Desvendando o mundo das motos elétricas

Desvendando o mundo das motos elétricas

6 10 99
Desvendando o mundo das motos elétricas 10 6 99



Venda de motos elétricas deve crescer 6,2% neste ano


O futuro do transporte prevê por opções que sejam sustentáveis, por isso há uma forte adesão ao desenvolvimento de carros e motos elétricas. Se você gosta de motociclismo, com toda certeza você já ouviu falar sobre o mercado de motos elétricas no Brasil. 


Aqui no Brasil, o mercado de eletromóveis está em ascensão. Segundo a ABVE (Associação Brasileiro do Veículo Elétrico) esse mercado cresceu 47% no 1° semestre deste ano. 


Em paralelo a isso, a venda de motos elétricas no Brasil cresceu 878% no mesmo período, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Se você tem curiosidade sobre motos elétricas, fizemos uma lista sobre as principais dúvidas, confira abaixo:

O que são motos elétricas? 

Basicamente, uma moto elétrica é um veículo em que o motor a combustão (presentes em motos convencionais) é substituído por um motor elétrico, substituindo o tanque de combustível por baterias. O motor elétrico fica na parte traseira da motocicleta. 

Como recarregar uma moto elétrica? 

O carregamento de uma moto elétrica pode ser feito em casa ou em pontos privados ou públicos dispostos em estabelecimentos comerciais. 


Para carregar, a moto precisa estar desligada e ser conectada a uma tomada de tensão 110V ou 220V, de acordo com as informações do fabricante. Geralmente, o carregamento total de uma moto elétrica pode durar entre 4h e 8h. 

Precisa ter CNH para dirigir uma moto elétrica? 

Após uma atualização no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) em 2021, todos os veículos que possuem duas ou três rodas de motor elétrico, ou com potência de 4kW, que atingem 50 km/h de velocidade, devem ser pilotados por motoristas habilitados. 


Por isso, os condutores de motos elétricas precisam estar habilitados com a CNH (carteira nacional de habilitação) de categoria A ou com a ACC (autorização para conduzir ciclomotores). 

Posso dirigir próximo dos carros? 

Segundo o CTB, os condutores de motos elétricas podem dirigir na área urbana com os demais veículos. No entanto, é preciso entender que não é permitido “pegar a estrada”, já que muitas motos elétricas não são projetadas para pilotagem em vias de trânsito rápido. 

Qual é a velocidade máxima atingida por uma moto elétrica? 

A velocidade máxima de uma moto elétrica depende de cada modelo. Já existem modelos no mercado que conseguem atingir até 140 km/h. No entanto, a maioria dos modelos atinge entre 50 km/h e 100 km/h. 

É obrigatório usar capacete para dirigir moto elétrica? 

Sim. Para dirigir motos elétricas, os condutores precisam usar o capacete sob pena de multa de infração gravíssima. 

Qual é o limite de peso suportado por uma moto elétrica? 

Em geral, as motos elétricas podem suportar entre 100 kg e 200 kg. É claro que quanto maior o peso suportado pela moto, maior será o seu consumo de bateria. 

Qual é a autonomia de uma moto elétrica?

A autonomia de uma moto elétrica pode variar entre 50 km e 200 km, dependendo do modelo. Por isso, é importante entender o seu tipo de uso para comprar uma moto elétrica que lhe dê uma boa autonomia e tenha um bom custo-benefício. 

Quais são as vantagens das motos elétricas para as motos convencionais? 

As motos elétricas trazem diversos benefícios para os motoristas, sendo veículos que seguem a mudança sustentável no meio de transportes. O principal benefício é poder fazer o carregamento da moto no conforto de casa. 


Além disso, os motores elétricos são mais silenciosos, o que traz mais comodidade na hora da pilotagem. Os proprietários de motos elétricas também podem pagar menos impostos, já que o governo federal oferece desconto em tributos ou até mesmo a isenção, dependendo do estado, para estes veículos. 


O mercado de motos elétricas segue crescendo no Brasil e a expectativa da Fenabrave estima um aumento de 6,2% nas vendas de motos elétricas em 2022, muito impulsionado por diversos fatores como a alta dos combustíveis e os altos impostos pagos por carros convencionais. 

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top