Metaverso: tudo sobre essa tendência do mundo virtual

Metaverso: tudo sobre essa tendência do mundo virtual

6 10 99
Metaverso: tudo sobre essa tendência do mundo virtual 10 6 99



Pensar-se no futuro, é pensar no Metaverso. Este é um dos termos mais falados ultimamente, que está ligado ao avanço tecnológico e à criação de uma realidade híbrida, que une elementos do mundo real com elementos do mundo digital. 

Sendo um pouco confuso inicialmente para quem deseja entender de fato o que é esse universo futurista, muitas empresas já adotaram o conceito e estão desenvolvendo cada vez mais produtos que entram nesse mundo e impactam o mercado. 

De empresa de tecnologia a nutricionista infantil introdução alimentar, qualquer ramo pode fazer uso do Metaverso e conquistar um espaço nesse novo tipo de realidade. 

O que é metaverso

Os filmes de ficção científica sempre mostraram para os seus telespectadores um outro mundo repleto de robôs, dados e elementos que fogem totalmente à realidade. O metaverso não é assim por completo, mas se aproxima bastante. 

Sendo mencionado pela primeira vez em 1992 pelo escritor americano Neal Stepherson, o metaverso é uma realidade virtual que mescla elementos do mundo real. Ou seja, é uma camada digital híbrida, que existe fora do mundo real, mas mesmo assim o abrange. 

Um exemplo disso é uma empresa de assistência técnica smart tv samsung que cria um produto dentro dessa camada virtual para que os jogadores de algum jogo compre e utilize com os seus avatares. Porém, esse mesmo produto pode ser encontrado fora da rede. 

Além disso, o metaverso tem como característica a imersão das pessoas dentro desse universo. Elas não serão apenas espectadoras, mas poderão participar ativamente, como se fosse uma espécie de segunda vida, em que trabalham, estudam e se relacionam. 

E é justamente por isso que essa tendência, que tem mostrado que veio para ficar, está conquistando o grande público. Porque ela possibilita uma espécie de vivência dentro do digital, uma nova forma de relação entre as pessoas. 

Essa novidade é tão complexa que já existe moeda própria, dependendo do universo que o usuário está inserido, e a prestação de serviços que até então não se via na internet, como o aluguel de consultório nutricionista, por exemplo. 

É realmente uma outra vida que as pessoas estão tendo acesso, um formato de jogo de realidade simulada, só que essa simulação tem se tornado cada dia mais real, tanto que muitas empresas estão abrindo unidades dentro do metaverso. 

A adesão desse conceito pode ser explicada por meio da Web 3.0, que é uma etapa mais evoluída da internet em que os usuários possuem maior controle sobre a ferramenta, com maior participação da inteligência artificial. 

Resumindo, metaverso é uma realidade virtual que utiliza elementos do mundo real, criando um ambiente em que as pessoas podem se relacionar, jogar, realizar compras e conversar. Já as empresas podem vender produtos virtuais e fazer anúncios digitais. 

Conceitos importantes sobre o metaverso 

Para uma empresa migrar para o metaverso ou se uma pessoa deseja também estender as suas atividades para essa realidade virtual, é preciso que ambas conheçam bem todos os conceitos que formam essa camada, mesmo que ela ainda esteja em transformação. 

Como tudo que é tecnológico, não há conceito infinito sobre o metaverso, pois todos os dias há atualizações sobre essa realidade virtual que passou a ser estudada por grandes cientistas. Entretanto, há algumas fortes características que se mantêm por enquanto.

  • Realidade virtual;

  • Realidade aumentada;

  • Criptomoedas;

  • Blockchain;

  • NFT.

Esses cinco tópicos, que também estão em alta no mercado, estão todos conectados com o conceito do metaverso, auxiliando no desenvolvimento das ações dentro do universo e também criando outros tipos de  produtos. 

Realidade virtual 

Esse primeiro conceito é o metaverso na sua mais pura forma, já que a realidade virtual é um ambiente digital em 3D em que é possível inserir humanos dentro dessa camada por meio de apetrechos, como óculos especiais utilizados em jogos. 

Essa realidade faz o ser imergir por completo por meio de efeitos visuais, efeitos sonoros e outros elementos que parecem tão concretos que o afasta da ideia que tudo que está ali é apenas tecnologia. 

O metaverso é uma espécie de realidade virtual que realiza essa simulação fazendo com que os usuários sintam sensações, como calor com a instalação de um aquecedor de piscina de fibra em um jogo, por exemplo. 

Realidade aumentada 

Já a realidade aumentada é um conceito que está ligado a outro tipo de sensação do ser humano, dessa vez é a ótica. É claro que os outros sentidos são afetados, mas é só por meio da visão que essa situação ocorre. 

Aqui, elementos virtuais são elaborados com tanta realidade que eles são projetados para a visão humana tornam-se extremamente reais, o que leva a imersão por completo no ambiente digital. 

Nesse caso, nem sempre é necessário utilizar óculos especiais para entrar nesse mundo, aplicativos que misturam elementos reais com visuais também fazem parte desse conceito. Como o QR Code de um fabricante de envelope de segurança, por exemplo. 

Criptomoedas 

O auge das criptomoedas foi em 2014 quando o Bitcoin surgiu no digital gerando muitos negócios que passaram para o mundo físico. Entretanto, ela não se resume apenas a esse momento, as criptomoedas é um conceito mais abrangente, é como se fosse o dinheiro.

Em cada país o dinheiro leva um nome diferente, mas continua sendo uma moeda de troca. No caso das criptomoedas, que é o dinheiro digital, ele pode ganhar outros títulos dentro do metaverso e pode ser utilizado para realizar compras, como divisória para loja de roupa.

Blockchain 

Para que todos os itens citados acima funcionem corretamente e conversem entre si, é necessário que eles passem por um sistema, que neste caso é o Blockchain.

Agrupando todas as informações que consegue captar, esse sistema que é muito seguro, funciona por meio da criptografia e realiza a transação de outras operações, como aquelas que envolvem a criptomoeda. 

NFT 

Esse último conceito também ganhou muita atenção nos últimos tempos, principalmente porque mexe com transações milionárias. Significando “token não fungível”, a sigla está relacionada com o valor dado a um material que é único, como uma música e desenho. 

Dentro do metaverso, o NFT tem como função autenticar um objeto que faz parte desse universo. Vamos supor que uma empresa de caixa kraft personalizada faça uma escultura dentro do metaverso para vender. 

O NFT irá criar um código digital autenticando esse produto e o tornando único, evitando a sua reprodução e que outras pessoas comprem a cópia. 

Como e por que investir no metaverso?

Não tem como não dizer que o metaverso está em grande evidência no momento e que o mercado está em grande movimento em torno dele. Por isso, quando se pensa em investir nesse campo, é preciso citar as seguintes vantagens.

Mercado em potencial, que pode e, de acordo com previsões, irá se expandir. Com isso, quem tiver receitas nessa área, tem grandes chances de conquistar um grande capital, além de ter um espaço nesse meio. 

Maior captação de clientes, no caso das empresas, que poderão aumentar a sua cartela tanto no mundo concreto quanto virtual com o uso do metaverso, afinal, mais pessoas irão consumir e conhecer a marca. 

Com esses dois benefícios, o empreendimento ou pessoa que deseje adentrar nesse universo deverá seguir uma das opções abaixo. 

A primeira é comprando terreno no universo digital com as criptomoedas, a segunda é investindo em NFT de algum produto (comprar uma imagem, por exemplo), a terceira é comprar as criptomoedas como forma de investimento e a quarta é utilizar plataformas.

Essa última opção é repleta de empresas que estão dentro do metaverso e que puxam outros empreendimentos para serem investidores para que elas se desenvolvam ainda mais e ajudem a popularizar essa outra realidade. 

As principais no mercado são: Meta-Facebook, Nvidia, Roblox, Unity, Microsoft. Cada uma tem um objetivo e uma área de execução dentro do metaverso, mas todas estão ligadas por essa tecnologia. 

Considerações finais 

O metaverso é um universo digital que está em expansão e que promete mudar as formas de relacionamento entre as pessoas e a marca. Repleto de tecnologias e conceitos que fogem do concreto, ele está aberto para criar um novo tipo de sociedade.

Uma sociedade híbrida, que vai poder se relacionar, comprar objetos, realizar diversas atividades, abrir empresas como limpeza a vapor industrial tudo isso no digital ao mesmo tempo que vive as suas vidas no mundo real. 

Além disso, esse mundo também irá mexer com o funcionamento do mercado, criando novos tipos de investimento e, claro, novos tipos de negócio. É um mundo de possibilidades que tem como principal aliado a tecnologia. 

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top