Redirecionamentos e malwares no Blogger

Redirecionamentos e malwares no Blogger

6 10 99
Redirecionamentos e malwares no Blogger 10 6 99
Nesta semana, um problema específico me chamou a atenção no Fórum do Blogger: alguns usuários relataram que ao acessar seus blogs eles eram automaticamente redirecionados para um site desconhecido e bastante estranho. Embora os blogs afetados redirecionassem para mais de um site, o problema do redirecionamento era bastante semelhante em todos.

Um blog com esse tipo de comportamento pode ter muitos problemas, como por exemplo: ser marcado como um blog de spam pelo Google, ser marcado como um site potencialmente perigoso por alguns navegadores (como o Firefox e o Chrome) e acionar a proteção residente de vários antivírus. Mas de quem é culpa desses redirecionamentos não autorizados? A resposta é simples: gadgets de terceiros.
Se você está tendo esse tipo de problema com seu blog, ou se o seu blog não está redirecionando para outro site mas dispara o alarme do antivírus nos computadores dos seus visitantes, comece a olhar com mais atenção os gadgets que você tem instalados.


Esse semana os gadgets mal-feitores foram principalmente relógios, semanas atrás um contador de visitas estava causando o mesmo problema. O que acontece é que estes gadgets fazem chamadas a scripts externos ao Blogger e, embora no momento que você instalou ele tenha funcionado perfeitamente, no futuro, o script que gera o gadget pode ser substituído por um script malicioso e causar comportamentos completamente inesperados.

Mas qual é a solução para o problema? Remova todos os gadgets de terceiros do seu blog, limpe os cookies e o histórico do seu navegador e observe se o problema persiste.

Se remover os gadgets não der certo, o problema pode ser um pouco mais complicado mas não impossível de resolver. Antes de mais nada faça um backup do seu template, depois acesse a opção Editar HTML do Layout do seu blog (não precisa clicar em Expandir modelos de widgets) e remova seções que indiquem claramente um gadget no código do seu template que faça chamadas de scripts para fora do Blogger, essas seções geralmente se iniciam com linhas semelhantes a <div class='widget Gadget' id='Gadget1' /> onde no lugar de Gadget1 pode constar qualquer outro nome.
Se nenhuma das soluções acima der resultado, recomendo que você, ainda na guia Editar HTML, clique em Reverter Modelos de widget para o padrão e troque seu template por um dos templates fornecidos pelo Blogger. E não se acanhe de pedir ajuda no Fórum do Blogger.
13 Comments
Comments
  1. O problema é que muitos querem fazer do blog um clone do Myspace, colocando tudo que é tralha encontrada por aí. Bem feito playboy!
    Antes de ir colocando aquela imagem saltitante cheia de purpurina, plumas e paetês, dá uma verificada no codigo para ver se não tem algum link estranho, ou se for algum script, passe bem longe, sabe-se lá o que colocaram nele.
    A culpa disso acontecer é quase totalmente do próprio dono do blog, pois é ele que acaba inserindo essas tralhas no template.

    ResponderExcluir
  2. Ops!Muito bom saber...
    As vezes fazemos sem nem entender o que estamos fazendo,vou verificar tudinho por aqui agorinha mesmo,
    valeu pelo post esclarecedor!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. O meu blog estava desse jeito! Principalmente depois que peguei um gadget de tópicos populares, pronto somente tendo que instalar.
    Deu um reverterio em tudoo!
    Agora vou retirar o resto!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Provavelmente, a causa disso é como nosso amigo disse acima, essas pessoas que não intende patacas de HTML e ficam colocando qualquer coisa que encontram por ai!

    ResponderExcluir
  5. Juliana:
    Isto ainda não aconteceu. Espero que nunca aconteça...
    Obrigada pelo aviso e dica.

    Anny

    ResponderExcluir
  6. Brigado mesmo, foi muito esclarecedor para mim, e digo que caí que nem um patinho por causa dum relogio, e fiquei a ver virus se instalando no meu PC, por isso ñ facam como eu, e vamos deixar o nosso blogs simples, mas sem VIRUS, (que são uma droga, se digam de passagem)...
    Brigado mesmo...Kiss, p'ra toda a equipa...

    ResponderExcluir
  7. obrigada pelos esclarecimentos, mas por incrivel que pareça o meu Blog não é cheio de tralhas como foi comentado acima ,mas tem lógica o que tem acontecido comigo ,já pedi ajuda ao Blogger, e vou excluir o que pode estar causando problemas ao Blog.

    ResponderExcluir
  8. Valew mesmo galera,tava precisando com este tutorial resolvimeu problema,Sempre Sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu blog não possui nenhum gadget de terceiros, apenas os que o blog oferece, mas ele redireciona para um outro site e tenta abrir 2 popups de outros sites. Verifiquei o HTML e não encontrei nada relacionado aos sites, o que poderá ser? Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  10. no meu wwww.goldfluxing.blogspot.com abre varios site e ate porno como faço para parar isso

    ResponderExcluir
  11. Leia o artigo Josue, todas as dicas estão nele. M

    Mas se mesmo assim você não conseguir resolver o problema comente aqui o que você tentou fazer e o que não deu certo.

    ResponderExcluir
  12. Resolveu, era o contador, por que ele falava que tinha um tal link, mega perigoso, e era esse link que tinha no "código" do contador, e depois não apareceu mais a mensagem.. Mto obrigado!
    Um forte abraço, e visite meu Blog ;)
    http://modapiaui.blogspot.com/

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top