O que é Ripple e para que serve?

O que é Ripple e para que serve?

6 10 99
O que é Ripple e para que serve? 10 6 99


Transferências internacionais sempre foram demoradas e, principalmente, caras. Nesse sentido a Ripple desenvolveu a XRP, criptomoeda que chegou ao mercado para facilitar as transferências de valores internacionais.


Sendo assim, a XRP proporciona transações mais rápidas e baixos custos, interligando a criptomoeda a instituições financeiras, como Santader e Itaú.


Veja neste artigo mais sobre o que é Ripple e para que serve. Confira!

O que é Ripple?

A confusão entre Ripple e XRP é bastante comum. No entanto, o Ripple é um protocolo de pagamento, mais seguro, rápido, cujas transações possuem baixo custo entre pessoas e instituições financeiras. Já a XRP é a criptomoeda do Ripple.


A proposta do Ripple é que bancos e empresas possam utilizar seu protocolo em seus sistemas para que seus clientes tenham acesso a mais essa opção de serviços, principalmente, para realizar transferências de valores entre países.


Principais características do protocolo Ripple

A XRP é tem diferenças em relação ao bitcoin, criptomoeda mais conhecida pelo público. Ela não é descentralizada, nem minerada.


Além disso, a XRP é emitida apenas pela Ripple Labs. Assim, na criação da criptomoeda, foram geradas 100 bilhões de unidades distribuídas da seguinte maneira:

  • 50 milhões seria distribuídas e;

  • 50 milhões usadas para reinvestir no próprio projeto.  


O protocolo Ripple possui as seguintes características: 

  • Proporciona maior velocidade para as transações;

  • Oferece maior escalabilidade;

  • Possui baixos custos nas transações;

  • E baixo custo de energia na geração da rede.


Agora que você viu o que é Ripple, veja para que ele serve.

Para que serve o Ripple?

O Ripple foi criado foi desenvolvido para facilitar transferências de dinheiro internacionais. E vai além, pois a XRP pode atuar como uma moeda ponte entre a moeda de origem e a moeda do país de destino.


Normalmente, as transferências internacionais utilizam o sistema SWIFT ( Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais ). Neste caso é necessário um intermediário, uma agência, que faz a troca e transferência da moeda. Por usar um intermediário, a transação demora mais para ser concluída, além de custar mais.


Outro sistema conhecido é o SEPA, utilizado na zona do euro. Neste caso, o BCE faz a intermediação. Em qualquer um dos casos sempre há um intermediário, o que torna as transações mais demoradas e caras.


Por outro lado, hoje existe a alternativa de usar a Ripple, que interliga bancos. Já são mais de 100 bancos interligados, como Santander e Itaú, por exemplo. Logo, quanto mais instituições passarem a usar a criptomoeda mais ela será valorizada.


 Mas diferentes do SWIFT e do SEPA, as transações são instantaneas e quase sem taxas, além de serem mais seguras.


Vale ressaltar que não é preciso usar XRP, a criptomoeda da Ripple, para usar o RippleNet, ou seja, é posśivel utilizar o serviço operando com dinheiro fiduciário (moeda fiduciária).


Em resumo, a XRP é uma criptomoeda que se interliga ao banco usando blockchain. Com isso, aumenta a velocidade das transações ao mesmo tempo em que reduz os custos das mesmas.


Desta maneira, o Ripple facilita a transferência de diferentes ativos de forma rápida e barata. Assim, qualquer tipo de ativo, como ouro, milhas e até mesmo bitcoin, podem ser representados por seus tokens. 


Portanto, o Ripple é um protocolo que une o sistema de criptomoedas ao sistema dos bancos e assim vincula dinheiro físico ao protocolo Ripple. 


Ficou interessado? Então, descubra como é simples comprar Ripple.

Como comprar Ripple

Para utilizar as vantagens que o Ripple proporciona você deve comprá-lo através de uma exchange, como a Foxbit, onde é possível comprar com BRL.

Conclusão

Graças ao Ripple, realizar transferências de valores entre países ficou mais fácil. O protocolo de pagamento Ripple eliminou o uso de intermediários nesse tipo de transação. E com isso, tornou as transações mais rápidas e com custos reduzidos em relação às vias tradicionais. Em alguns casos, até sem custos.


Além disso, não é imperativo possuir XRP para usar o protocolo Ripple e a XRP tem o diferencial de também poder ser utilizada como uma moeda ponte. Isto significa que é possível realizar uma transferẽncia para um país cuja moeda o banco não trabalha. Neste caso, o banco usa a XRP para fazer a conversão.


Portanto, na hora de fazer transferẽncias de valores, principlamente, internacionais, não esqueça do Ripple, que já conta com uma rede com mais de cem bancos interligados e tenha transações mais rápidas, baratas e seguras.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top