Web Analytics: saiba tudo sobre este conceito

Web Analytics: saiba tudo sobre este conceito

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Quando se trata de coletar e armazenar diariamente os dados de uma página na web para entender como e onde está o público-alvo de um empreendimento, o Web Analytics é uma boa ferramenta para exercer essa função.

Com o acúmulo diário de informações que são geradas pelos usuários no momento em que estão navegando em uma página, as análises geram métricas, um conjunto de dados que serve como orientação para que uma estratégia de marketing possa ser aprimorada.

Assim, uma empresa de limpeza de condomínios que cria uma página como maneira de mostrar como funciona o serviço e atrair clientes, pode ver nesse processo, entre um acesso e outro, que é possível identificar o perfil do usuário e pelo que ele é atraído.

Como quais são as regiões onde o serviço atinge, o feedback de outros clientes, o modo de pagamento, entre outras informações que podem estar disponíveis na página ou em uma de suas abas.

Em outras palavras, o Web Analytics é uma ferramenta que possibilita, em meio a dados concretos, quais são as melhores chances de uma empresa se consolidar no mercado que atua, com base nos resultados obtidos, e o que deve ser melhorado para deixar uma marca.

As principais métricas e ferramentas utilizadas

A importância do levantamento de dados para saber como estão as ações de uma empresa com o público, algumas métricas são levadas em conta no Web Analytics, para assim ter uma boa base na hora de planejar as estratégias.

O Custo de Aquisição por Cliente, também conhecido pela sigla CAC, é o resultado de um cálculo que mostra o valor gasto na aquisição de um novo público.

O cálculo para chegar ao resultado é o valor investido no planejamento de marketing para adquirir novos clientes, dividido pelo número de novos clientes que foram fidelizados em um determinado período de tempo.

Exemplificando, se uma fábrica de porta de alumínio para cozinha usa a métrica CAC, logo ela poderá saber o quanto irá gastar nas futuras estratégias para obter novos clientes, sem deixar de lado os antigos.

Outra métrica é o LTV (Lifetime Value, ou Valor do Tempo de Vida). Essa medida diz respeito a quanto tempo um cliente gasta ou gastou com produtos ou serviços oferecidos pela empresa, seja a curto ou a longo prazo.

Se um cliente utilizar o serviço de limpeza de tapetes ao domicílio por um ano, por exemplo, o cálculo será uma somatória feita a partir do quanto ele gastou cada vez que limpou o tapete durante os doze meses.

Tanto o CAC como o LTV possibilitam saber se está havendo mais gastos tentando conquistar um novo público-alvo pelas estratégias do que o que está permanecendo em caixa com saldo positivo.

No quesito ferramentas de análise para web, por se tratar de algo bastante vasto, ela pode ser usada em mais de uma plataforma e possuir os mais diferentes modelos.

Por isso, faça uma busca e verifique quais são as mais adequadas e acessíveis para o seu tipo de empreendimento.

Ou seja, caso um comércio de baterias para empilhadeiras não se adapte às plataformas que alguma empresa prestadora de serviços utiliza, visto que de alguma forma, são de segmentos diferentes no mercado.

Portanto, a busca pela plataforma deve ser feita de modo que se encaixe no que se deseja, tendo em mente que muitas delas demandam pagamento assim que sua plataforma for cadastrada ou após estipular um intervalo de tempo.

Uma ferramenta básica que pode ajudar são as planilhas, como o Excel, que podem ser baixadas de algum software, além do Google Sheets, Google Analytics, Google Attribution, Tableau e assim por diante.

Metodologias para a coleta de dados

Por se tratar da internet, as maneiras e métodos de pesquisa podem ser vistas muitas vezes como “não contabilizados” pelo tráfego na rede, por isso, a captação desses números deve ser planejada, para que não passem despercebidos.

Os três métodos para realizar a coleta de dados na Web Analytics são: análise log, análise tag e análise híbrida.

A análise de log (Log Analysis) é feita automaticamente pelos registros colhidos pelo servidor, ficando processado e documentado em formato de texto com todos os acessos feitos no site.

Desta maneira, pode-se coletar informações como acessos feitos através de robôs (ou bots), histórico de navegação pela página, imagens que foram visualizadas, o local de origem, IP e outras informações.

Então, caso tenha acessado uma página de aluguel de máquinas para piso, será a análise de log que registra essas informações e passará para a empresa.

Uma das vantagens desse método é a coleta automática de dados do usuário, porém, a grande desvantagem ainda é justamente a mesma, pois por ser algo automático, podem ser registrados dados irrelevantes.

A análise de tags (page tagging) utiliza marcações de tags, etiquetas que ficam no fim da página para destacar alguma parte do conteúdo, como base para monitoramento ao arquivar as informações de quem acessou a página enviando ao Analytics.

Uma utilidade desta análise é que, com as tags certas nas páginas, o monitoramento pode ser feito em sessões do que se deseja ver. 

Se uma página de aluguel de multifuncionais coloca como tag as marcas de impressoras disponíveis, logo pode se ter um controle de quais são mais vistas e quais são mais alugadas.

Contudo, a desvantagem deste modelo é a necessidade de instalação de outros softwares que limitem ser feito o monitoramento de onde estão escritas as etiquetas.

Por fim, a análise híbrida é a junção de elementos de log com outros da tag, desta maneira, trazendo materiais mais ricos que possam ser montados as estratégias, mas com o mesmo acúmulo de dados da análise log.

Por fim, por se tratar de algo mais completo e que une em seu serviço outras duas análises, a híbrida é a mais usada e a mais recomendada no mercado.

Tipos de análises do Web Analytics

Mesmo havendo várias maneiras de analisar os dados, apenas dois modos devem ser levados em conta: as análises descritivas e análises preditiva e prescritiva.

O primeiro modelo é somente o todo do que está sendo mostrado, sem muitos detalhes ou muitos pontos para ser estudado, o completo oposto do segundo, que permite algo mais minucioso para ser analisado.

1 - Descritiva

Basicamente, a análise descritiva é regida pelos questionamentos de “o que?” e “qual?”.

Com simples resumos de dados, é a primeira etapa de margem do que foi ponderado pelo sistema, ajudando uma empresa a entender de modo superficial os resultados alcançados.

2 - Preditiva e prescritiva

Esta análise atua na forma de ajudar a entender detalhadamente os resultados obtidos no processo descritivo, e por sua vez, analisar tudo o que foi levantado.

Como as causas e ocorridos em determinado período como forma de contê-lo para não gerar estragos maiores no futuro.

Um exemplo que ilustra esse conceito é uma prestadora de serviços de higienização de estofados, que pode, através do que foi levantado, usar quais são os produtos de limpeza aromáticos preferidos dos clientes, e quais são aqueles que ficam nas prateleiras. 

Com isso, ao fazer novas estratégias, podem ser levantadas questões como:

  • Por que aconteceu?;

  • E se eu voltar a fazer determinada divulgação?;

  • O que irá acontecer?;

  • O que pode ser bom?

Quando já se tem um padrão estabelecido, a identificação dos resultados se torna mais fácil para a equipe ou pessoa responsável pelo marketing.

O Web Analytics pode realmente ajudar?

É justamente essa a função dos dados ao serem gerados. Pense na hipótese de que há várias informações, mas elas não fazem sentido para uma pessoa, então o Web Analytics é que pode ordená-las e classificar o seu grau de importância.

Uma loja online de persiana blecaute romana pode classificar em meio aos dados de venda, qual vende mais, em que época, quais as regiões têm maiores compradores, entre uma série de outras análises.

Além do fato de que uma ferramenta analítica pode economizar o tempo de conseguir as informações do que uma pessoa ou uma equipe fossem fazer o levantamento de dados por conta própria antes de bolar uma estratégia de marketing.

Considerações finais

As plataformas e ferramentas desenvolvidas ao longo dos anos na internet serviram, com o passar do tempo e da necessidade, como grandes bases para o planejamento de estratégias empresariais, estejam elas focadas em na área de marketing ou financeiras.

A Web Analytics é uma delas que, assim como as outras, podem ser os primeiros passos para se reparar erros e manter o foco nos acertos de uma empresa.

Com vários métodos de ser registrado os dados, um empreendimento pode avaliar melhor os acertos e erros que obtiveram para então, melhorá-los ou mudá-los conforme o que se é mais acessado por um usuário ou pelo público-alvo.

Com isso, a utilização de Web Analytics passa a ser uma peça estratégica de um bom plano de marketing.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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