O que é freelancer e como contratar?

O que é freelancer e como contratar?

6 10 99
O que é freelancer e como contratar? 10 6 99



Você já ouviu falar em freelancer? Esse nada mais é do que um trabalho que presta serviços sem vínculos empregatícios à base de um contrato.

Muitas vezes, encontrar um freelancer acaba sendo uma opção mais barata e possível para empresas menores e que não possuem condições de fazer contratações a nível CLT.


Entretanto, é necessário saber que mesmo sem um vínculo CLT, os trabalhos freelancer precisam estar dentro das regras de contrato, bem como, a companhia também precisa se ater às boas práticas de serviço. 


Desse modo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de trabalho e entenda quais são as vantagens e desvantagens de optar por um freelancer.

O que é um freelancer?

Para entender de fato o que é freelancer, primeiro, é necessário entender o conceito dessa ocupação. Portanto, é preciso saber que a expressão “free” vem da linha inglesa, que significa, livre, e “lancer” vem de lançar, o que seria traduzido como uma Lança Livre.


Dessa forma, apesar desse tipo de ocupação ser bem atual, assim como um sistema crm gratis, na verdade a expressão vem dos tempos mediáveis, que significa que o cavaleiro mercenário tinha uma arma e possuía liberdade para agir de uma maneira independente.


Isso porque, o freelancer é um profissional que trabalha para executar um serviço ou projeto para o qual foi contratado, e tem total liberdade de escolha de como vai ser executado.


Apesar da liberdade de trabalho, o freelancer precisa se ater a cumprir a demanda no prazo que foi acordado entre ele e a empresa e as demais regras previstas em um contrato. 


Apesar de ser considerado como um trabalho informal, atualmente, o freelancer vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de modo que, muitas pessoas que trabalham em várias áreas, como o marketing digital e o controle de leads, conseguem viver apenas com serviços temporários.

Como funciona a rotina de trabalho de um freelancer?

O grande diferencial do freelancer é justamente o fato de que este tem liberdade de trabalho da forma como ele preferir. Por esse motivo, muitos deles são contratados e pagos pela quantidade de serviços e projetos que conseguem realizar. 


Portanto, um freelancer que trabalha com um sistema comercial crm, por exemplo, pode escolher quais os dias e horários que ele poderá exercer com total liberdade.


Porém, terá que se ater às datas de entregas previstas em contrato, assim como às regras de produção previstas em contrato. 


Dessa forma, é possível afirmar que, um freelancer é totalmente livre e não terá nenhuma regra de atuação a não ser as questões pré-acordadas que estarão previstas em um contrato. 

Como contratar um freelancer?

Assim como contratar um trabalho forma CLT, contratar um freelancer para qualquer área, como por exemplo um que atue no setor de crm vendas, segue os mesmos padrões. 


Entretanto, é preciso anunciar a vaga e deixar especificado que o trabalho é um freela. 


Dessa forma, é possível realizar entrevistas e escolher a pessoa mais adequada, ou até mesmo realizar uma seleção, e definir um banco de talentos que terá acesso a um portal com todos os trabalhos disponíveis e assim, eles poderão escolher o que irão fazer. 


Para encontrar freelancers, vale a pena buscar em grupos de vagas, em portais que são específicos de ofertas ou até mesmo em redes sociais, como por exemplo, o LinkedIn. 

O que deve ter em um contrato de freelancer?

O contrato estabelecido para trabalhos freelancer, sejam eles de qualquer nicho, como por exemplo, profissionais que trabalham com crm online free, deve conter especificações, como por exemplo:


  • Data de entrega dos trabalhos;

  • Quantia paga por cada serviço ou trabalho;

  • Especificações de como o trabalho ou serviço deve ser feito;

  • As demais regras que são relevantes para a companhia. 


Além dessas questões que têm a ver mais sobre como trabalhar, outros pontos burocráticos não podem deixar de faltar, como por exemplo, fatores sobre quebra de contrato, atraso e etc. 


Isso tudo precisa ser acordado para que nem a empresa e nem o profissional saiam lesados de uma parceria, que pode ser muito benéfica e duradoura. 


No geral, a contratação de um freelancer pode ser muito vantajosa e lucrativa, tanto para a companhia quanto para a pessoa que for realizar o serviço.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top