Entenda a importância de viajar periodicamente

Entenda a importância de viajar periodicamente

6 10 99
Entenda a importância de viajar periodicamente 10 6 99



Conhecer outros lugares traz diversos benefícios para a saúde, diminui as chances de depressão e ainda estimula a criatividade


O poeta Mário Quintana dizia que viajar é mudar a roupa da alma. Ele tem razão! Essa mudança, especialmente de olhar, pode te fazer uma pessoa melhor em vários sentidos (incluindo sua saúde), e é por isso que todo mundo deveria viajar, pelo menos, uma vez por ano.


Fazer uma lista dos destinos que você gostaria de conhecer e se planejar com antecedência é o melhor jeito de fazer uma viagem econômica e sem passar perrengue. As alegrias já começam nessa fase, quando você começa a imaginar o que te espera no próximo destino.


Você é do tipo que não viaja muito ou nem se lembra da última vez que tirou férias? Pois saiba que está perdendo vários benefícios para o corpo e para a mente. A seguir, uma lista com os benefícios proporcionados pela viagem, que vai te fazer querer começar a pesquisar passagens agora mesmo.

Faz bem para a saúde

Os benefícios de uma viagem para a saúde podem ser tantos, que muitos médicos estão começando a prescrever férias para alguns pacientes. Primeiro, porque viajar ajuda a reduzir o nível de cortisol, o hormônio do estresse. Isso, por si só, diminui o risco de várias doenças, além de aumentar a sensação de bem-estar.


Estudos de vários países já investigaram o assunto e comprovaram que viajar pode melhorar, por exemplo, a saúde cardiovascular, entre outros motivos, porque ajuda a diminuir a pressão arterial. 


E não é só a saúde física que ganha. Quem viaja mais tem menos chances de desenvolver quadros de depressão e ansiedade. Conhecer lugares novos pode ser, inclusive, parte do tratamento desses problemas.


Se a viagem for para algum lugar com contato intenso com a natureza, melhor ainda. Além de respirar ar mais puro, ficar perto do verde e da água pode melhorar o funcionamento cognitivo, fortalecer a imunidade, diminuir processos inflamatórios e muito mais.

Abre horizontes

Viajar é uma das melhores formas de abrir a mente para novas possibilidades, afinal, você vai conhecer outros lugares, outras pessoas, outras culturas e outros modos de organização social. Não é por acaso que muita gente relata que resolveu “mudar de vida” depois de alguma viagem inspiradora.


Isso tem efeitos também na sua capacidade de raciocínio e criatividade. Mudar de ares pode ser uma boa ideia até para aqueles momentos em que a gente está com um problema que parece sem solução — sair da rotina pode te ajudar a pensar em alternativas.

Promove o autoconhecimento

Mesmo que você viaje com outras pessoas, sair da rotina de lugares com os quais você está acostumado te obriga a desafiar alguns limites, sendo uma ótima oportunidade para descobrir mais coisas sobre você mesmo.


Se você puder programar alguma viagem sozinho de tempos em tempos, melhor ainda. Isso vai te obrigar a sair ainda mais da sua zona de conforto e te incentivar a conhecer novas pessoas, que estão entre as partes mais interessantes de qualquer lugar.

Aumenta seu conhecimento geral

Conhecer outros lugares também é uma ótima forma de aprender. Você pode aproveitar para conhecer um pouco mais da história do novo lugar; aprender geografia, ao conhecer outros biomas; de sociologia, ao observar como as pessoas se relacionam por lá; de culinária, ao provar novos pratos; e assim por diante.


Todos esses novos conhecimentos voltam com você na bagagem e podem te ajudar a ser uma pessoa mais empática, resiliente e interessante. Fora que quem viaja tem muito mais histórias para contar, não é mesmo?

Melhora a produtividade no trabalho

Isso mesmo! Sair um pouco do ambiente para espairecer pode te ajudar a ser mais produtivo no trabalho na volta. Não só porque você provavelmente voltará menos estressado, mas também porque conhecer novos lugares é inspirador e contribui para a sua motivação. Não está rendendo nada? Que tal tirar uns dias de folga?

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top