Marketing Digital para pequenas empresas: o que é e como fazer?

Marketing Digital para pequenas empresas: o que é e como fazer?

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O marketing digital transformou a forma de consumir produtos no mundo digital. Hoje, as decisões de compra se dão exclusivamente a partir de informações disponibilizadas na internet. Em outras palavras, sempre que alguém vai comprar um produto, geralmente pesquisa informações na internet. Isso significa dizer que ela irá influenciar diretamente o processo de consumo. Contudo, muitos empreendedores iniciantes afirmam que o marketing digital para pequenas empresas não funciona.


Essa descrença se dá porque existe uma ideia fantasiosa de que o marketing digital é uma estratégia exclusiva para grandes empresas do mercado. No entanto, sabemos que o marketing digital pode ser usado em empresas de todos os portes, desde uma micro-empresa até uma multinacional. Sendo assim, o marketing digital para pequenas empresas é uma realidade extremamente necessária e eficaz.


Com isso, criamos esse texto para ajudar os empreendedores a entenderem um pouco mais sobre o marketing digital para pequenas empresas, a sua influência no bom andamento dos negócios e as vantagens de aplicá-lo. Sendo assim, continue acompanhando esse texto e descubra tudo que separamos sobre o tema.

O que é o marketing digital para pequenas empresas?

O marketing digital é uma das áreas mais importantes de uma empresa. Ela é responsável por realizar campanhas, promover produtos e obter novos clientes. Sendo assim, qualquer empresa que queira aumentar o seu porte, deve investir nas ações de marketing digital para conseguir novos consumidores.


Muitos pequenos empreendedores acham que as estratégias de marketing digital somente são eficazes em grandes empresas. No entanto, sabemos que o marketing digital para pequenas empresas é uma excelente oportunidade de crescimento, através da obtenção de novos clientes de forma orgânica.


Isso significa dizer que o marketing digital para pequenas empresas consegue adaptar às suas estratégias, de modo a fazer com que elas estejam de acordo com aquele negócio. Em outras palavras, considerando que as pequenas empresas não dispõem de um fluxo de caixa alto para pagar grandes campanhas, é necessário adequar essas campanhas ao valor disponível.

Vantagens do marketing digital para pequenas empresas

A presença no mundo digital é imprescindível para qualquer empresa que esteja buscando crescimento e aproximação com o público. Por meio disso, elas podem se aproximar dos seus clientes, entender suas prioridades e oferecer os produtos adequados. Logo, podemos dizer que o marketing digital para pequenas empresas oferece inúmeros benefícios, que estamos abaixo:


Segmentação: o Brasil é um dos países em que a população está mais conectada com a internet. Sendo assim, quando você investe em marketing digital, se torna possível ganhar mais visibilidade e alcançar uma parcela abrangente da população nacional. Graças às estratégias de marketing digital, é possível segmentar o público e criar estratégias de comunicação adequadas para cada um deles.


Fidelização dos clientes: a aplicação correta das estratégias de marketing digital possibilitam finalizar os clientes através de diversos canais. Sendo assim, por meio do contato frequente com esses clientes, você pode estimular novas compras, recomendar a marca para outros e disponibilizar os produtos certos no momento ideal.


Mensurar resultados: uma das melhores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados. Isso se aplica para empresas de todos os portes. Através de um relatório obtido pelas campanhas, se torna mais simples fazer os ajustes necessários para alcançar o objetivo proposto.


Planejar ações estratégicas: qualquer campanha deve ser elaborada com objetivos concretos e bem definidos. Nesse caso, o marketing digital para pequenas empresas possui todas as ações necessárias, o plano de negócio, os objetivos a serem cumpridos, o público a ser alcançado e muito mais. É justamente por isso que se torna tão importante investir nessa área para qualquer empresa.

Como fazer?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância do marketing digital para pequenas empresas, está na hora de aprender como iniciar na área:

Invista em anúncios pagos em redes sociais 

As redes sociais são excelentes ferramentas para promover uma marca. Elas se destacam principalmente pela qualidade dos leads gerados. Nesse caso, você consegue atingir um público maior, de acordo com especificações previamente definidas, como é o caso do comportamento online, sexo, idade, endereço, localização e muito mais.


Além do mais, as plataformas de anúncios disponibilizadas na rede social oferecem uma série de relatórios sobre o público alcançado, como anunciar no Facebook, de modo que seja possível adaptar as estratégias de marketing digital para pequenas empresas, fazendo com que elas se tornem mais eficazes.

Campanhas de e-mail marketing

Grande parte dos visitantes que irão acessar a sua página não comprará o produto vendido imediatamente. Isso significa dizer que serão necessárias algumas estratégias para nutrir o relacionamento, até chegar o momento em que esse cliente em potencial finalmente irá adquirir o seu produto ou serviço. Para tanto, uma das melhores estratégias disponíveis é o e-mail marketing.


Essa estratégia consiste no envio de campanhas publicitárias e conteúdos informativos para os clientes. A partir de então, cria-se um relacionamento firme com os leitores, melhorando o posicionamento da empresa e a sua autoridade. Logo, quando o cliente precisar comprar um produto semelhante ao que você vende, sua empresa será a primeira opção.

Marketing de conteúdo 

Como dito anteriormente, você deve manter os seus clientes em potencial informados com conteúdos relevantes e de qualidade, que além de tirar dúvidas, possam resolver as suas dores. Nesse caso, entra em cena uma das melhores técnicas de marketing digital, que é o chamado marketing de conteúdo.


O principal objetivo por trás dessa estratégia é justamente fidelizar os clientes e converter os indecisos. Sendo assim, você cria um conteúdo capaz de atrair, converter, fechar parcerias e encantar os leitores. A longo prazo, os conteúdos farão total diferença na hora de obter novos clientes e ao mesmo tempo fidelizar os antigos.

Esteja presente nas redes sociais e interaja com os seguidores 

A presença nas redes sociais é indispensável para qualquer empresa, tendo em vista o grande alcance possibilitado por elas. Nesse caso, você também pode usar essas redes para interagir com o público e tirar as suas dúvidas. Fazendo isso, o algoritmo das redes sociais entende que sua página é relevante e passa a recomendá-la para os demais usuários que manifestaram interesse no segmento.


Com isso, finalizamos o nosso texto sobre marketing digital para pequenas empresas. Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar o texto nas suas redes sociais.

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