O que é outbound marketing e para que serve

O que é outbound marketing e para que serve

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O outbound marketing é o famoso marketing tradicional e sempre foi um dos maiores motivos para o crescimento de grandes marcas. 


Atualmente, com o marketing digital em alta, muitas coisas mudaram, visto que além da televisão e o rádio, temos a internet, em que o mundo todo está conectado. 


Com isso, o público tem sido diverso. Então, conhecer e organizar estratégias em conjunto com uma ferramenta CRM irá atrair as pessoas definidas. 


Caso queira entender sobre o que é o outbound marketing e como utilizar essa estratégia, continue essa leitura. 

O que é e qual a função do outbound marketing

Para entender para que serve o outbound marketing, primeiramente é preciso compreender o que ele significa. 


O outbound marketing é a forma direta de atrair consumidores, ou seja, diferente do inbound que é uma estratégia indireta em que é totalmente passivo, não citando o produto em questão que deseja vender, o outbound é o oposto. 


Sendo assim, ele é conhecido como aquela forma “agressiva” de se ofertar serviços. 


Geralmente, ele é feito para atrair os consumidores em locais, como:


  • Televisão;

  • Rádios;

  • Anúncios na internet;

  • Outdoors.


Todas as pessoas estão acostumadas com esse tipo de marketing, mesmo que não conheçam o seu nome. Então, ele é a forma mais comum e conhecida durante séculos.


Por muitos anos, a televisão e o rádio foram os canais mais importantes para a publicidade e o marketing. 


Porém, com a influência do mundo digital, hoje, ela passa um pouco despercebida pelo grande público, já que a maioria está conectado pela internet. 


Sendo assim, embora os anúncios feitos da forma tradicional ainda tragam resultados, os anúncios na internet são o ápice do sucesso em vendas. 


Além dessas formas de outbound marketing, os outdoors também sempre estiveram presentes e ainda são muito comuns para a atração de consumidores, despertando o interesse das pessoas em determinados produtos ou serviços ofertados. 


Antes de aplicar essa estratégia, é necessário conhecer o público-alvo que deseja atrair, e através do funil e de um CRM de Vendas, isso acontece de uma forma potencializada, fazendo com que as estratégias sejam feitas corretamente para o público certo. 

Como utilizar essa estratégia

Essa estratégia deve ser utilizada quando se deseja captar clientes, ou seja, despertar o interesse deles através de comerciais de tv e rádio e anúncios online. 


Como dito anteriormente, para que essa estratégia seja utilizada com assertividade, é preciso conhecer o público-alvo, e através de um CRM de relacionamento com o cliente, o estrategista terá todas as informações necessárias para aplicar. 


Visto como funciona o outbound marketing, para que ele dê certo, é preciso: 


  • Definir a persona – cliente ideal;

  • Fazer um plano de marketing;

  • Não desistir do lead que não finalizou venda;

  • Ter um time de vendas qualificado.


Ao conhecer o que o público deseja dentro dos serviços, é preciso fazer um plano de marketing elaborado para atraí-los. 


Muitos vendedores desistem do lead no primeiro não. Porém, dentro da forma de outbound marketing, é preciso continuar tentando, pois é bem provável que ele se converta em um cliente.


Além de todas essas informações, é essencial ter um time de vendas qualificado para que eles utilizem as estratégias certas e consigam ter lábia para realizar as vendas. 


O conhecimento deles em CRM online é imprescindível, pois ele é relevante para qualquer estratégia de marketing hoje em dia. 

Dicas para quem quer utilizar essa estratégia

Ao compreender como funciona o outbound marketing e como utilizá-lo, separamos algumas dicas para que a estratégia dê certo nos seus negócios, sendo elas: 


  • Alterne o outbound marketing com o inbound marketing;

  • Não limite-se;

  • Teste diferentes tipos de abordagem com os leads;

  • Não desista facilmente do potencial cliente;

  • Otimize o seu site;


Apenas com o outbound marketing, os resultados crescem nas empresas. Então, em conjunto com um inbound, ela tende a dar ainda mais certo, já que são estratégias opostas e sendo assim, se completam. 


Uma dica importante é não se limitar, use toda a sua criatividade com os leads e com as estratégias do outbound. Não tenha medo de errar, é assim que se aprende. 


Testar diferentes tipos de abordagens com os leads é essencial. Assim, você conhecerá diversas formas de abordar um cliente e testar quais mais têm chances de atrair mais público. 


O outbound marketing é a melhor estratégia para atrair públicos maiores. É possível aplicá-lo hoje em dia com o marketing digital, por meio de muitas plataformas onlines, como sites, redes sociais e ainda na televisão e no rádio. 


Não desista do cliente só porque ele demonstrou estar desinteressado. Com uma boa estratégia, ele pode ser convertido e até mesmo ser fidelizado. 


Use um CRM gratuito para melhorar ainda mais o relacionamento com o cliente, usando estratégias pós-vendas também. Assim, terá mais chances de fidelizá-los. 


Agora que já sabe como funciona o outbound marketing, não deixe de aplicá-los em seus negócios e ver ele crescer de uma forma mais rápida.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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