Ter um blog é parte essencial da divulgação da sua empresa para um público maior, pois é através dele que é possível captar curiosos e possíveis clientes. Mas, usar o marketing de conteúdo dentro do blog, torna as chances de crescimento ainda maiores.
Se você não usa, deve começar a estudar e aplicar imediatamente, pois essa já é uma prática consolidada no mercado. A empresa que fica de fora desse modelo de estratégia tende a ficar bem para trás dos concorrentes.
Neste artigo, vamos te explicar os benefícios, possibilidades, métodos e estratégias desse modelo de marketing tão fundamental para o mercado atual. Fique conosco para aprender mais.
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo faz parte do ramo de atuação do Inbound Marketing, um modelo de atração de clientes que consiste em promover conteúdos relevantes para atrair novos clientes.
Mais do que isso, a ideia aqui é fazer com que a sua persona caia no conteúdo criado e, logo em seguida, vá atrás de mais informações, afunilando cada vez mais dentro da jornada de compra.
Para que isso aconteça, é claro, os materiais desenvolvidos pela sua equipe devem estar envolvidos com as temáticas oferecidas pelo produto final. Se for o caso de um blog temático, os assuntos devem rondar esse espectro.
Entre os braços do Inbound Marketing que sustentam o marketing de conteúdo, estão alguns elementos necessários para o processo. São eles:
SEO;
Blog posts;
E-books;
Redes sociais;
E-mail marketing.
Cada um desses itens são responsáveis por deixar a sua empresa cada vez mais reconhecida, auxiliando nas pesquisas do Google e na compra final do seu cliente.
Estamos falando de uma estratégia usada em diferentes tipos de serviço, desde vendas de caixa de presente personalizada até mesmo pet shops. O intuito é apenas um: fazer o cliente adquirir o serviço.
Dessa forma, em um mundo cada vez mais conectado, aposta-se em medidas de alcance via conteúdos relevantes dentro da internet, dentro do blog, como é o caso, ou em redes sociais.
Os benefícios do Marketing de Conteúdo
Ao aplicar esse tipo de estratégia, é necessário fazer um amplo estudo da persona e sobre pesquisa em SEO, para que assim, o trabalho ocorra da melhor maneira possível.
Com isso feito, o seu blog vai conseguir todos os benefícios listados abaixo, que envolvem desde o crescimento da marca no Google até o aumento final da venda de produtos, se for esse o caso.
O crescimento do blog
Apostar em marketing de conteúdo significa estar atento com as tendências de pesquisa do seu público, conhecer os interesses e dores da sua persona. Nesse sentido, é um passo certo em direção a um tráfego crescente de acessos no seu blog.
Com isso, você consegue alcançar a primeira página das pesquisas de maneira orgânica ao oferecer textos, e-books, conteúdos interativos em imagens ou vídeos etc.
Se a sua ideia é ter milhares de acessos, sem dúvida, o Marketing de Conteúdo é um ótimo caminho para esse objetivo. Contudo, isso deve ser feito sempre de forma original e criativa, para que o seu blog não seja banido do sistema de pesquisa do Google.
Referência e fidelização
Ao alcançar o primeiro item, você já está pronto para se tornar referência no mercado da sua área.
Isso porque quanto mais pessoas acessam seu site, quanto mais ele aparece no Google, mais marcante ele fica para os usuários, se tornando uma fonte confiável de acesso.
Em casos de blogs especializados na venda de algum produto, como lojas de envelope personalizados, esse modo de atração é fundamental, pois boa parte desses acessos possui altas chances de se converter em compra.
Ao finalizarem a compra, com o conteúdo aparecendo novamente para essas pessoas, elas também podem se tornar clientes fiéis da marca, divulgando para outras pessoas ou comprando novamente, trazendo assim a fidelização com a marca.
Geração de vendas
Como já falado anteriormente, uma grande vantagem da aplicação do marketing de conteúdo, é a sua alta capacidade de gerar vendas para os sites de e-commerce.
Ao publicar um conteúdo que solucione a dor de algum visitante curioso, o mesmo pode se aprofundar no seu próprio site e, assim, chegar até o espaço de compra e se sentir confortável para fazer ali mesmo a compra final.
Quando o assunto é a comparação entre dois concorrentes, aquele site de compra sem um blog com conteúdo relevante e útil para o cliente, vai sair em desvantagem na comparação com o outro que possui um blog bem posicionado. Ou, pior ainda, se não tiver um blog.
Como aplicar o Marketing de Conteúdo?
Sabendo das vantagens, é hora de entender como aplicar a estratégia de Marketing de Conteúdo no seu blog. As possibilidades são inúmeras e você deve achar aquela que melhor faz sentido para o seu contexto.
Mas, para te ajudar nesse processo, vamos apresentar algumas opções de caminhos vantajosos para a captura de interessados no assunto, visitantes assíduos e compradores fiéis do seu produto. Com eles, as chances de crescimento para o seu blog são enormes.
Publicações de blog posts
O seu site ou blog é uma vitrine que mostra o quanto você entende do assunto que está propondo, seja voltado para vendedores ou compradores.
Dessa forma, é de suma importância o planejamento cuidadoso e a publicação de posts em texto que ajudem nas dores do seus clientes.
Não somente a resolução de problemas, mas também a preocupação em dar explicações gerais sobre o mercado, listas de melhores produtos, comparações, datas comemorativas, tutoriais… Tudo pode servir como tema para guiar as suas publicações.
A equipe responsável, portanto, deve estar sempre atenta com as novidades do mercado e da sociedade. Uma atualização constante do material deve ser feita para que ele se mantenha sempre como uma referência para clientes e mercado.
Saiba também que os seus clientes podem saber tanto quanto você, então, mantenha sempre conteúdos verídicos e bem apurados, para que assim não perca a credibilidade perante ao público e perante ao google. No fim, a sua empresa também será atingida.
Otimização para os mecanismos de pesquisa - SEO
De nada adianta entregar conteúdos relevantes e úteis, se eles não aparecerem na pesquisa do Google.
Com esse fim, é necessário uma pesquisa que envolva a persona, as palavras-chaves mais pesquisadas, a estrutura recomendada de um post, entre outros itens.
Aqui vale prestar atenção em todo o formato do conteúdo do texto: a url, a descrição, o título, a legenda das imagens, os tópicos, as posições das palavras-chaves.
Tudo vai influenciar na possibilidade do seu conteúdo ser rapidamente achado pelo usuário do Google.
Lembre-se também de que nem só da forma do conteúdo que se vale a pesquisa do Google. O algoritmo também já capta a experiência do usuário.
Nesse caso, certifique-se de que o texto sobre locação de impressoras do blog da sua loja é bom de ler no celular e no computador.
Diversifique os seus conteúdos
Uma lista seguida da outra ou um tutorial longo após outro pode desanimar um visitante. Esse movimento indica falta de criatividade do produtor de conteúdo e pode decair na referência do mercado.
É por isso que é interessante diversificar as publicações. Sempre que possível, procure variar o modelo dos posts, as categorias ou o tamanho dos textos.
Daí a importância de um planejamento prévio de posts, para que se possa notar a repetição de conteúdos durante os dias e ter uma noção de como é possível mudar a programação com o passar do tempo.
Não é só importante diversificar o que é postado, como também como é postado. Nesse caso, um post sobre PABX em nuvem pode ser mais interessante se for feito com listas de bullet points, infográficos, vídeos, imagens, separação por tópicos ou inserção de gifs.
A leitura se torna muito mais gostosa de ser feita, proveitosa e fácil de entender quando ela é feita com o auxílio desses elementos, tirando de vista os blocos gigantes de texto. Sem contar que também é uma prática recomendável pelo Google.
Eduque o usuário com conteúdos ricos
Para diversificar ainda mais sua produção, uma possibilidade é a apresentação de conteúdos ricos como planilhas, templates, pesquisas, artigos especiais, glossários, e-books, webinars, entre outras ferramentas.
No conjunto, são maneiras de atingir o usuário na hora certa para a conversão final. Ao oferecê-los, você mostra como a sua empresa pode ser uma solução para o seu visitante em um momento futuro, conseguindo, assim, um novo lead.
Um modo comum de fazer isso é pelo preenchimento de formulário, obtendo informações pessoais do seu usuário em troca desses conteúdos.
Com o envio das respostas, você já tem a base para a produção de novos emails marketing, produção de novos conteúdos ou captação de novos seguidores nas redes sociais, por exemplo.
Invista agora em Marketing de Conteúdo para o seu blog!
A importância do marketing de conteúdo na produção de conteúdo de um blog é enorme e você viu aqui as principais vantagens e métodos para essa atividade.
Sabendo disso, é a hora de começar a investir e atuar na área. Independentemente do ramo do seu serviço, você com certeza verá um crescimento considerável ao aplicar o Marketing de Conteúdo no seu blog.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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