O que é mobile first e por que é importante para o marketing digital?

O que é mobile first e por que é importante para o marketing digital?

6 10 99
O que é mobile first e por que é importante para o marketing digital? 10 6 99



Mobile first é uma técnica usada na criação de sites para que eles possam ser acessados por meio de dispositivos móveis, e então são adaptados para funcionar nos computadores.

A partir de 2014, os smartphones ganharam espaço como o dispositivo de acesso mais importante no dia a dia das pessoas. Os brasileiros permanecem cerca de 149 minutos por dia no celular e 113 minutos na televisão.

Os recursos usados pelas marcas antigamente não prendem mais a atenção dos usuários, assim como o acesso via desktop diminuiu e o modo como as empresas se relacionam com os consumidores.

Os dispositivos móveis trazem mais praticidade e agilidade ao dia a dia, visto que podem ser usados em qualquer lugar, bastando apenas uma conexão com a internet. Uma pessoa pode ler seus e-mails pelo celular, independentemente de onde esteja.

Também é possível acessar as redes sociais, aplicativos de mensagens instantânea, acessar sites, fazer compras e até mesmo pagar as contas.

Pensando nisso, este artigo explicará o conceito de mobile first, sua importância no marketing, como colocá-lo em prática do jeito certo e quais são suas vantagens.

O que é mobile first?

Mobile first é a construção de sites pensada para os dispositivos móveis e adaptada para os computadores. É uma ação muito importante para a plataforma da empresa, seja ela:

  • Site institucional;

  • Loja virtual;

  • Blog;

  • Redes sociais.

Inicialmente, os desenvolvedores pensaram em estratégias que priorizavam a criação de sites e projetos para dispositivos móveis, como no caso de tablets e celulares. Depois, fazem uma adaptação para os computadores.

Antes disso, quando um fabricante de tenda 3x3 personalizada queria criar seu site, fazia o contrário, ou seja, primeiro era pensado para o computador e depois adaptado para os dispositivos móveis.

O conceito foi criado em 2010 por um executivo que desenvolvia novos produtos para o Google. Logo ele percebeu a necessidade de começar a priorizar os acessos móveis, o que inverteu o processo de criação de sites e produtos digitais.

Hoje em dia, as plataformas rodam perfeitamente nos dispositivos móveis e passam a ser otimizadas para notebooks e desktops.

Importância do mobile first para o marketing

Investir na estratégia é essencial para que a organização consiga se destacar nos canais digitais. O acesso móvel cresceu muito nos últimos anos, e o Brasil é o país que possui o maior número de smartphones conectados na América Latina.

Criar plataformas exclusivas para esse tipo de acesso melhora o posicionamento do site no Google, tanto é que um dos critérios do buscador é justamente considerar plataformas que aplicam o conceito mobile first.

Desde 2018, o buscador anunciou que seu algoritmo começaria a priorizar as páginas de acordo com a responsividade mobile. Em outras palavras, se a plataforma não tiver um design responsivo e não for otimizada dessa forma, não terá um bom posicionamento.

Uma empresa de assistencia tecnica LG para tv consegue melhorar a experiência do usuário, tornando-a mais completa e agradável. E seu posicionamento se deve ao fato de que a estrutura das informações muda com essa aplicação.

Assim sendo, os desenvolvedores devem otimizar o espaço e definir a hierarquia de informações. Os sites mobile first são mais organizados, limpos e funcionais, trazendo uma experiência eficaz e melhorada.

Outra vantagem é a velocidade de carregamento, visto que quando alguém se conecta por meio de um desktop, utiliza banda larga e o acesso é muito mais tranquilo. Entretanto, com o acesso móvel, é necessário que os sites sejam mais ágeis.

Os desenvolvedores precisam eliminar o excesso de informações e priorizar apenas os elementos realmente importantes, pois é assim que as páginas vão carregar de maneira gradativa, tornando tudo mais rápido e eficaz.

Se uma empresa de laudo AVCB bombeiros desenvolver conteúdos multimídia, eles também precisam ser otimizados para que vídeos e imagens não prejudiquem o desempenho da página.

Como aplicar o mobile first

Para aplicar o mobile first e extrair todas as suas vantagens, é necessário seguir algumas práticas, como:

Design responsivo

O design responsivo é fundamental para oferecer uma experiência positiva para a persona, tendo em vista que os usuários utilizam cada vez mais a internet por meio de dispositivos móveis.

É uma adaptação para qualquer formato de tela, mas que primeiro é desenvolvido para os desktops. O mobile first se adapta, mas a experiência primária projetada para smartphones e outros do tipo, e após isso é adaptada para os computadores.

A diferença é que esse design melhora a experiência dos usuários e ainda colabora com o posicionamento da plataforma no Google.

Criar conteúdos

Muitas plataformas desenvolvem conteúdos para telas maiores, mas para evitar problemas com os dispositivos móveis, acabam simplificando o material e isso prejudica a qualidade da mensagem.

Com o mobile first, uma clínica de exame admissional centro vai desenvolver materiais que primeiro serão exibidos para telas menores e que serão adaptados para as maiores.

Isso traz mais qualidade e unidade entre os conteúdos apresentados em qualquer aparelho, algo relevante porque o Google considera a qualidade do conteúdo como fator primordial no ranqueamento.

Melhorar o carregamento das páginas

Existem outras medidas fundamentais para o acesso desse tipo de plataforma, e uma delas é conhecida pela sigla AMP (Accelerated Mobile Pages), que nada mais é do que a criação de páginas que carregam rapidamente nos acessos móveis.

É fundamental acelerar o site, visto que, de acordo com o Google, 53% dos usuários desistem do acesso se a página demorar mais do que 3 segundos para carregar.

Escolher plataformas mobile first

Um fabricante de cobertura de madeira para garagem deve optar pelas plataformas mobile first porque esse tipo de hospedagem já elimina preocupações em relação a esse assunto.

É possível, por exemplo, criar uma loja virtual projetada desde o início para os dispositivos móveis. É uma página de vendas alinhada aos parâmetros de indexação do Google, que melhora a experiência do usuário e aumenta as chances de conversão.

Os lojistas não precisam se preocupar com a indexação da loja e podem manter o foco nas estratégias de marketing para divulgar seus produtos e serviços.

Vantagens do mobile first

O mobile first está inserido em um cenário otimista e de crescimento constante, por essa razão, investir nele traz muitas vantagens para o negócio.

Como falado anteriormente, ele melhora o ranqueamento da página no Google, e é importante pontuar essa questão porque o site institucional precisa estar bem ranqueado para gerar oportunidades de vendas.

Quanto mais bem posicionada a marca estiver nos resultados de pesquisa, automaticamente ela terá mais credibilidade na internet.

Ao ser encontrada por alguém que pesquisou sobre cobertura policarbonato para escada, a empresa vai receber os acessos dos usuários e eles terão uma boa experiência, com isso, vão se sentir mais satisfeitos.

Trata-se de um processo fundamental para aumentar a credibilidade da empresa, aproximar o consumidor do empreendimento e facilitar as estratégias de marketing.

Todas as ações do negócio passam a ser inovadoras e se a empresa consegue corresponder às necessidades desses indivíduos ela terá excelentes resultados com sua estratégia digital.

Por outro lado, se uma pessoa acessar uma plataforma que não está otimizada para mobile, mesmo que esteja interessada pelos produtos e serviços da empresa, provavelmente vai abandonar o acesso e procurar outro site.

Desse modo, investir no mobile first é muito importante para que um fabricante de injeção direta etanol possa conquistar clientes novos.

Essa otimização também facilita na hora de implementar uma comunicação omnichannel, ou seja, o negócio consegue se comunicar com o cliente por meio de diferentes canais.

Essa estratégia é muito importante para estabelecer uma relação próxima e personalizada com o consumidor, o que consequentemente melhora a experiência dele.

Além disso, o mobile first facilita a integração entre os canais online e offline, por meio de ferramentas pensadas exclusivamente para os dispositivos móveis, como uso de geolocalização, indicações personalizadas e QR Code.

Por fim, com uma loja de piso laminado claro consegue facilitar a vida das pessoas, que cada vez mais vivenciam uma rotina corrida e estressante.

Elas podem tomar decisões a distância, o que agrada a experiência e facilita a obtenção de resultados por parte do usuário.

Considerações finais

O mobile first é um recurso indispensável nos dias de hoje, tendo em vista que a maior parte do acesso à internet acontece por meio dos dispositivos móveis.

Trabalhar com essa técnica é fundamental para o sucesso do site institucional e loja virtual, pois melhorar a experiência do usuário também significa potencializar os resultados da empresa.

Basta fazer as mudanças necessárias ou optar por uma plataforma mobile na hora de criar o site e já aproveitar todos os benefícios que o mobile first pode trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top