Quais são as principais técnicas de black hat SEO?

Quais são as principais técnicas de black hat SEO?

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Você já ouviu falar em Black Hat SEO? São estratégias que uma empresa pode adotar visando a conseguir um bom posicionamento no rankeamento de ferramentas de busca. 

A sigla SEO é para Search Engine Optimization, que no português significa otimização em mecanismos de busca.

Um grande desafio para uma empresa é a possibilidade de aparecer com alguma vantagem em resultados de busca para os usuários. 

Isso depende da relevância de seu conteúdo, da quantidade de acessos à página, da quantidade de interação com outros produtos ou empresas (patrocínio) e do engajamento que ela gera, isto é, o tráfego orgânico dos clientes que a acessam.

Portanto, se uma empresa de limpeza de condomínios quer entrar na disputa pelo lugar ao sol, ela precisa gerar conteúdos relevantes para gerar tráfego de usuários em seu site.

Além de ser reconhecida pelos mecanismos de busca a fim de ser bem posicionada e aparecer para mais possíveis clientes.

Atualmente, há uma vasta gama de recursos que podem ser utilizados para alavancar o tráfego de usuários. 

Uma delas é utilizar ferramentas que indiquem as principais palavras buscadas em mecanismos de busca e utilizá-las como palavras-chave.

A partir daí, você saberá quais as melhores palavras a serem utilizadas para tratar sobre o seu produto. 

Por exemplo, se a palavra “tela para piscina” está em alta nos resultados, convém para uma loja de piscinas postar conteúdos sobre esse produto, apresentando sua variedade de ofertas deste produto utilizando essas palavras-chave.

Outro movimento que essa empresa pode fazer a partir desse resultado é optar por falar sobre esse produto, pois sabe que está em alta, mas utilizar outras palavras-chave, por exemplo, sinônimos que poderão ajudá-la caso o usuário busque com outras palavras.

Nesse caso, se uma mecânica que vê que as pessoas têm buscado muito por “baterias de motor”, um movimento que ela poderia fazer é descrever esse produto com mais detalhes da marca que pretende vender, por exemplo, “bateria heliar 60 amperes”.

Dessa forma, ela sabe quais produtos colocar em destaque e de que forma nomeá-los para atingir o maior número de pessoas interessadas.

Seja por se adequar à maioria dos termos procurados, seja por utilizar outras possibilidades de termos que se referem ao mesmo produto.

Entre esses recursos, há um conjunto de técnicas cuja prática é eticamente questionável, pois envolvem um tráfego inorgânico de usuários, e podem entrar em conflito com as políticas das ferramentas de busca.

Portanto, é preciso tomar cuidado na hora de fazer esse movimento, como no caso das Black Hat SEO. 

Algumas delas são:

  • Link Farms;

  • Keyword Stuffing;

  • Conteúdo oculto;

  • Link Wheels;

  • Spam em comentários.

Neste artigo, vamos analisar a importância de se dedicar ao rankeamento da sua página nas ferramentas de busca e quais são as técnicas mais comuns de Black Hat SEO.

Importância de utilizar técnicas para melhorar o rankeamento

Há uma infinidade de produtos e serviços sendo oferecidos na internet diariamente. Se sobressai quem consegue demonstrar que tem um conteúdo relevante para a ferramenta de buscas.

Já não basta “apenas” oferecer um bom serviço ou um produto de qualidade, ainda que a internet tenha surgido para facilitar e expandir as possibilidades de atingir pessoas, ainda é necessário disputar a visibilidade.

As técnicas de Black Hat SEO fazem com que um site atinja um bom posicionamento independentemente de oferecer um bom serviço ou um conteúdo relevante.

A partir dele, não importa se a taxa de 5 mil cliques em um anúncio de aluguel de máquinas para piso realmente significou que todas essas pessoas estavam procurando isso e encontraram, pois o que importa é que houve um acesso (ou muitos).

Assim, esse recurso se trata de um caminho de mão dupla, pois, ao mesmo tempo que a princípio pode colocar um site nos primeiros resultados, pode entrar em conflito com as diretrizes da ferramenta de busca e fazer com que o site seja penalizado.

Para usar uma analogia, se os internautas surfam na internet, o black hat é como uma onda artificial ou uma rede na qual o usuário cai como peixe.

Um oceano de links

Você já acessou um site para procurar um produto e se deparou com um texto que, a cada 10 palavras, uma era um link? 

O nome dessa estratégia é Link Farms, que em português significa algo próximo de um “cultivo de links”, e ela é utilizada para dar a entender que esse site é relevante a ponto de muitas pessoas terem investido em publicidade nele.

Muitas vezes, os operadores compram domínios relacionados a seus campos de venda para criar backlinks.

Isto é, links que poderão gerar tráfego entre os sites de uma só empresa, além de dar a ideia de uma relevância do site. Essa estratégia também é conhecida como “Link Wheels” (roda de links).

Por exemplo, uma loja de utilidades de escritório obtém a informação de que o termo “ribbon etiqueta” tem sido muito buscado e resolve fazer um post promovendo seu produto.

Além de já ter a informação de que é um produto em alta e por isso saber que pode ser interessante oferecer mais de uma variedade de marcas e pensar em outros termos que poderiam ser buscados para a descrição da fita. 

A partir dessa estratégia, a indicação seria comprar um outro domínio e criar um link com algum produto relacionado, como “aluguel de multifuncionais”, no meio do texto, o que criaria uma nova corrente de redirecionamento.

Assim o buscador entende que se trata de um negócio que está movimentando o mercado, entretanto a experiência pode não ser das melhores para o usuário.

As palavras-chave podem ser como o lixo no oceano

A técnica de Keyword Stuffing pode ser explicada por sua tradução literal: “enchendo de palavras-chave”. 

Até certo nível, isso pode funcionar, principalmente, se a inserção estiver relacionada a outros links, produtos, serviços relacionados e que realmente existem.

Entretanto, algumas empresas caem na comodidade de apenas inserir tais palavras para gerar engajamento sem nem ao menos criar um sentido para a sua presença. 

E então você acessa um site que faz limpeza de tapetes ao domicílio e nada mais faz sentido.

Usando dessa forma equivocada, fica evidente que esse conteúdo não tem nada a ver com a experiência do cliente, fica feio para a empresa e pode gerar penalidades.

Um oceano sem peixes

O último elemento da nossa lista são as palavras ocultas. Essa técnica serve para literalmente enganar os indexadores das ferramentas de busca. 

O operador adiciona as palavras-chave ao texto e isso faz com que o site aparecesse como resultado de busca, entretanto, quando o usuário acessa a página, a palavra não aparece no texto. 

Algumas pessoas colocam elas transparentes, outras em letras minúsculas e outras simplesmente fazem alguma mágica.

Imagine um cenário em que você está reformando a área de serviço do seu apartamento e resolve comprar uma porta de alumínio para cozinha a fim de separar os dois ambientes. 

Portanto, se você está buscando as opções, pesquisando os preços, e abre um site de uma construtora, na página não há nenhum indício de falar sobre tal porta e o texto nem se trata de pequenas reformas, é apenas uma propaganda sobre construção. 

Você gostaria de cair em um link desses? Ao utilizar essa ferramenta, cabe ao operador do site certa noção sobre a palavra-chave e o contexto da possível busca do usuário. 

Mesmo que a palavra-chave fosse escondida do texto, o conteúdo pode ser aproximado a ponto de, ao menos, oferecer alguma aprendizagem ou qualquer coisa que realmente seja do interesse da pessoa que acessou o link.

Considerações finais

Muitas vezes, o Black Hat SEO pode gerar certos transtornos para o cliente, principalmente, quando oferece links que não existem ou conteúdos irrelevantes relacionados a um assunto.

Entretanto, isso não significa que um bom negócio possa utilizar dessa prática para garantir um bom posicionamento nos resultados de buscas como um start para seu negócio. 

Basta tentar achar o caminho do meio entre proporcionar uma boa experiência para o cliente e seguir uma estratégia para um bom posicionamento. Mas, é importante estar atento, pois o tiro pode sair pela culatra. 

Primeiro porque as ferramentas de busca fazem certa fiscalização dessas práticas e segundo porque isso está longe de ser uma técnica para atrair clientes ou gerar acessos que tenham algum significado para os números da empresa.

Uma vez que, enquanto armadilha, as pessoas clicam no link, saem e nunca mais voltam. 

Outros usuários vão clicar no link, mas nesse ponto cabe refletir se a sua intenção com seu negócio é fidelizar clientes ou gerar links. É válido lembrar que esses acessos podem ocorrer de maneiras mais éticas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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