderir a esse tipo de remuneração da força de vendas é que os vendedores não precisam alcançar 100% da meta para receberem sua comissão.

O comissionamento funciona de forma escalonada. Na prática, isso significa que, se o vendedor atingir menos de 60% da meta, ele não receberá uma comissão.

Porém, se ele cumprir de 60% a 80% da meta, ele recebe 70% da comissão. E se ele cumprir de 81% a 99% da meta, ele recebe 85% da comissão.

Agora se ele cumprir a meta e ultrapassá-la em até 20%, ele será remunerado com 100% da comissão combinada. Caso ele ultrapasse a meta em mais de 20%, ele receberá 150% da comissão.

Dessa forma, os vendedores são incentivados a vender sempre mais, ao mesmo tempo em que não deixam de ser valorizados por “quase” baterem as metas.

Talvez você esteja se perguntando como ter acesso a todos esses dados, para poder calcular essas comissões. Uma solução CRM é a resposta para essa pergunta, veja como funciona:

https://www.youtube.com/watch?v=WiQZHQfDJG8&t 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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