O que consome mais energia em um Data Center?

O que consome mais energia em um Data Center?

6 10 99
O que consome mais energia em um Data Center? 10 6 99



O consumo de energia dos Data Centers está atualmente atraindo mais atenção como motivo de preocupação, já que a capacidade de computação global continua a aumentar rapidamente. Então, a pergunta que fica é, o que consome mais energia em um Data Center?


Se você deseja saber mais sobre o que consome mais energia em um Data Center, continue lendo esse artigo que preparamos para você hoje mesmo!


O que consome mais energia em um Data Center?

Atualmente, a capacidade média de energia em um data center é de 10 a 12 kW/rack. Contudo, como dito no início desse artigo, a preocupação está no fato de que a computação está cada vez mais presente em nosso dia a dia, fazendo com que essa capacidade média aumente muito mais no futuro.


Para melhorar essa média, é fundamental utilizar dispositivos que melhorem a qualidade da energia, como os aparelhos da ts shara.


Quanta energia os Data Centers usam?

Os Data Centers podem ser considerados os "cérebros" da Internet. Sua função é processar, armazenar e comunicar os dados por trás dos inúmeros serviços de informação em que confiamos todos os dias, seja em transmissão de vídeo, e-mail, redes sociais, colaboração online ou computação científica.


Os Data Centers utilizam diferentes dispositivos de tecnologia da informação (TI) para fornecer estes serviços, todos os quais funcionam com eletricidade. 

Os servidores fornecem cálculos e lógica em resposta a solicitações de informações, enquanto as unidades de armazenamento hospedam os arquivos e dados necessários para atender a esses pedidos.


Os dispositivos de rede conectam o centro de dados à Internet, permitindo fluxos de dados de entrada e saída. A eletricidade utilizada por esses dispositivos de TI é, em última análise, convertida em calor, que deve ser removida do Data Center por meio de equipamentos de refrigeração que também funcionam com eletricidade.


Em média, servidores e sistemas de refrigeração representam a maior proporção do uso direto de eletricidade nos Data Centers, seguidos de unidades de armazenamento e dispositivos de rede.


Alguns dos maiores Data Centers do mundo podem conter várias dezenas de milhares de dispositivos de TI cada um e requerem mais de 100 megawatts (MW) de capacidade de energia, o suficiente para abastecer cerca de 80.000 lares.


À medida que o número de usuários da Internet em todo o mundo aumentou, a demanda por serviços de data center também aumentou, gerando preocupações sobre o crescente uso de energia nos data centers.


Espera-se que essas fortes tendências de crescimento continuem à medida que o mundo consome cada vez mais dados. E novas formas de serviços de informação como a inteligência artificial (IA), que são especialmente intensivas em computação, podem acelerar ainda mais o crescimento da demanda.


Portanto, a capacidade de quantificar e projetar o uso de energia do data center é uma prioridade chave da política energética e climática. Pronto! Agora você já sabe o que consome mais energia em um Data Center.


E as emissões de CO2?

O uso substancial de eletricidade dos Data Centers também gera preocupações sobre suas emissões de dióxido de carbono (CO2). Infelizmente, ainda não é possível estimar com precisão as emissões totais de CO2 devido à falta de dados sobre a localização da grande maioria dos data centers globais e as intensidades das emissões de suas fontes reais de eletricidade.


Apenas um punhado de empresas, incluindo Google, Apple, Switch e Facebook, relatam publicamente esses dados, indicando uma tendência crescente entre alguns dos maiores operadores de data centers do mundo para a aquisição de energia renovável.


Em suma, agora você já sabe o que consome mais energia em um Data Center e pode estar atento aos dados que são divulgados pelas empresas quanto a isso.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top