Saiba o motivo da frequência de problemas nos rins dos felinos

Saiba o motivo da frequência de problemas nos rins dos felinos

6 10 99
Saiba o motivo da frequência de problemas nos rins dos felinos 10 6 99



Gatos têm mais tendência a apresentar doenças renais do que outros animais

Os rins são órgãos muito importantes para o bom funcionamento do organismo, seja do ser humano ou dos animais. Assim como existem enfermidades renais para nós, elas também se aplicam aos demais seres, inclusive para os gatos.


Por isso, é importante estar atento aos sinais e manter os cuidados de emergência para que o seu gato se mantenha saudável e feliz.

Como funcionam os rins?

O sistema renal é fundamental para um bom funcionamento do corpo, de forma geral. É ele quem cuida do controle das substâncias como sódio, potássio e magnésio do nosso organismo. Além disso, os rins ajudam no equilíbrio hormonal, controle da pressão arterial, produção de urina e até mesmo na filtragem do sangue.


Por isso, esses órgãos são essenciais, e o mau funcionamento dos rins pode causar diversos problemas no corpo, desde cálculos renais até cistos, dificuldade para urinar e câncer.

Entenda o porquê da alta frequência de problemas renais nos gatos

As doenças renais, infelizmente, são bem comuns nos bichanos. Isso se dá por diversos fatores, mas principalmente por questões genéticas. Os gatos têm, em média, 200 mil néfrons, que são as unidades básicas presentes nos rins. Já os cães, por exemplo, têm por volta de 400 mil. Assim, fazendo uma comparação direta, os felinos possuem uma capacidade renal bem menor do que a dos outros animais.


Além disso, os gatos são carnívoros por natureza e costumam se alimentar de caça, que é normalmente uma comida mais úmida. Quando falamos de gatos como animais de estimação, a tendência é que eles se alimentem de rações que geralmente são mais secas e contêm pouco líquido, ajudando nas causas dos problemas renais.


Outro ponto importante é que os felinos geralmente ingerem pouca água, é uma característica natural deles, por isso, podem sobrecarregar ainda mais o sistema renal. São uma série de fatores que, juntos, podem causar problemas nos rins dos animais, algo que acontece com frequência.

Fatores de riscos para os felinos

As doenças renais podem estar presentes na vida dos gatos em qualquer idade e independentemente da raça. Porém, de acordo com a organização IRIS, projeto europeu da Sociedade Internacional de Interesse Renal, existem alguns fatores de risco que podem ser favoráveis para o surgimento das enfermidades nos felinos.

Raças

Existem algumas raças que são predispostas a mais problemas renais, de acordo com estudos. Entre elas, temos as raças Persa, Abissínio, Maine Coon, Siamês, Ragdoll, Azul Russo e Burmanês.  

Idade

Os gatos idosos têm mais chances de terem problemas nos rins por causa da sobrecarga desencadeada por práticas ruins ao longo dos anos, como beber pouca água e comer alimentos muito secos.

Medicamentos

O uso exagerado e sem acompanhamento de medicamentos pode ocasionar doenças nos rins devido ao comprometimento dos néfrons e do excesso de substâncias tóxicas acumuladas.

Inflamações

As doenças inflamatórias bacterianas podem estar associadas às enfermidades renais. Entre elas, temos principalmente: peritonite, leptospirose, FIV, FELV e pancreatite.


Mantenha seu gatinho sempre saudável investindo em uma alimentação com ração úmida, espalhando bebedouros de água pela casa e fazendo visitas e exames frequentes com o médico-veterinário. O cuidado ao longo da vida do felino ajuda a manter os rins protegidos e trabalhando de forma correta, para que a saúde do animal esteja em dia.


Além disso, esteja atento aos sinais que seu gato dá. Caso ele esteja bebendo mais água que o normal, com apetite seletivo, urinando muito ou com urina mais clara que o de costume, procure um médico-veterinário.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top