Como funciona a segurança no trabalho industrial?

Como funciona a segurança no trabalho industrial?

6 10 99
Como funciona a segurança no trabalho industrial? 10 6 99

 



O principal objetivo da segurança industrial é prevenir acidentes de trabalho, lesões, doenças ou morte. Antes de sabermos sobre segurança industrial, deixe-nos saber o que é segurança.


A segurança é uma condição que lhe dá isenção de perigos, riscos e acidentes que podem causar ferimentos, danos, perda de material ou danos materiais e até mesmo a morte. Em sua forma mais simples, a eliminação do perigo também é conhecida como segurança. (A condição ou estado de estar seguro, livre de perigo ou perigo, isenção de ferimento, lesão ou perda).


Por isso é muito importante que todos os equipamentos que serão utilizados por operários tenham um laudo para maquinas nr12 para total segurança do trabalhador.

O que é Segurança Industrial?

A segurança industrial é principalmente uma atividade de gestão que se preocupa em reduzir, controlar e eliminar os perigos das indústrias ou unidades industriais. (A segurança industrial é definida como políticas e proteções postas em prática para garantir a proteção da fábrica e dos trabalhadores da fábrica contra perigos que possam causar ferimentos).


A segurança é uma necessidade básica em qualquer indústria. O programa de segurança no local de trabalho cria uma atmosfera positiva e pode ajudar a melhorar a moral dos trabalhadores.


A segurança deve sempre ser a principal preocupação das instalações industriais, desde a proteção dos funcionários contra ferimentos acidentais até a proteção do equipamento contra danos graves, que por sua vez podem resultar em tempos de inatividade e reparos dispendiosos.

O que é gestão de segurança industrial ?

A gestão da segurança industrial é uma seção da gestão que inclui a função gerencial de estabelecimento de objetivos e o processo de planejar, organizar, controlar e direcionar para reduzir ou eliminar percalços industriais e também incentivar os trabalhadores a trabalhar com segurança.


A segurança desempenha um papel vital na indústria, protegendo funcionários e ativos, minimizando perigos, riscos, acidentes e quase acidentes.

Por que a segurança industrial é importante?

  • A necessidade básica de segurança na indústria ou em qualquer outro campo é prevenir a ocorrência de acidentes e perigos que às vezes causam grandes perdas de vidas, propriedades e meio ambiente.

  • Todo e qualquer funcionário do setor deseja trabalhar em um ambiente seguro e protegido e é responsabilidade moral do setor buscar a proteção do funcionário.

  • Porque todos os anos ocorrem milhões de acidentes industriais que resultam em uma perda de tempo de produção equivalente à perda de milhões de horas de homem e máquina.

  • Uma lesão grave ou morte no local de trabalho muda para sempre a vida de famílias, amigos e colegas de trabalho. A perda e o sofrimento humano são imensuráveis ​​e intoleráveis, por isso é necessário manter a segurança industrial.

  • A segurança é importante para proteger o meio ambiente contra danos causados ​​por acidentes industriais e também para minimizar perdas financeiras, danos materiais, acidentes, ferimentos e até morte.

Tópicos de segurança industrial:

  1. Segurança geral

  2. Saúde e segurança Ocupacional

  3. Segurança do Processo

  4. Ficha de Dados de Segurança do Material

  5. Segurança do Trabalho

  6. Segurança contra incêndios

  7. Segurança elétrica

  8. segurança na construção

  9. Segurança ergonômica

  10. Segurança no trabalho em altura

  11. Segurança química

  12. Segurança contra radiação

  13. Segurança ambiental

Algumas regras que salvam vidas na indústria:

  1. Trabalhar sob a influência de álcool ou drogas ilícitas

  2. Não cumprimento da regra do espaço confinado

  3. Iniciar o trabalho sem autorização/autorização de trabalho

  4. Não cumprimento de condições essenciais para garantir a segurança da soldagem e corte a gás.

Métodos de prevenção de acidentes:

  • Prevenção de atos inseguros

  • Prevenção de condições inseguras

  • Sistema de etiqueta de segurança

  • Segurança na manutenção da mangueira

  • Treinamento de funcionários em segurança

  • Lista de verificação de perigo

  • Código de cores

  • Motivando os funcionários para a segurança

  • Auditoria de segurança

Responsáveis pela Prevenção de acidentes:

  • Engenharia

  • Educação

  • Aplicação

  • Entusiasmo

  • Avaliação

O que é uma lesão?

Lesão é dano físico ou dano ao corpo resultante de uma troca de energia (geralmente aguda, mecânica, química, térmica ou outro ambiente) que excede a tolerância do corpo.

O que é lesão incapacitante?

Lesão incapacitante é uma lesão que causa morte, incapacidade permanente ou qualquer grau de incapacidade total temporária além do dia da lesão.

O que é um acidente?

É um evento inesperado ou não planejado que pode ou não resultar em ferimentos ou danos ou perda de propriedade ou morte.

O que é equipamento de proteção individual?

É o equipamento usado para proteger a pessoa de perigos como poeira, sujeira, fumaça, faíscas, etc. É a barreira entre o perigo e a pessoa.

Perguntas frequentes para segurança industrial?

O que é um incidente?

Qualquer evento que possa resultar em:

1. Lesões e doenças.

2. Danos materiais.

3. Liberação ambiental.

4. Interrupção de negócios etc.

Qual é o perigo?

Qualquer condição real ou potencial que possa causar ferimentos, doenças ou morte ao pessoal, danos ou perda de um sistema, equipamento ou propriedade, ou danos ao meio ambiente.


Por exemplo, trabalhadores podem ser eletrocutados ao tocar em contatos expostos em painéis elétricos contendo alta tensão.

O que é um contratempo?

Um evento não planejado ou uma série de eventos resultando em morte, lesão, doença ocupacional, dano ou perda de equipamento ou propriedade, ou danos ao meio ambiente.

Por exemplo, trabalhadores foram eletrocutados ao tocar em contatos expostos em painéis elétricos contendo alta tensão.

Anterior
Novidades
Próximo
Postagem mais antiga

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top