Saiba quanto a pandemia prejudicou a indústria nacional

Saiba quanto a pandemia prejudicou a indústria nacional

6 10 99
Saiba quanto a pandemia prejudicou a indústria nacional 10 6 99

A luta contra a covid-19 foi a maior batalha que as gerações atuais já tiveram que travar. Mas diferente de um conflito armado ou uma crise política, o que tivemos foi um inimigo invisível aos olhos nu, e que fez muito estrago até ser completamente compreendido para que pudesse ser combatido com vacinas.

 

Fechamos o ano passado com mais 400 mil mortos, e isso mostra o poder que uma pandemia pode ter em cima da nossa sociedade. Mas não feliz em gerar mortes, o vírus também gerou muitos outros problemas para quem sobreviveu.

 

Ele ajudou muito a trazer para nós a crise mundial que estamos vivendo. É claro que os conflitos armados na Europa por agora também estão ajudando, mas muitos dos problemas que estamos vivendo hoje, vieram diretamente da pandemia dos últimos anos. 

 

O setor da indústria acabou sendo um dos que mais sofreu nesse meio tempo, e o impacto económico em cima disso foi facilmente perceptível, uma vez que quando as coisas vão mal no meio industrial, é questão de tempo para que isso acabe se manifestando no preço final de algumas coisas que chegam até o consumidor.

 

Como tivemos nossos próprios problemas, acabamos não refletindo como a pandemia acabou prejudicando o Brasil financeiramente. Podemos ver uma amostra disso em como pequenos comerciantes acabaram sofrendo, e isso é apenas uma amostra em pequena escala de todo o mal que o mercado sofreu.


Mas hoje vamos deixar as coisas ainda mais claras e falar sobre o assunto, mostrando o quanto a pandemia prejudicou o setor de indústrias pelo Brasil.

A queda na demanda

 

A primeira coisa que acontece, obviamente, é uma queda absurda na demanda das coisas que antes as indústrias produziam em larga escala. E claro, isso é inevitável, já que tudo acaba começando diretamente no consumidor.


Em tempos de pandemia, os gastos acabam ficando todos planejados, e algumas coisas deixam de ser prioridade. Temos que nos preocupar com comida, com saúde, com moradia, então gastos que teríamos no dia a dia deixam de ser importantes, como, por exemplo, trocar de carro, comprar um eletrônico novo, móveis novos.


Nós colocamos tudo isso na fila de espera, naturalmente esses itens vão acumular ao invés de vender, o que vai fazer que tenha mais deles disponíveis. As lojas vão parar de solicitar esses itens, e sem a demanda, a indústria não vai ter porque produzir.

 

Menos demanda, menos dinheiro entrando, mais problemas. Principalmente porque quando falamos de indústria, ter que produzir menos significa quebrar uma linha de produção, o que por si só já é uma dor de cabeça enorme.

 

Muitas vezes a indústria já tem planejada o quanto eles desejam produzir durante o ano, e nesse sentido o primeiro ano de pandemia pode ter sido o pior, já que nos anos seguintes eles puderam se organizar levando em consideração toda a realidade que estavam vivendo, o que não foi o caso de 2020, por exemplo, em que tudo simplesmente aconteceu.

Falta de insumos

 

A falta de insumos foi provavelmente o maior problema que a pandemia causou a indústria, principalmente porque ela atingiu todos os setores dela. 

 

Os insumos são os materiais necessários para a produção das indústrias, que passam por ferros que fazem uma chapa perfurada, chips eletrônicos e coisas do tipo, e tudo isso foi comprometido.


A produção de insumos, a exportação deles, tudo se tornou mais devagar. Com a baixa produção deles, existiam menos para se vender, e todas as indústrias do mundo todo queriam importar o mesmo produto. Isso obviamente levou a escassez, que levou ao atraso da produção.

 

Tudo isso é claro custando muito dinheiro às indústrias, e mesmo com a linha de produção parada por falta de insumos, as contas e salários ainda tinham que ser pagos normalmente. 

 

E mesmo agora com as coisas mais controladas, o problema dos insumos continua, e ainda vai demorar um tempo considerável para se normalizar.

Capital de giro prejudicado

 

Obviamente um país em crise vai acabar trazendo problemas sérios de capital de giro para uma indústria, o que é fundamental para que ela opere de forma produtiva. 

 

Uma das maneiras mais clássicas de se obter capital de giro já foi automaticamente prejudicada, que são as linhas de crédito. Com a crise, os juros de qualquer linha de crédito subiram demais para ser contratado, e as empresas tinham que escolher entre se virar sem ela, ou se arriscar a entrar em uma dívida gigante para consegui-la.

 

Dessa forma, as indústrias tiveram que se virar sem conseguir incentivo financeiro, tendo que lidar com a queda na produção, fazendo com que menos dinheiro entrasse, e mesmo assim seguindo todos os custos de produção, que por conta da falta de insumos ficou ainda maior.

 

Essas consequências estão sendo sentidas até os dias atuais, e ainda vamos precisar de um tempo considerável até que tudo se estabilize, isso se não tivermos novas surpresas ao longo do caminho.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top