Tudo o que você precisa saber sobre esfoliação facial

Tudo o que você precisa saber sobre esfoliação facial

6 10 99
Tudo o que você precisa saber sobre esfoliação facial 10 6 99

 

Quer começar a ter uma rotina de skincare? A esfoliação é essencial. Conheça!


Uma rotina de skincare faz toda a diferença na pele. Limpar, tonificar, hidratar e, claro, esfoliar a pele são passos que não podem faltar na sua sequência de cuidados.


Uma boa esfoliação pode acontecer de maneiras diferentes. Você sabia que a esfoliação química não precisa provocar atrito na pele? Quando se conhece bem o processo, é possível escolher os produtos mais adequados para a sua condição.


Entenda agora tudo o que é necessário saber sobre esfoliação facial!

O que a esfoliação facial faz?

A esfoliação é uma espécie de limpeza profunda da face. Ela remove as células mortas e, portanto, otimiza a renovação celular e a produção de colágeno. Quando o produto retira essa camada de resíduos, a pele fica mais viçosa e com aspecto saudável. Por isso, é muito comum que a pessoa saia de um peeling com o rosto bem brilhante.


Outro fator importante é que a renovação celular ajuda na diminuição de manchas. Por isso, é importante fazê-la tanto no rosto quanto no corpo. Os produtos, no entanto, devem ser diferentes, respeitando a sensibilidade facial.

Qual é a diferença entre esfoliação química e física?

Quem já procurou dicas de esfoliação caseira já se deparou com misturas de alimentos que mais parecem receitas de doce. A receita com mel e açúcar, por exemplo, é uma das mais populares e também um tipo de esfoliação física: enquanto o açúcar remove mecanicamente as células mortas, o mel facilita a massagem e traz a sensação de pele macia e hidratada.


Para quem não gosta de receitas caseiras, há uma série de produtos no mercado com essa mesma proposta. O atrito de suas partículas remove as células mortas. Uma massagem muito intensa do produto na pele, porém, pode machucar.


Atualmente, a maneira mais tecnológica acontece por meio de esfoliantes químicos, ou seja, ácidos que, em contato com a pele, promovem a descamação. Esses produtos não precisam ser esfregados, apenas aplicados na região que se deseja esfoliar.


Apesar de não esfoliar mecanicamente, o esfoliante químico proporciona um resultado mais intenso. Portanto, é preciso ter mais cuidado após sua utilização. Por exemplo: jamais se deve sair ao sol sem passar um protetor solar bem potente antes.


Existe também a esfoliação enzimática, em que são usadas enzimas (naturais ou sintéticas) que "comem" as células mortas e o excesso de oleosidade presente na epiderme. Apesar de não ser tão comum, é muito eficaz.


A esfoliação substitui a hidratação?

De jeito nenhum! Ao contrário: quando a pele está desidratada, até uma esfoliação leve pode ser considerada uma "agressão", já que sua barreira protetora fica prejudicada.


O ideal é que haja uma rotina de skincare com o uso de hidratantes diariamente. É possível, por exemplo, usar um produto mais sequinho pela manhã e mais potente à noite. Após a esfoliação, o ideal é usar um com propriedades calmantes.

Quem tem pele sensível pode fazer esfoliação facial?

Sim! O ideal, claro, é seguir a orientação de um dermatologista. Para quem deseja aprender quais ingredientes procurar em um dermocosmético — principalmente quem tem pele sensível, que apresenta irritações facilmente — o melhor é procurar um esfoliante químico com ácido lático. Leve, ele promove a renovação celular enquanto mantém o rosto hidratado e viçoso.

Posso esfoliar o rosto todos os dias?

Mesmo uma pele muito oleosa pode ficar sensibilizada com a esfoliação constante. Isso porque essa frequência não permite que as células se desenvolvam. Então, na hora de esfoliar, você acaba removendo parte da camada protetora, além de células ainda jovens.


Então, qual é a frequência correta das esfoliações? Depende do seu tipo de pele. A oleosa pode ser esfoliada com mais frequência, até duas vezes por semana.  Já a seca e sensível precisa de um espaçamento maior entre uma sessão e outra, que pode ser de uma vez por semana ou a cada quinze dias.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top