7 dicas de cursos online

7 dicas de cursos online

6 10 99
7 dicas de cursos online 10 6 99

 


Os cursos online oferecem uma modalidade de ensino que se popularizou muito no Brasil, principalmente depois de 2020 e eles trazem muitas vantagens, se comparados com o ensino presencial.

As pessoas têm a oportunidade de obter conhecimento e desenvolver novas habilidades para ingressarem no mercado de trabalho. 

O melhor de tudo é que esse tipo de curso pode ser realizado a qualquer hora do dia ou da noite.

O ensino a distância foi criado para que a profissionalização se tornasse mais acessível. Quem trabalha o dia todo e não tem muito tempo, não precisa se deslocar até uma sala de aula.

As instituições de ensino trabalham por meio de plataformas com videoaulas, apostilas, atividades e outros conteúdos para fixação do aluno, e a boa notícia é que é possível se capacitar em diferentes áreas.

Pessoas que querem se atualizar como profissionais, se especializar ou voltar para o mercado de trabalho, encontram nos cursos online a oportunidade perfeita.

Neste artigo, vamos mostrar a importância desses cursos, seu conceito, características e dar algumas dicas de algumas opções que você pode fazer. Não deixe de ler até o final para saber mais.

Importância dos cursos online

O mercado de trabalho exige qualificação e quem não atende a essa exigência acaba ficando para trás. Mesmo quem está em busca de seu primeiro emprego, as empresas preferem candidatos que se dedicam a melhorar o currículo.

Os cursos online são uma opção acessível para quem busca sua primeira oportunidade, vagas com salários melhores ou deseja retornar para o mercado de trabalho.

Seja para trabalhar no comércio, em empresa de adesivos personalizados ou em qualquer outro lugar, quanto mais conhecimentos uma pessoa tem, maiores serão as chances de agarrar uma oportunidade.

Tanto é que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 3,5 milhões de jovens já se qualificaram por meio de algum tipo de curso, o que inclui aqueles de modalidade online.

São estudos de duração reduzida e que exigem um investimento mais baixo, mesmo assim, ajudam muito na hora de conseguir uma oportunidade de emprego com remuneração melhor.

Por meio dos cursos pela internet, o aluno aprende novas habilidades e se prepara melhor para um emprego.

Empresas dos mais variados segmentos contratam pessoas que se qualificam dessa maneira, pois tudo o que as companhias precisam fazer é treiná-las para que possam se encaixar às tarefas.

Até mesmo para concursos públicos, um curso online pode servir como critério de desempate, por isso, é fundamental investir nele.

O que é curso online?

Os cursos online são uma modalidade de aprendizagem pela internet e que funcionam de maneira organizada. 

Com isso, os alunos avançam na compreensão dos conteúdos e absorvem os assuntos abordados.

Existem várias opções, como o curso de técnico de manutenção de copiadoras para trabalhar em empresas de aluguel de maquina de xerox.

A principal característica do curso online é o fato de que ele consiste em um currículo ou plano de estudos, estruturado em módulos de ensino. 

Para que o estudante compreenda o tema, a instituição pode oferecer diferentes materiais, como:

  • Vídeos;

  • Textos;

  • Imagens;

  • Hiperlinks.

Todos os conteúdos podem ser compartilhados por meio de um link ou por meio de um convite enviado para os alunos.

Também é uma opção de estudos que traz muitas vantagens, e dentre as que mais se destacam está a flexibilidade de horários.

O estudante tem total liberdade de montar seu cronograma de estudos e pode fazer o curso de qualquer lugar, como em casa, no trabalho, enquanto estiver viajando, dentre outras possibilidades.

As instituições de ensino contam com plataformas que funcionam 24 horas por dia e seguem uma grade de matérias. 

O aluno tem um prazo para cursar todas elas, podendo fazer em qualquer horário que lhe seja mais conveniente.

Por exemplo, uma pessoa que trabalha de segunda à sexta-feira em um fabricante de cartuchos para impressoras pode estudar as matérias do curso online aos sábados.

Além de poder escolher quando estudar, outro diferencial é o acesso facilitado ao conteúdo, visto que os materiais ficam disponíveis 24 horas por dia.

Hoje em dia, muitas pessoas têm dificuldades para comparecer em uma sala de aula, por conta disso, quem se arrisca acaba tendo o rendimento prejudicado.

Por outro lado, nos cursos online, o estudante não corre o risco de perder aula e ainda pode interagir com outros participantes por meio de fóruns.

Quem quer poupar o próprio tempo também encontra nessa modalidade de ensino uma excelente opção, já que não precisa ficar parado no trânsito. Esse tempo economizado pode ser usado para estudar e ainda sobra para descansar melhor.

Por fim, um curso de roteiro online apresenta o melhor custo-benefício, assim como as demais opções, já que são mais baratos e ainda assim contam com excelentes professores.

Dicas de cursos online

As plataformas de ensino que oferecem essa modalidade de aprendizagem trabalham com as mais variadas áreas, e dentre as que mais se destacam estão:

1.    Cursos de idiomas

Os cursos de idiomas, sem dúvidas, lideram o ranking das opções mais procuradas, afinal, falar uma segunda língua é primordial para quem deseja se destacar no mercado de trabalho.

O inglês é a língua mais falada do mundo e se tornou um critério importantíssimo para vagas com bons salários. 

Portanto, se você quer sair na frente e valorizar o seu currículo como nunca, é crucial fazer um curso online de inglês.

2.    Relações interpessoais

Existem opções de cursos online voltados para quem quer investir em autoconhecimento. São áreas dentro da temática de relacionamentos que além de melhorarem a vida profissional, também ajudam a resolver questões pessoais.

É possível encontrar opções para melhorar o relacionamento com colegas de trabalho, algo muito valorizado por qualquer empresa que compreende a importância de um bom clima organizacional.

3.    Tratamento de imagens

Os conteúdos visuais são extremamente importantes hoje em dia para as empresas que querem se comunicar melhor com seus clientes. Por essa razão, elas valorizam profissionais que saibam tratar as imagens.

Existem cursos na internet que ensinam o aluno sobre as principais funções e ferramentas para tratar as fotografias com cores, retoques, dentre outras possibilidades.

4.    Barbeiro

Esta profissão está em alta depois que as barbearias se misturaram com estúdios de tatuagem e bares. 

Ao fazer um curso de barbeiro online, o profissional se qualifica para atuar nesses estabelecimentos.

Também é indicado para quem deseja abrir sua própria barbearia e tocar o próprio negócio sem precisar cumprir horários impostos por outras empresas.

5.    Liderança e Gestão de Equipes

Quem já tem o próprio negócio ou assume um cargo de liderança em qualquer tipo de organização pode investir neste curso online.

Ele ensina os alunos sobre como um líder deve transmitir o espírito de equipe, sem ser controlador e mantendo a motivação de cada membro. Com isso, fica mais fácil manter um clima organizacional mais saudável.

Os profissionais conseguem se preparar para exercer essas capacidades, além de compreender a diferença entre gerência e liderança.

Os cursos profissionalizantes dessa área abordam temas relacionados ao ciclo de gestão de pessoas, identificam as necessidades de melhorias dentro do departamento de recursos humanos e apresentam as melhores ferramentas para os líderes.

6.    Marketing e vendas

Sabe-se que uma empresa só alcança o sucesso se apresentar um bom desempenho em marketing e vendas. 

Por essa razão, fazer um curso relacionado a essas áreas valoriza ainda mais o currículo.

Por meio dele, o aluno aprende a vender produtos e serviços na internet, as principais técnicas de vendas e persuasão, ações de marketing digital, argumentos para convencer o cliente e conhecer melhor o mercado.

Algumas plataformas também ensinam a como criar uma marca de sucesso, estratégias para melhorar o relacionamento com os consumidores, além das principais técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

7.    Marketing Pessoal

Por fim, para se destacar em qualquer área, desde pessoas que fizeram cursos de doula até os mais variados tipos, nada melhor do que investir um tempo para fazer um curso de marketing pessoal.

Por meio dele, o profissional ou futuro profissional aprende a construir uma imagem positiva de si mesmo e a se vender como uma boa opção para o mercado.

Conclusão

Sendo assim, os cursos online estão à disposição 24 horas por dia para quem tem vontade de aprender. Por meio deles, é possível aprender novas habilidades e se posicionar com destaque dentro do mercado de trabalho.

Neste artigo, você conheceu os principais e descobriu todas as vantagens trazidas por eles. Agora, só precisa escolher aquele que mais combina com seu perfil e começar. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top