O que escrever na primeira postagem do blog

O que escrever na primeira postagem do blog

6 10 99
O que escrever na primeira postagem do blog 10 6 99
duvida
“Criei meu blog, mas agora não sei como escrever minha primeira postagem!” Este pensamento pode sim assaltar tanto blogueiros iniciantes quanto os mais experientes. Pois, depois da euforia da criação do blog e do turbilhão de ideias e pensamentos para postar, podemos sentir uma certa dificuldade na hora de fazer a primeira postagem e, até mesmo, ficar um tanto quanto perdidos sobre o que escrever. Assim, para ajudar nossos leitores iniciantes que ainda não fizeram a primeira postagem, trago algumas dicas singelas a fim de auxiliar no início dessa prazerosa empreitada que é blogar.


Diga por que criou o blog
O que te impulsionou a criar o blog? Qual foi o motivo ou as indagações que lhe mostraram a necessidade de criar um blog com esse tema? Qual é a razão de existir do blog? Enfim, fale por que você criou o blog.

Escreva sobre qual será o assunto
Na primeira postagem você não precisa ir direto ao assunto. Faça uma breve introdução sobre o tema central do seu blog. Diga o que pretende abordar em seus textos. Coloque o leitor a par do que você irá escrever. Não é necessário se prolongar, seja breve.

Apresente-se
É importante que o leitor saiba quem é o autor do blog. Diga um pouco a respeito de si mesmo. Fale sobre o que faz, o que gosta, onde trabalha ou estuda (se for interessante para o blog). Compartilhe apenas o que é importante ao leitor saber a respeito de você. Escreva de acordo com o seu público alvo. Cause uma boa impressão, mas sem exageros.

Mencione quais serão as suas ferramentas
Você pode dizer como será a sua maneira de compartilhar as suas ideias. Se irá conter vídeos, áudios e imagens, fazendo uso de um jeito especial e diferente postar. Ou, até mesmo, sobre a divulgação do blog e a interação com o leitor por meio das mídias sociais.

Enfim, certamente que ideias não faltam. Mas, às vezes, começar é o mais difícil. Espero que com estas dicas tenha ajudado a dar um norte aos novos blogueiros, para que a primeira postagem seja feita sem tantas dificuldades e que esta seja a primeira das muitas postagens que virão. Boa postagem!
70 Comments
Comments
  1. Muito Obrigado, Ajudou Muito!!!

    ResponderExcluir
  2. Se você não souber nem o que escrever na primeira postagem... Não há por que prosseguir na blogosfera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Macho, todos têm o direito de aprender. Se você já nasceu sabendo, PARABÉNS!!!
      Lembre-se também que a humildade faz parte do carater das pessoas e aprender algo novo é um desafio!!!

      Excluir
    2. Pode parecer estranho mais eu concordo com o Ian, para você criar um blog, você ja tem que estar pensando sobre o assunto, das postagens etc.

      Excluir
    3. a única coisa qe eu naum entendo eh oqe esse tal de Ian estava fazendo nessa pagina.. pq se ele jah dabia naum haveria motivos de ele estar aki... acontece com muitas pessoas realmente isso .. de se perder na primeira postagem... no meu blog eu jah sabia exatamente oqe postar em todas qe viriam, mas infelizmente tbm travei na primeira.

      Excluir
    4. então, eu fiz um blog hoje e sei do assunto so que eu nao sei bem se devo ou nao colocar aquilo ou se ta com o assunto que eu escolhi.
      então quem sabe fica quieto e nao procura essas coisas

      Excluir
    5. pexoal ew akabo d criar um blog,max nem pur ixo ew andei pensando nu ki vou postar.nu meu kaso ew xkrevo e posto o ki mi dr na tekla.

      Excluir
    6. Olá Ahmad,

      Fiquei curiosa pra saber de qual planeta são os seus leitores, já que você usa uma linguagem tão diferente. :-)

      Abraços

      Excluir
    7. eu ja criei o meu ja cheio de ideias ,sou novo na area.mais e vivendo e aprendendo abraço....

      Excluir
    8. Eu super Novo no Meu Blogger ...vou publicar mais coisas da Minhá região e alguma notícias Nacionais .... Sei lá Estou vendo ainda ... mas espero ter sucesso no Meu.....

      Excluir
  3. Bom, o legal ao acabar de criar o blog é mesmo seguir todos os passos escritos nesta matéria, ou seja, se apresentar, dizer do que se trata o blog, etc...

    ResponderExcluir
  4. Ian, podemos dizer que a blogosfera é uma grande comunidade de pessoas que têm um objetivo em comum: compartilhar informações e ajudar os demais em suas dificuldades e projetos. Além disso, ninguém nasce sabendo tudo e, até mesmo, a primeira redação feita na vida tivemos a ajuda de alguém e isso não desmerece ninguém. Por isso, considerando esse espírito que rege a blogosfera, devemos continuar nos ajudando mutuamente. E lembre-se, os grandes blogs não surgiram com primeiras grandes postagens! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente...
      E agradeço a juda de todos.
      Bjsss

      Excluir
    2. concordo plenamente...
      E agradeço a juda de todos.
      Bjsss

      Excluir
    3. Concordo plenamente, tenho um blog há dois anos...e até hoje me perco muito nele rsrsrs

      Excluir
    4. realmente inspirador :) as diferentes opiniões são sempre bem vindas afinal vivemos uma democracia.

      Excluir
  5. Poo, valeu pelas dicas, por ser blog acho que é por ai mesmo.

    ResponderExcluir
  6. belas..dicas estou começando nesse ramo..abriu minha mente...

    ResponderExcluir
  7. O meu nome é Maria Helena Mota e sou portuguesa. Já não sou jovem - 1952 - mas, apesar disso pedi ao meu filho que me criasse um Blog. A ideia era divulgar um livro que publiquei recentemente no Brasil.Foi registado, esteve alguns meses no site da editora mas depois mandei retirá-lo pois não vendi nenhum. Depois a editora enviou-mo, a meu pedido, mas sem o seu logotipo e sem o registo ISBN. Por isso penso que não se pode dizer que seja público porque também nunca esteve à venda em qualquer livraria. O que eu desejava saber era se poderei publicar (pouco a pouco) as suas histórias para poder divulgar ou se isso não é permitido. Tenho outras histórias escritas e uma delas seria, especificamente, para os leitores do blog. Essas estão escritas,(assim como um romance) em formato Word e não sei se serão para publicar. É que fica muito caro. E o que eu desejava saber era se poderei ir escrevendo no blog essas histórias. E também como ficam, deste modo "os direitos de autor". Obrigada e fico aguardando uma resposta.
    PS. Não sei como funciona um blog e por isso ando a pesquisar na net e encontrei este site que é SUPER BOM. O meu filho só me disse: "agora é só escreveres!" Os jovens não têm tempo para explicações detalhadas. PS.2 - vou seguir este blog porque é super interessante e muito explicativo para principiantes como eu.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog, muito bom mesmo... suas dicas funcionaram super bem... falow

    ResponderExcluir
  9. Gostei do post,me inspirou para fazer o meu 1º já que estou pensando em fazer um blog sobre filmes( sei que existe vários sobre o assunto) mas quero que o meu tenha o diferencial do bom humor e não criticar os filmes mas sim fazer um resumo bem humorado e deixar que as pessoas decidam se vale a pena assistir.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia.
    Fico muito agradecida pelo elogio. É sempre bom para o nosso ego quando fazemos algo de novo, gostamos de partilhar e depois recebemos algumas palavras que nos incentivam a continuar.
    De facto eu escrevi no DICAS BLOGGER e julguei que seriam os autores do DICAS que me dariam alguma informação. Como não tenho experiência e também não tenho muito tempo para me dedicar a fundo, não devo ter compreendido. Mas isso não tem importância. Receber nem que seja apenas um elogio já é muito bom. Espero continuar a escrever, dentro dos meus limites, para os possíveis leitores que visitem o meu blog. Também lhe dou os parabéns pelo seu blog que está também no inicio e desejo-lhe muitas felicidades. Fazer filmes não deve ser fácil mas com persistência, trabalho e muita força de vontade eu sei que vai conseguir. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você parece ter o dom de escrever, só não sabe disso. Numa simples resposta aqui quase fez um post. Invista nisso! Escreva sobre a sua história de vida. Quantas situações vividas, algumas alegres outras nem tanto, mas que devem servir como exemplo para muitos que precisam de um exemplo de como superar alguns imprevistos que a vida, com certeza há de lhe "enviar" algum dia para que você resolva.

      Excluir
  11. MaryLane, primeiramente, seria interessante você checar o contrato celebrado com a editora. Contudo, se ainda permanecer alguma dúvida a respeito dos direitos autorais sugiro que solicite orientação a um advogado.
    Do mais, vale atentar-se ao tema do post!!! ;)

    ResponderExcluir
  12. Realmente valeu. A finalização/inicialização do meu blog estava com passos de tartaruga, você ajudou bastante com esse "PEQUENO" detalhe que poucos atentam, que é o "seja bem vindo" de nosso blog.
    Mais sucesso ainda com o dicas blog.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado me ajudou muito, estava com dificuldades e graças a esse post conseguir escrever a primeira postagem do meu blog.

    ResponderExcluir
  14. Pocha, estava Pensando quase isso mas agora sei que estava indo bem e garanto que vocês me ajudaram muuuito complementando a minha linha de raciocinio, vou terminar a minha primera postagem, obrigada

    ResponderExcluir
  15. Legal essas dicas vou tentar melhorar o

    ResponderExcluir
  16. acho muito legal esse tipo de artigo, eu particularmente tenho um blog mais fala de harry potter e glee,mais tenho vontade de criar um blog pra, e esse tipo de dicas ajuda.
    parabéns pelo blog e pelo artigo.

    ResponderExcluir
  17. bom ajudou muito na minha primeira post.

    ResponderExcluir
  18. acabei de criar o meu blog adorei suas dicas mas msm assim , nun tenho a minima ideia do que escrever , rsrs ^^ sou burrinha msm

    ResponderExcluir
  19. realmente vcs são d+ ajundão muito muito e o melhor de maneira q tds possam entender obrigado! bjs

    ResponderExcluir
  20. Pessoal, obrigada pela participação!!!

    ResponderExcluir
  21. mto obrigads..
    acabei de criar um blog mas acho q nem vai ser mto visitado..
    bjs..abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariela,

      Você começou bem procurando orientação para o seu blog. Mas não deveria achar que seu blog não vai ser muito visitado. Faça um bom trabalho e, com o tempo, você verá que os resultados irão aparecer.

      bjoss

      Excluir
  22. muito bom kra me ajudou muito com meu blog.

    ResponderExcluir
  23. Obrigada, você me ajudou bastante! Parabens pelo blog! =)

    ResponderExcluir
  24. CRIEI UM BLOG PARA REALIZAR UM TRABALHO DA FACULDADE...

    ResponderExcluir
  25. Ola, também acabei de criar um blog pensando em compartilhar conhecimentos, ajudar um amigo a resolver algum problema tipo com uma vídeo aula algo do gênero, agradeço qualquer dica para aprimorar ainda mais meus conhecimentos,abraços!

    ResponderExcluir
  26. Eu acho que se temos algumas duvidas temos que pesquisar mesmo porque ninguém nasce sabendo das coisas e acredito que a metade dos blogueiros não sabiam o que colocar na primeira postagem e hoje são os mais reconhecidos então para se fazer sucesso não precisa saber de tudo basta querer aprender e saber ser humilde a humildade te leva longe,e antes de querer ser o sabe tudo deve pensar bem no que escreve porque muitos podem gostar ou não...
    Eu fiz meu blog essa semana e pesquisei o que colocar na primeira postagem,se alguém quiser segui eu agradeço e sigo de volta..

    ResponderExcluir
  27. obrigada pela ajuda, eu sabia do que seria o conteudo do meu blog só não sabia como começar e com a sua ajuda eu escrevi minha primeira postagem, ficou legal!!!!

    ResponderExcluir
  28. Gostei bastante, vou usar como roteiro no meu novo blog. Os textos de introdução de forma geral são meio complicados mesmo, achei sua explicação bem didática. =)

    ResponderExcluir
  29. Obrigado pela dica ativou minha imaginação...valeu!

    ResponderExcluir
  30. Obrigada me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  31. Acabei de criar um blog! Essas dicas me ajudaram bastante! Thanks!

    ResponderExcluir
  32. E como me ajudou!!! Obrigada...

    ResponderExcluir
  33. Acabei de criar um blog com as minhas amigas, nós temos muitos assuntos para falar nas postagens mas estávamos em duvida de como deveríamos começar, muito obrigada pelas dicas assim como esse blog me ajudou eu tenho certeza que muitas outras pessoas estão gratas a você, parabéns, que você continue brilhando e seu blog faça muito sucesso.
    Obrigada Mais uma vez...

    ResponderExcluir
  34. Obrigada, foi muito importante suas dicas.

    ResponderExcluir
  35. obrigada eu estava bem confusa sobre oque escrever no meu primeiro post

    ResponderExcluir
  36. Obrigado pelas dicas adorei e vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  37. Ajudou muito sensacional as dicas!
    Estou feliz por ter encontrado dicas tão valiosas,já fiz alguns blogs mas agora fiz um muito sério e MKT Digital e quero deixa lo muito com a minha cara, e essa sequências de dicas ajudou muito,
    Valeu muito obrigado!


    Robson- Blogdosucesso

    ResponderExcluir
  38. Gostei muito, deu uma clareada nas minhas ideias, realmente é muito difícil começar.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top