5 dicas para aderir a uma vida mais saudável

5 dicas para aderir a uma vida mais saudável

6 10 99
5 dicas para aderir a uma vida mais saudável 10 6 99



Cuidados com sono, alimentação e vida social são importantes para manter a saúde


Os hábitos saudáveis são indispensáveis para criar um futuro com mais qualidade de vida, diminuindo os riscos de desenvolver doenças e problemas de saúde. Mas, para que isso seja possível, é importante começar a adotar uma rotina de vida saudável no presente, cultivando-a para que seus resultados se prolonguem com o passar dos anos.


Uma das principais recomendações é praticar exercícios regularmente, usando roupas confortáveis, movimentando, assim, o corpo todo e beneficiando também a mente. Abaixo, conheça outras dicas que são úteis em qualquer idade e que são muito boas para a sua saúde.

Estabeleça um horário para dormir 

Ter qualidade de sono e dormir bem é questão de hábito, algo que exige a repetição para que o corpo se acostume. Por isso, é aconselhável ir dormir sempre no mesmo horário (incluindo os finais de semana) para que o cérebro se acostume e seja possível dormir o mínimo recomendado, que é de oito horas por dia.


Essa é uma boa dica também para quem tem dificuldade para dormir ou sofre de insônia. No começo, não será uma tarefa fácil, mas, aos poucos, o organismo se acostuma e adquire o hábito.


Para facilitar, evite ficar exposto à luz artificial de dispositivos como TV, computador e smartphone logo antes de dormir. Isso mantém o cérebro agitado e dificulta pegar no sono. O ideal é fazer um intervalo de ao menos 30 minutos entre o uso desses dispositivos e a hora de dormir.

Crie uma dieta balanceada e sem restrições

Uma dica que nunca fica velha quando o assunto é ter um estilo de vida mais saudável é adotar uma dieta balanceada. Ela deve ser rica em comidas saudáveis, como frutas, legumes e verduras, e deve-se evitar o consumo de  frituras, alimentos gordurosos ou ultraprocessados.


No entanto, isso não quer dizer que você nunca poderá comer esses alimentos. Permita-se comer aperitivos, doces e outras delícias de vez em quando, tomando cuidado apenas para não cometer exageros. Outro bom conselho é evitar jejuns prolongados, pois isso torna a dieta irregular, atrapalhando a saúde. Para evitar isso, quando estiver trabalhando, por exemplo, leve alguns lanchinhos de casa para comer durante o expediente.

Tenha uma vida social ativa

A socialização também é um aspecto importante da saúde humana, uma vez que somos seres sociais. Assim, é importante manter contato com os amigos e familiares, nem que seja virtualmente por meio de troca de mensagens ou videochamadas. Sempre que for possível, convide-os para visitar a sua casa ou sair para passar um tempo juntos, mantendo essas conexões vivas.

Pratique seus hobbies regularmente

Aproveitar os momentos de lazer e descanso para fazer o que gosta também é importante para deixar o estresse de lado, cuidando, assim, da sua saúde mental. Com isso, aproveite esses intervalos para praticar o instrumento que gosta, sair com os amigos, praticar algum esporte, pintar, ler livros, assistir a filmes e séries ou até mesmo aprender novas habilidades.


Também é importante nunca deixar de procurar por novos hobbies. Muitas vezes, você pode se cansar de fazer a mesma atividade sempre, mas saiba que não é obrigado a repeti-las. Fique aberto a novas experiências, pois há boas chances de você encontrar uma nova atividade para fazer no tempo livre.

Faça exercícios físicos

Exercitar-se é importante tanto para a saúde do corpo quanto para a saúde da mente, pois além de fortalecer o organismo, a prática de atividades físicas também reduz os níveis de estresse e aumenta a sensação de felicidade. Dessa forma, é fundamental que você separe um período em alguns dos dias da semana para praticar algum exercício que você goste.


Muitos pensam que isso se refere apenas a ir à academia, mas existem outras possibilidades. Vários esportes fazem bem para a saúde, como corrida, natação, vôlei e ciclismo. Às vezes, você pode simplesmente alterar a forma como você realiza determinadas tarefas do seu dia a dia. Como exemplos, você pode ir a pé na padaria próxima a sua casa ao invés de ir de carro ou optar por subir as escadas em vez de usar o elevador.


Inclusive, a movimentação não deve se restringir apenas ao fazer os exercícios. Procure-se movimentar o dia todo, em casa ou no trabalho. Faça pausas nas suas tarefas, alongue-se e dê uma volta para movimentar as pernas — inclusive, isso irá ajudá-lo a organizar melhor os seus pensamentos.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top