Como Criar Nome para Blogs Corporativos

Como Criar Nome para Blogs Corporativos

6 10 99
Como Criar Nome para Blogs Corporativos 10 6 99

 


Todo empreendedor possui ideias e sonhos que levam à ação, desenvolvendo projetos e colocando uma empresa em prática. Até que chegue o momento de escolher um nome para blogs corporativos para acompanhar a marca, o logo e todo o planejamento de marketing digital.

O nome próprio de uma pessoa tem um impacto significativo, pois demonstra, de uma forma lúdica, a própria identidade, mesmo que remeta a uma lembrança, um personagem, ou mesmo quando é ao acaso ou a criatividade dos pais e das mães no cartório. 

Assim como um nome pode influenciar na vida de uma pessoa, no mundo dos negócios não seria diferente. 

A escolha definitiva por um nome comercial será uma marca registrada ao longo dos anos, influenciando como é a:

  • Atendimento;

  • Divulgação;

  • Interação;

  • Percepção.

O nome para blogs corporativos é um passo importante para todo e qualquer empreendedor, da mesma maneira.

É uma grande responsabilidade quando se resume em umas poucas palavras. Mas que farão toda a diferença quando encontrar aquela denominação que vira uma marca de qualidade, sendo referência de bons produtos e serviços prestados. 

A escolha do nome para blogs corporativos

Dar nome a uma empresa pode ser muito difícil e, muitas vezes, o medo de tomar uma decisão ruim faz com que muitas pessoas se afastem por completo de todo o processo.

No entanto, com a facilidade disponibilizada pela internet, há geradores de nome para blogs corporativos que são fáceis de usar e, ainda melhor, são serviços gratuitos.

Na verdade, é possível usar um gerador de nomes de blog, ou mesmo mais de um, para decidir sobre como vai chamar um negócio que será direcionado para o público-consumidor. 

Para quem não sabe como chamar o novo negócio ou blog, ou já adiou bastante e é chegada a hora de encarar o mercado e colocar o empreendimento em funcionamento, é possível recorrer a dicas e estratégias úteis, por meio de perguntas certeiras para a escolha do nome definitivo. 

Sobre o que será o blog?

Antes de nomear, o empreendedor precisa saber para quem é o blog, e para quem o empreendimento em si será direcionado, ou seja, é preciso definir qual é o público-alvo. 

O blog não precisa estar vinculado ao nicho em específico, mas ajuda as pessoas a entender do que se trata, quando eles começarem a chegar para ler os artigos sobre a administração de condomínios, notícias e demais conteúdos presentes.

Um nome descritivo vinculado ao tópico ajuda a definir as expectativas dos visitantes e, em se tratando de marketing digital, também na prática de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca. 

O público-alvo desempenha um papel na seleção do nicho, mas é preciso aproveitar qualquer oportunidade para refinar o que considera ser os leads, ou seja, os potenciais clientes, e aqueles que realmente buscam por produtos e serviços comercializados.

Se seu público-alvo é jovem e vibrante, o nome deve refletir isso para aumentar o engajamento. Caso se resuma a um aspecto corporativo mesmo, ou mais tradicional, o nome deve refletir isso.

Em busca de um estilo próprio

Em um mundo ideal, o nicho de mercado-alvo deve refletir o estilo de escrita. Isso será apoiado pelo próprio design do blog. 

O público mais jovem tende a preferir estilos de escrita descontraídos e informais. Públicos mais velhos ou focados no mundo corporativo parecem responder melhor a estilos um pouco mais formais e autoritários.

Se o empreendedor possui um estilo de escrita definido, ele precisa se adequar ao nicho e público-alvo. Caso isso não aconteça, provavelmente será necessário aprender um novo estilo.

Nome para blogs corporativos ou empresa em geral

Aqui, é preciso determinar o que chegou primeiro. Se foi o empreendimento em si, ou o blog como complemento a um plano de negócios e expansão do marketing digital. 

Caso o empreendedor já seja o principal responsável e administrador de uma empresa, o blog pode usar o nome fantasia, ou ao menos uma variação do nome. 

Se a ideia é iniciar um blog, tendo a intenção de torná-lo um negócio, o nome deve oferecer espaço para se tornar uma marca. 

Palavras de fácil compreensão do público

A maioria dos blogs com melhor desempenho usa nomes simples que qualquer pessoa pode entender imediatamente.

No mundo ideal, todo empreendedor quer o mesmo destino para o próprio blog. Dessa forma, não precisa se concentrar apenas na aparência na tela, é preciso que o nome seja dito em voz alta também. 

Se o nome combinar com transformadores de tensão e funcionar sonoramente, é porque é possível usá-lo. 

Se houver algum potencial para mal-entendido, abrir margem para dúvida sobre o bom senso, é preciso reconsiderar e refinar a ideia para a nomeação mais apropriada e adequada.

Pode ser algo que, em um primeiro momento, não demonstre discrepância, mas tem um enorme impacto na usabilidade. Por isso é preciso tentar evitar o uso de hífens sempre que possível. 

Ninguém gosta de digitar um hífen em um navegador.

Mudança de nicho pode provocar ruptura nominal

Ninguém pode prever o futuro, mas considerar a possibilidade de mudar de nicho é uma precaução sensata por parte de qualquer empreendedor.

Ao nomear um blog para um nicho bastante específico, isso pode ficar marcado e, caso seja necessário mudar de nicho, todo o processo para a busca pelo nome perfeito pode voltar à estaca zero. 

Se você vir que de repente o ramo profissional deu uma guinada de 180º, como um escritor que decide ser fotógrafo, e quiser compartilhar sobre isso, o nome do blog não funcionará.

Esta é outra questão  difícil que deve ser encarada quando se trata de nome para blogs corporativos, e não é essencial ao configurar um blog.

Ainda assim, é um risco que se deve correr, como em toda vida de empreendedor.

Como usar um gerador de nome de blog 

A internet está repleta de ferramentas digitais cuja finalidade é ser um gerador de nome de blog, recorrendo a várias maneiras diferentes. 

Na maioria das vezes, a interação com essas ferramentas envolve digitar algumas palavras-chave e ver quais resultados são obtidos. 

Pode ser divertido experimentar diferentes combinações de frases que incluam manutenção de nobreak para descobrir o que funciona melhor para determinada marca, produto ou serviço. 

Mesmo que uma boa dose de experimentação seja incentivada, o empreendedor ainda deve ter um conjunto de processos para orientar os esforços na busca pelo nome para blogs corporativos perfeitos.

O que se segue é uma breve exploração de como usar melhor essas ferramentas.

Abordagem com base em palavras-chave ou marca

Existem duas maneiras principais de usar um gerador de nomes de blog. Esses métodos podem ser melhor descritos como focados em palavras-chave ou focados na marca. 

  1. Baseado em palavras-chave

Algumas pessoas optam por uma abordagem baseada em teclado ao selecionar um nome de blog. 

Parte disso vem de uma era passada, em que nomes de domínio dominados por palavras-chave eram a última moda. 

Nos últimos anos, o Google rebaixou nomes de domínio baseados em palavras-chave, tornando-os praticamente inúteis. 

Mesmo assim, se a marca ou nome de blog incluir naturalmente palavras-chave, o empreendedor ainda poderá optar por esse caminho.

Antes de usar um gerador de nome de blog, é importante fazer uma pesquisa preliminar de palavras-chave para não cair em nenhuma armadilha nominal.

  1. Com base na marca 

A outra abordagem popular para o uso de geradores de nomes de blogs é focar nos principais termos relacionados à marca corporativa. 

Isso é especialmente útil se o empreendedor administra uma empresa que já tem um nome. Só faz sentido usar o nome fantasia como o nome do seu blog, ou ao menos uma parte dele, para formar algo direcionado à essa ferramenta de marketing digital.

Os nomes baseados em marcas também podem ser aqueles que usam uma combinação de termos-chave, como gerador silenciado para parques industriais, e assim criar uma palavra única que pode ser associada para sempre à empresa. 

Análise do mercado concorrente

A análise da concorrência é uma maneira útil de ver o que funciona e o que não funciona junto ao público-alvo. 

É uma tática legítima nos negócios, desde que se use a concorrência como inspiração e não apenas uma cópia do que é feito por outras empresas.

Observar os nomes dos blogs de outros sites do nicho em específico é uma maneira de ter uma ideia do que funciona, o que parece aceitável e quais nomes já foram escolhidos.

Conclusão

Ao encontrar o nome para blogs corporativos perfeito para a empresa, é preciso, enfim, registrar e proteger o domínio.

O registro do domínio é realizado por instituição pública, tendo um único endereço de IP (Internet Protocol) e, dessa forma, o endereço de URL se torna único e exclusivo da empresa que possui a marca.

Por fim, desta forma é possível explorar ao máximo o blog para atrair clientes e se posicionar no ambiente digital, como toda empresa realmente deve ser.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top