Veja o que são prebióticos e probióticos

Veja o que são prebióticos e probióticos

6 10 99
Veja o que são prebióticos e probióticos 10 6 99



Se você está buscando melhorar a sua alimentação, conheça mais neste artigo sobre os alimentos probióticos e prebióticos

Hoje em dia, muitas pessoas buscam ter uma rotina alimentar mais saudável e que ajude no funcionamento ideal do corpo. Ao fazer isso, conseguimos manter nosso organismo saudável e assim podemos fazer melhor nossas atividades diárias.

Para alcançar isso, é comum que as pessoas busquem fazer uma dieta ou até praticar exercícios físicos. Mas, ultimamente, muitas pessoas estão buscando ingerir mais bebidas com fibras.

Isso acontece porque essas bebidas são ricas em duas coisas muito importantes para o funcionamento do corpo: os probióticos e os prebióticos.

Mas, é comum que muita gente ainda se confunda com os dois e até achem que são sinônimos. No entanto, é importante considerar que eles indicam variedades diferentes de alimentos que devem ser conhecidos para você alcançar seus objetivos com sua dieta.

Pensando nisso, neste artigo, separamos para você conhecer melhor o que é cada um e quais benefícios eles trazem para saber se sua dieta pode ser mais focada nos probióticos ou nos prebióticos.

O que são probióticos?

Os probióticos são os alimentos que possuem na sua composição diversas bactérias que são saudáveis para o nosso corpo. Alimentos como iogurtes e queijos são exemplos de probióticos.

As bactérias que os alimentos probióticos têm geralmente são lactobacilos e bifidobactérias que ajudam no trânsito intestinal, o que traz diversos benefícios ao organismo. 

E além dos alimentos citados acima, existem ainda diversas comidas que são probióticas, como:

  • Chá de kombucha: essa é uma bebida feita a partir do processo de fermentação de chás adoçados;

  • Chucrute: é basicamente uma conserva de repolho fermentado;

  • Kefir: uma bebida que é feita com leite fermentado que foi produzido a partir dos grãos de kefir.

Ao ter uma dieta rica em probióticos, é importante variar e ingerir diversos alimentos ao longo do mês.

O que são prebióticos?

Já os prebióticos são os alimentos que as bactérias da nossa microbiota ingerem para conseguir trabalhar bem no nosso organismo. Elas são basicamente alimentos ricos em fibras que não são digeridas pelo nosso corpo.

Elas são necessárias porque o nosso organismo sozinho não consegue quebrar as fibras de alguns alimentos. Por isso, as bactérias boas para o organismo precisam atuar nessa função, onde elas comem esses compostos e os transformam em substâncias boas para a nossa saúde.

E a parte mais interessante dos alimentos prebióticos é que a maioria deles já faz parte da dieta de muitas pessoas. Alguns exemplos desses alimentos são a maçã, a banana, o alho, a cebola, o trigo e até a aveia.

Sendo assim, para quem procura ter uma alimentação mais rica em prebióticos, não encontrará tanta dificuldade de inseri-los na sua rotina alimentar.

Quais são os benefícios dos dois?

Até aqui você pôde conhecer melhor sobre o que são os alimentos probióticos e prebióticos, além de ter conferido alguns exemplos desses alimentos.

No entanto, por mais que a maioria das pessoas saibam que eles fazem bem à saúde do nosso organismo, às vezes precisamos saber de fato quais são os benefícios que esses alimentos conseguem trazer para o nosso corpo.

Assim, fica mais fácil de se motivar para incluí-los na dieta. Pensando nisso, separamos abaixo os principais benefícios dos alimentos probióticos e  prebióticos.

Benefício dos alimentos probióticos

Um dos principais motivos que fazem muitas pessoas comerem alimentos probióticos é o simples fato dele ajuda a manter o intestino regular.  Além disso, esses alimentos ainda ajudam a:

  • Evitar o aparecimento de bactérias nocivas;

  • Aumentar a imunidade corporal;

  • Colaborar para o organismo absorver nutrientes.

Benefício dos alimentos prebióticos

Por outro lado, os alimentos prebióticos conseguem ajudar nosso organismo com outras questões além do intestino, em que conseguimos ver eles contribuindo para:

  • Reduzir a chance de ter câncer de cólon;

  • Regular a absorção de cálcio pelo corpo;

  • Aumentar as bactérias que são boas para o organismo.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top