Saiba qual é o melhor edredom para quem tem alergia

Saiba qual é o melhor edredom para quem tem alergia

6 10 99
Saiba qual é o melhor edredom para quem tem alergia 10 6 99



Entenda como ter a sua roupa de cama quentinha sem sofrer com a ação de fungos, ácaros e poeira.


Quando deixamos o edredom guardado por muito tempo e o frio bate, muita gente sofre crise alérgica por conta do conhecido cheiro de roupa de cama que ficou no guarda-roupa por muito tempo. É uma reação normal, mas que pode causar muito desconforto.


Isso acontece porque o edredom acumula ácaros, que são os responsáveis pelas crises respiratórias e até alergias de pele. E tudo interfere nesse processo: o tecido, a forma de guardar, a frequência de higienização, etc.


Pode ser um edredom de percal ou de microfibra. Nenhum tecido está livre desses problemas. Mas para saber lidar com a situação, vamos te mostrar quais tipos existem e como evitar essas crises.


Quais tipos de edredom existem?


Os edredons são ótimas escolhas para os dias mais frios. Eles são aconchegantes e atendem bem às temperaturas mais baixas aqui no Brasil. Normalmente, esses produtos são feitos de duas camadas de tecido e de um enchimento. 


Eles podem ser feitos de tecidos variados, que garantem peças que promovem mais ou menos aquecimento, facilidade de lavagem e outras particularidades. Os mais comuns são:


  • edredom de algodão: é o tipo mais comum e é bem prático na hora de lavar, podendo ser colocado na máquina. Há produtos com algodão importado, que dá uma cara nobre ao seu item de cama;

  • edredom de percal: pode ser feito com algodão puro ou misto com poliéster. Ele é leve e macio, ideal para quem não sente tanto frio ou para ser usado em noites mais frescas;

  • edredom de microfibra: é bem leve, fácil de lavar, seca rápido e não amarrota com facilidade. Esquenta na medida certa;

  • edredom de seda: peça luxuosa e com toque muito macio. É bem versátil para todas as estações e se adapta bem. É quentinho no inverno e mais fresco no verão.


Como você percebeu, cada tecido dá um caimento e promove uma cobertura contra o frio. Alguns esquentam mais, outros menos. Há também aqueles com acabamento mais fino e também os práticos na hora da lavagem.


Independentemente da sua escolha, é importante manter todos esses itens limpos e guardados da forma correta. Apenas assim é possível ficar livre das tão conhecidas crises alérgicas e respiratórias.


O que causa a crise alérgica?


Objetos que ficam muito tempo guardados tendem a acumular mofo, ácaros, fungos e até bactérias. Para quem é alérgico, são um prato cheio para uma crise respiratória. Mas a questão é: como costumamos tirar edredons para uso no inverno, a estação já é propícia para o agravamento desses casos.


Para evitar, é importante manter a limpeza de superfícies que acumulam poeira em dia. Para as roupas de cama, há quem aposte na lavagem a seco antes de usar ou, então, tire os edredons de tempos em tempos para tomar um ar e depois armazene-os novamente.

Como lavar e armazenar edredons para evitar alergia?


Quando você está usando os edredons com frequência, o melhor é lavá-los a cada 2 meses para garantir uma boa higiene. Se você não gosta de cheiros fortes, evite usar sabão e amaciantes com odores marcantes.


Sobre a lavagem, respeite o tipo de tecido tanto na hora de lavar quanto para a secagem. Há tecidos que não se dão bem com a máquina de lavar e tampouco com a exposição ao sol. Leia as indicações do fabricante para não errar e prolongar a vida útil da sua roupa de cama.


Não usou e precisa guardar? Opte por embalagens plásticas com zíper para lacrar e evitar a entrada de umidade. Sempre evite caixas de papelão e baús. Além disso, tire as peças a cada 15 dias para que elas tomem um ar. Deixe-as “respirar” fora das embalagens por algumas horas e guarde-as novamente. 


Se, ao usar, o cheiro estiver forte, opte pela lavagem a seco que algumas máquinas lava e seca oferecem. São apenas alguns minutos e não apenas o mau cheiro, mas os microrganismos vão todos embora.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top