Iluminação perfeita: técnicas para aproveitar a luz natural e artificial em suas fotografias

Iluminação perfeita: técnicas para aproveitar a luz natural e artificial em suas fotografias

6 10 99
Iluminação perfeita: técnicas para aproveitar a luz natural e artificial em suas fotografias 10 6 99



A luz exerce um papel fundamental nas suas fotos, já que graças a ela identificamos as cores e formas do ambiente. Fora isso, uma boa iluminação pode trazer profundidade, equilíbrio e leveza dependendo da forma em que é utilizada. 


Sendo assim, neste artigo você vai descobrir a importância desse elemento nos seus trabalhos fotográficos, além de aprender 3 dicas incríveis de iluminação. Confira.

Entenda qual a importância da iluminação


O registro da imagem pela câmera acontece devido a captação da luz refletida dos elementos. Esse é um processo que imita o que ocorre dentro do olho humano para formar as imagens. 


Vale lembrar que a luz exerce forte impacto no modo como entendemos um quadro fotográfico.


Afinal, é possível usar elementos como luz direta, indireta e flash para contar uma história através da imagem – fotos com pouca luz, por exemplo, remetem a ambientes mais tristes, sombrios e cheios de segredos.


Por outro lado, a luz artificial pode vir como uma forma de replicar a luz natural em estúdio. Dependendo das formas de utilização dessa luz, – direção, intensidade e ângulo – ela pode dar um sentido diferente à produção. 


Sendo assim, aspectos relacionados a dureza, temperatura, cor e raios solares são primordiais para mudar o direcionamento da fotografia. E é justamente sobre eles que falaremos a seguir. 

Como definir a iluminação? 


Conforme havíamos falado, a luz interfere diretamente no sentido da imagem. A luz dura, por exemplo, irá contrastar o objeto e adicionar sombras. Já outros tipos de iluminação  podem suavizar a cena e deixar as sombras menos marcadas.


Além disso, a cor da luz também é um elemento muito importante. Ela é um dos fatores que influenciam na sensação de cada ambiente e nos elementos que transmitem a imagem. Assim, a luz é determinada pelo comprimento da onda magnética. 


Ela pode ser classificada em monocromática e policromática. Nos estudos sobre as ondas, podemos notar que a luz é uma onda que se propaga no vácuo e em alguns materiais. E a luz branca sofre refração das outras cores do arco-íris.   


Outro fator primordial para a luz são os fenômenos luminosos. Eles são eventos resultantes das interações da luz com a matéria, sendo os mais comuns a refração, a reflexão, a absorção, a dispersão e a interferência de luz. 


Isso acontece quando a luz atinge a superfície de um objeto e volta ao meio de origem. Os tipos de raios de luz também possuem uma influência direta na construção da foto, podendo ser cônicos divergentes, convergentes e cilíndricos.


Confira nossas 3 dicas incríveis para você acertar na iluminação

  1. Use a técnica flare 


O efeito "lens flare” – também chamado de reflexo da lente – acontece quando a luz entra na frente da lente da câmera, atingindo o sensor e se expandindo para fora.  


Assim, para dar esse efeito na foto, é preciso utilizar a luz natural do ambiente, que pode aparecer como uma circunferência irradiando o centro da imagem, faixas com desenhos de raios de sol ou manchinhas de sol nas extremidades da foto. 

  1. Aproveite para utilizar as configurações da câmera a seu favor


As configurações da câmera interferem diretamente na qualidade dos resultados. Ao deixar a câmera no modo natural, é possível obter um controle mais criativo da exposição e decidir a quantidade de luz que entra e sai a cada clique.


Desse modo, o primeiro passo é a escolha do ISO. 


Quando esse elemento está mais baixo, as chances da imagem sair com aparência granulada ou com ruídos são muito menores.

 

  1. Fotografia com pouca e muita luz: o que isso quer dizer? 

Você já deve ter tirado uma foto e notado que ela ficou clara demais ou escura demais. Esse fator depende da quantidade de luz a qual a fotografia é exposta. Por isso, para acertar, configure a abertura do diafragma da lente da sua câmera.


Nesse sentido, quanto mais tempo aberto, mais luz ele capta para a foto, e quanto menos tempo aberto, menos luz. Curioso não é mesmo?


Esperamos que você tenha entendido a importância da iluminação para os seus ensaios fotográficos. Para mais dicas de como tirar uma foto profissional mesmo sem ser um fotógrafo experiente, não se esqueça de acessar o nosso blog e conferir nossas últimas postagens!

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top