Como escolher uma luminária para sua sala de estudos e trabalho?

Como escolher uma luminária para sua sala de estudos e trabalho?

6 10 99
Como escolher uma luminária para sua sala de estudos e trabalho? 10 6 99



Uma iluminação adequada é indispensável em qualquer ambiente que exija foco


Quem trabalha em escritório ou ainda estuda em casa sabe o quão importante é ter uma boa iluminação do espaço. A depender do local, a luz natural pode ser aproveitada durante boa parte do dia, mas quando isso não é possível o jeito é apelar para as luzes artificiais.


Exatamente por isso que é fundamental que este tipo de ambiente tenha luzes adequadas e bem direcionadas. Um exemplo é a clássica luminária de mesa, que consegue concentrar a luz num ponto mais específico, facilitando a leitura de livros ou o uso do notebook.


Hoje vamos falar um pouco mais sobre iluminação em ambientes como sala de estudos e trabalho e ainda mostrar quais as melhores opções de luminária para se ter em tais espaços.

Iluminação ideal

Quando se fala em iluminação ideal, é preciso considerar quais serão as necessidades do ambiente em questão. Por exemplo, um quarto, sendo um lugar de relaxamento e descanso, exige uma iluminação mais suave, oferecendo assim mais conforto visual para a hora de dormir.


Um escritório ou sala de estudos, por sua vez, pede exatamente o contrário: luzes que ajudem a manter a atenção de quem está estudando ou trabalhando. Ter em mente essa diferenciação é fundamental para poder encontrar um equilíbrio de luzes e, consequentemente, uma iluminação ideal de acordo com o espaço.


Portanto, o primeiro passo em qualquer projeto de iluminação é saber quais as necessidades do ambiente em questão. No caso de uma sala de estudos e trabalho, as luzes não podem ser nem tão fracas nem tão fortes a ponto de causarem mal-estar, incômodo na visão ou dor de cabeça.


Nesse sentido, vale a pena conhecer os principais tipos de iluminação para escolher o tipo certo para o seu escritório ou sala de estudos. Lembrando que, sim, é possível misturar diferentes tipos em um mesmo ambiente de forma harmoniosa.

Iluminação geral

É o tipo de iluminação que permite maior homogeneidade por preencher todo o ambiente de forma horizontal. Por auxiliar na concentração, é bastante indicada para sala de estudos e trabalho.

Iluminação natural

Como o próprio nome sugere, a iluminação natural é aquela oferecida pelos raios de sol. É super recomendada em todos os ambientes por fazer bem ao nosso organismo e, de quebra, ajudar na redução do uso de energia elétrica.

Iluminação indireta

Para quem busca um ambiente mais intimista, a iluminação indireta é uma ótima opção porque direciona a luz para um ponto específico. Consequentemente, a luz se reflete e se espalha pelo ambiente. Em espaços de estudos, deve ser usada com moderação.

Iluminação difusa

Em espaços compartilhados e salas maiores, vale a pena investir numa iluminação difusa que garante mais equilíbrio, sem brilho excessivo ou o risco de formação de sombras.

Iluminação direta

Por fim, mas não menos importante, há também a iluminação direta. As luminárias são ótimos exemplos deste tipo de iluminação que fica focada em uma direção específica. Para quem trabalha ou estuda, são modelos indispensáveis.

Tipos de luminária

De modo geral, o mais indicado na hora de adquirir uma luminária é optar por modelos que tenham luz de LED branca. Como benefícios, temos a melhora na atenção e no foco visual e mental, além de ser mais econômica quando comparada com luzes amareladas.


O formato vai variar muito conforme o seu gosto, mas é mais indicado buscar por luminárias que possam ser ajustadas manualmente. Elas podem ser pendentes, de mesa, de chão ou até mesmo fixas, mas é preciso haver movimento de modo que a luminária se ajuste ao foco que você deseja dar.


Lembre-se também de escolher a luminária de acordo com o estilo do ambiente — mais moderno, rústico, minimalista, industrial, etc. Com todas essas dicas, com certeza, você terá uma sala de estudos e trabalho iluminada na medida certa.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top