9 brincadeiras antigas de rua

9 brincadeiras antigas de rua

6 10 99
9 brincadeiras antigas de rua 10 6 99



Além de diversão, as brincadeiras de rua ajudam na capacidade de interação e aprendizado da criançada. 


Com o avanço da tecnologia, muitas crianças se renderam à diversão na internet, como os jogos eletrônicos, vídeos e as redes sociais. Mesmo assim, algumas brincadeiras antigas de rua ainda resistem a essa mudança e continuam divertindo a criançada de diferentes gerações, seja dentro de casa, nas festinhas ou na escola.


Além da distração, esses jogos ao ar livre também contribuem para o desenvolvimento infantil, estimulando a sociabilidade, o aprendizado e a criatividade dos pequenos. 


Por isso é tão importante que os pais ensinem seus filhos a se divertirem com essas brincadeiras que, além de saudáveis e divertidas, são muito educativas. Montamos uma lista com sugestões de jogos nesse estilo para você colocar em prática e se divertir com a garotada!              

1. Queimada 

Sem dúvidas, a maioria das pessoas já brincou de “queimada” na infância. Nesse jogo, as crianças são distribuídas em dois grupos que devem ocupar lados opostos do campo. 


O objetivo da brincadeira é eliminar os membros da equipe rival, acertando a bola em alguma parte do corpo deles. No final, será vencedor o grupo que conseguir “queimar” todos os adversários.  

2. Esconde-esconde 

O “esconde-esconde” também está entre as brincadeiras de rua mais famosas da história. Para se divertir com esse jogo, o ideal é que ele seja realizado em uma área bem extensa, como um quintal ou um pátio, por exemplo. 


A brincadeira começa com uma criança sendo escolhida para ficar de olhos fechados e fazer a contagem, enquanto os demais participantes se escondem. Após terminar a sequência de números, essa criança sairá em busca dos membros que estão escondidos. 


Eles podem fugir do esconderijo antes e se salvar, chegando no ponto de contagem antes que sejam pegos. O primeiro jogador a ser descoberto será o próximo a realizar a contagem.    

3. Pega-pega

O “pega-pega” é uma brincadeira muito simples, mas que não deixa ninguém parado. Nesse jogo, é preciso escolher uma criança para se tornar o pegador, que deverá correr atrás dos outros jogadores até encostar em alguém. O primeiro participante a ser alcançado por ele será o próximo pegador, e o jogo segue.   

4. Taco 

Esta brincadeira também costuma ser conhecida pelo nome “bets” em alguns estados do Brasil. Ela consiste em um jogo realizado em dupla, em que os participantes têm a missão de proteger um objeto, impedindo os adversários de arremessar uma bola nele.  


Durante a brincadeira, as duplas devem tentar fazer o máximo de cruzamento de tacos que conseguirem. Quem derrubar o objeto da equipe adversária com a bola ganha a posse do taco.      

5. Estátua

Outra brincadeira ao ar livre bem simples para ensinar a criançada é “estátua”. Nesse jogo, assim que for dado um alerta, todos os participantes devem ficar imóveis, perdendo quem se movimentar após essa ordem. 


Para fazer o anúncio, a brincadeira pode ter um líder que escolherá o momento em que todo mundo deve ficar quieto. Também é possível jogar com uma música, e todos podem dançar enquanto ela estiver tocando, mas logo que esse som for pausado, nenhum movimento mais pode ser executado.   

6. Amarelinha 

A “amarelinha” é outra brincadeira de rua que sempre fez sucesso entre a garotada. Antes de iniciar esse jogo, as crianças devem desenhar um diagrama numerado no chão, terminando o percurso com uma casa escrita “céu”. 


A brincadeira funciona assim: a criança deve jogar uma pedrinha dentro de um dos blocos. Depois disso, ela vai percorrer esse caminho até o “céu”, pisando conforme o número de casas. Não é permitido colocar o pé no local onde está a pedrinha e, na volta, ele deve recolhê-la, começando, assim, a vez do próximo jogador.    

7. Bolinha de gude 

As bolinhas de gude também são outra forma de diversão que existe desde as civilizações antigas. Para jogar, é preciso colocar as bolas de vidro no chão, dentro de um triângulo desenhado a giz. 


Cada jogador deve lançar uma bola em direção a esse grupo de bolinhas, tentando eliminar do triângulo as que pertencem aos adversários. No final, o vencedor será aquele que conseguir mais bolinhas no jogo.  

8. Batata-quente 

O jogo da “batata-quente” é uma ótima opção para grupos maiores de crianças. Todos os participantes devem permanecer sentados e uma música será utilizada para guiar o jogo.


Enquanto ela estiver tocando, os jogadores devem passar uma bola de mão em mão, parando logo que a canção for pausada. A criança que ficar com o brinquedo será eliminada, vencendo aquele que sair por último das rodadas. 

9. Corda  

A corda também fez parte da infância de muitas pessoas. Ela pode ser usada em brincadeiras de diferentes formatos, por exemplo, para montar um cabo de guerra. Nos jogos de pular, é comum que essa brincadeira seja acompanhada de músicas para dar ritmo aos movimentos. 


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top