Para que serve o Agrião? Conheça seus benefícios e propriedades para a saúde

Para que serve o Agrião? Conheça seus benefícios e propriedades para a saúde

6 10 99
Para que serve o Agrião? Conheça seus benefícios e propriedades para a saúde 10 6 99


Você sabia que, além de ser muito nutritivo, o Agrião é super versátil? Ele pode ser usado em saladas, caldos, sopas e até como acompanhamento de assados!

Suas propriedades são muito nutritivas e o torna muito bom para o corpo, como a prevenção da anemia e até o controle da pressão e ansiedade.

Nasturtium officinale é o seu nome científico. Planta nativa da Europa e da Ásia Central, o Agrião gosta de água e por isso cresce facilmente em lugares úmidos, como rios, córregos e etc.

É muito rico em vitaminas, atua como descongestionante e auxilia no processo digestivo. Veja abaixo como incluí-lo em seu cardápio do dia a dia:

Benefícios do Agrião para a Saúde

Plantas como o Agrião, que são consideradas hortaliças da água tem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois são ricos em vitaminas A, B, C e K.

O Agrião também tem potássio, ferro, cálcio e fósforo. Por isso, é um vegetal de baixíssimas calorias, o que ajuda a manter o peso.

Existem boas quantidades de caroteno e folatos. Em sua composição existem carboidratos e sódio em quantidades ideais para o seu corpo. 

Apesar das características benéficas, as mulheres grávidas, especialmente no início da gravidez e as pessoas que sofrem de gastrite ou problemas renais, devem evitar o consumo do Agrião.

Agora, se você não está grávida e não sofre de gastrite e doença renal, inclua água em suas refeições e aproveite todos esses benefícios:

  • Reduz a pressão arterial,

  • Fortalece ossos e dentes

  • Combate e alivia os sintomas de doenças respiratórias

  • É bom para o desenvolvimento das crianças,

  • Ajuda a prevenir a diabetes.

  • Ajuda no processo de abate.

  • Melhora a saúde dos olhos,

  • Deixa a anemia,

  • Deixa a saúde dos olhos

  • Deixa a saúde dos olhos, A pele mais bonita

  • Ajuda no processo digestivo

Como você pode ver, o Agrião é um alimento muito versátil e rico em vitaminas. Tem muitos benefícios para a saúde, desde tratar certos problemas até prevenir muitas doenças e compensa você fazer uso dele no seu dia a dia.

Como devo consumir?

O Agrião pode ser consumido de várias maneiras. Desta forma, você pode desfrutar de todos os benefícios e gostos ao longo do dia!

É possível fazer sucos (funciona muito bem como detox), refogado em sopas, caldos ou da maneira mais fácil e conhecida: salada!

A maneira mais simples e natural é fazer salada com as folhas de Agrião. Para fazer isso, comece separando as folhas que você vai usar, descartando as danificadas. Corte as hastes mais grossas (se você preferir) e lave tudo muito bem com água corrente. 

Com as folhas lavadas e higienizadas, você pode temperar à gosto, como com sal, azeite e limão. O sabor do Agrião é muito característico e forte.

Se você não gosta de sabores muito intensos, adicione outro item à sua salada, como alface, tomate, pepino e cenoura ralada. Isso pode quebrar um pouco o sabor característico do agrião.

Utilizando Agrião em Assados

O que poucos sabem é que dá para fazer um prato completo para o almoço ou jantar com essa versátil hortaliça!

Para começar, escolha, lave e limpe o Agrião. Corte os talos mais grossos e se o pé for muito grande, corte-os ao meio.

Adicione azeite ou manteiga em uma frigideira (a quantidade deve ser suficiente para a quantidade de folhas). Acrescente 3 dentes de alho (mais ou menos à gosto). Você pode utilizar uma pimenta malagueta também, caso goste de sabores mais picantes.

Envolva o agrião com a manteiga/azeite e quando as folhas começarem a murchar, tempere com sal e retire do fogo. Está pronto para servir!

Viu como o Agrião é alimento muito nutritivo e muito versátil na cozinha? Você pode criar pratos e acompanhamentos incríveis e saborosos! Teste em sua casa e volte aqui para nos contar como ficou a sua receita!

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top