Como fazer conteúdo para LinkedIn

Como fazer conteúdo para LinkedIn

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O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo e uma das mais dinâmicas, se mostrando um ótimo lugar para se conectar com as pessoas, criar networking e demonstrar os conhecimentos, trocando dicas profissionais. Especialmente quando o seu conteúdo para linkedin é de alta qualidade.


Além de manter seu perfil atualizado, também é importante entender como a rede funciona. 


Hoje em dia, depois de abrir a possibilidade para todos publicarem, o LinkedIn passou a poder ser usado de maneira semelhante aos blogs, com postagem de materiais mais opinativos e artigos.


Com isso, os perfis com um bom marketing de conteúdo saem na frente em termos de networking e identificação de oportunidades.


Confira nosso texto para saber tudo sobre como criar conteúdo especificamente para o LinkedIn.

Introdução ao LinkedIn

Para saber como se destacar no LinkedIn, você precisa entender o conceito de networking e o propósito dessa rede nos relacionamentos comerciais.

Isso porque, na prática, estamos falando de uma plataforma de negócios que tem como objetivo conectar pessoas, localizar e dar visibilidade a profissionais que desejam ingressar no mercado de trabalho ou aumentar sua rede de contatos.

Ao longo dos anos, o LinkedIn se reinventou, fortalecendo sua rede, aumentando sua base de usuários e ganhando influência global.

Além disso, provou ser uma plataforma ideal para negociações entre empresas, outros negócios e indivíduos.

No LinkedIn, seu principal hábito não será seguir amigos ou focar em entretenimento, como em outras redes sociais. 

Aqui os usuários geralmente seguem perfis profissionais, como páginas de curso design gráfico online, bem como empresas que tenham interesse em se relacionar de alguma forma.

Quem já utilizou a plataforma sabe que é comum a publicação de artigos sobre diversos temas que influenciam a vida profissional dos usuários, trazendo inovações, tendências e debates importantes sobre as diversas áreas de atuação.

Por isso, compartilhar esse tipo de conteúdo e conversar com seu público, sendo constante na plataforma, já é uma dica crucial para se destacar no LinkedIn.

Dicas para postar conteúdo no LinkedIn

Existem duas maneiras principais de postar no LinkedIn. A primeira é escrever artigos mais abrangentes, de 5 a 7 parágrafos, e compartilhá-los com pessoas de sua rede e amigos.

Ou, então, fazer atualizações mais curtas, como mudanças no cargo, conquistas e breves comentários sobre quaisquer outros tópicos para informar todas as suas conexões.

Além disso, de forma indireta, é possível trazer alguma reflexão feita em alguma outra plataforma ou sobre alguma publicação informativa, compartilhando os principais insights com a rede a partir de rápidos comentários.

Em todo caso, é preciso entender que manter as conexões engajadas e trocar ideias sobre laudo técnico elétrico com você demanda certa prática e planejamento.

Com isso em mente, confira nossas dicas para produzir conteúdo de impacto no LinkedIn.

Crie conteúdo que faça sentido para a persona

Assim como em qualquer estratégia de comunicação, o conteúdo deve ser valioso para a persona almejada e a rede de contatos que deseja se relacionar.

Além de compreender qual papel deseja assumir e o público que deseja se relacionar, é importante ser consistente e manter as postagens atualizadas, criando um cronograma, como publicações semanais, para estreitar o relacionamento.

Nesse sentido, é interessante tentar entender quais são os pontos problemáticos do usuário, especialmente aqueles que você pode resolver ou criar identificação para se relacionar. 

Um storytelling abordando como solucionou essa dor que já conhece ajuda a criar relevância e humanização no perfil.

Dessa forma, você pode desenvolver uma estratégia adequada, mesmo antes de começar a criar artigos.

Pesquise o máximo possível sobre o público que te acompanha, o que buscam, entenda sua área de atuação e como deseja se posicionar frente a esse mercado, bem como quais são seus objetivos a partir desses conteúdos.

Desse modo, se você trabalha no ramo de esquadria de alumínio sob medida, por exemplo, é interessante escrever sobre os benefícios desse produto, como se dá a aplicação do material e porque ele é usado, além de tirar dúvidas das pessoas interessadas.

Você também precisa pesquisar tópicos complementares e verificar quais funcionam melhor para o seu público, como atendimento e venda, no caso da atuação na loja de esquadrias. 

Essa verificação pode ser feita por meio de conteúdo compartilhado ou pelo próprio relatório semanal disponibilizado pela rede.

Estimule o debate

Inicie uma discussão em sua mensagem. Peça feedback, dê feedback e troque experiências.

Para o LinkedIn, as postagens que propõem um debate e humanizam experiências, fazem perguntas instigantes e levantam pontos relevantes são as que fazem mais sucesso.

Pode ser uma realidade do mercado ou uma notícia relacionada à política. O que vale é usar isso como ponto de partida para uma troca de ideias saudável e interessante para todos.

Aprofunde o relacionamento com um CTA poderoso

Criar conteúdo de qualidade que envolva os leitores é apenas o começo do sucesso do conteúdo da marca de porta de enrolar automática no LinkedIn e, para promover o debate, instigar e convidar para a participação de forma adequada é fundamental.

Muitas vezes as pessoas não atingem todo o seu potencial de conteúdo porque não pedem ao leitor que dê o próximo passo com uma chamada à ação. Assim, a chave para o sucesso nas mídias sociais é motivar o comportamento esperado no interlocutor.

A criação de um CTA eficaz começa com a definição do seu objetivo. Depois de ler seu conteúdo, o que você quer que o leitor faça a seguir?

Talvez seu objetivo seja fazer com que eles se envolvam com mais do seu conteúdo, para que você possa incluir links para conteúdo relevante em seu blog, construindo relacionamentos ainda mais aprofundados e valiosos.

Cada conteúdo que você publica no LinkedIn deve ter um objetivo comercial, e o CTA deve ser cuidadosamente elaborado para apoiar e atingir esses objetivos, seja convidando a compartilhar ou comentar.

Compartilhe opiniões

A maioria dos usuários do LinkedIn dizem que estão interessados ​​em opiniões sobre o mercado.

Portanto, se você encontrou um ótimo conteúdo para compartilhar, que realmente ressoa com seu setor, considere publicá-lo.

Quanto à religião, política e estilo de vida, as pessoas sempre terão comentários, opiniões e pensamentos que desejam compartilhar, mas é importante ter cautela com o posicionamento, de modo a reforçar aqueles que realmente acredita e deseja que componham sua imagem profissional.

Então, quando você compartilha seus próprios pensamentos e opiniões sobre tópicos do setor, as pessoas vão adorar seus comentários e se sentirão confortáveis para também dar sua opinião.  

A melhor maneira de desenvolver a imagem da sua marca é definindo seu posicionamento com um ponto de vista claramente estabelecido.

Quando você compartilha algo e dá sua opinião, pode aumentar o interesse dos outros. Concordando ou discordando, as pessoas adoram ler o que os outros pensam para ajudá-las a formar uma opinião, ou reiterar suas próprias crenças.

Poste vídeos

O LinkedIn permite que os usuários enviem vídeos diretamente para a plataforma e os compartilhem em atualizações de status. Você também pode adicionar vídeos às páginas comerciais.

Essa é uma forma dinâmica de engajar o público e fazê-lo querer conhecer um pouco mais sobre aspectos da empresa, como:

  • Bastidores;

  • Modo de produção;

  • Cases de sucesso;

  • Relatos de clientes.

Você pode usar vídeos para entreter ou solicitar que os usuários reflitam sobre um tópico específico. É importante que este vídeo dê mais visibilidade à sua marca, enquanto empresa ou profissional.

Por conta disso, diversos perfis vêm criando vídeos exclusivamente para esta rede, pois, assim como o Facebook, a rede prioriza a visibilidade dos vídeos hospedados na plataforma.

Nesse sentido, apostar em vídeo pode ser uma ótima opção para gerar mais resultados, alcance  e engajamento.

Direcione o tráfego para seu blog ou site

Se você já tem um site ou blog, pode usar o LinkedIn para compartilhar seus artigos e direcionar tráfego qualificado para lá. Além de aumentar as visitas, isso faz com que o Google te avalie melhor.

No entanto, se você achar que compartilhar o artigo diretamente na web não funciona, você pode copiar e colar apenas um trecho do artigo e colocar um link para o conteúdo completo no final.

Assim, além de gerar o tráfego que você precisa, o Google saberá que você não quer copiar conteúdo, mas sim compartilhar algo relevante.

Você também pode usar outras redes sociais para divulgar seus artigos, o importante aqui é levar conteúdo relevante para o maior número de pessoas possível e enriquecer sua rede.

Compartilhe vagas de emprego

Quer seja para o seu próprio negócio ou para compartilhar o local de trabalho de um amigo, as pessoas estão sempre à procura de trabalho!

Compartilhar vagas dentro da sua empresa permite que as pessoas se conectem com você e assim comecem a desenvolver relacionamentos, conhecendo mais sobre você, a instituição e os valores de ambos.

Outro benefício deste conteúdo é que, quando você publica uma vaga, isso reflete o crescimento do negócio como um todo, atraindo talentos mais adequados à cultura e reforçando o poder do seu perfil e da marca com a qual trabalha.

Divulgue estatísticas

As pessoas adoram estatísticas, o que mostra e explica a popularidade de infográficos e artigos estatísticos na internet, trazendo clareza sobre temas mais complexos de forma ágil e mais dinâmica.

Ao incluir estatísticas em suas postagens do LinkedIn, você passa credibilidade e conhecimento sobre seu setor.

Por isso, considere compartilhar conteúdo estatístico como infográficos, estudos de caso, artigos e vídeos.

Ao compartilhar estatísticas interessantes, significativas e úteis, as pessoas te seguirão porque sabem que terão informações concisas e relevantes que podem ler rapidamente!

Além disso, certifique-se de combinar estatísticas com títulos e palavras atraentes – não se esqueça de usar CTAs, como já citamos, bem como desenvolver uma rápida análise em forma de texto para complementar o material e mostrar sua opinião.

Dedique-se ao networking

É importante que você construa relacionamentos com outros usuários, porque as pessoas não apenas querem ouvir, mas também trocar ideias e impressões, bem como desejam criar relacionamentos recíprocos.

Essa interação não apenas permite que você se comunique com os usuários da rede, mas também que eles o apresentem a clientes em potencial.

Isso permite que você crie mais valor com esse cliente em potencial e reduza significativamente os custos de aquisição de outras maneiras.

Como você e seu conteúdo serão constantemente avaliados por outros especialistas, tenha em mente os pontos essenciais que você deve otimizar para melhorar e interagir com mais qualidade, mesmo em debates.

Considerações finais

Esperamos que, a partir de agora, você enxergue o LinkedIn com todo o potencial e as possibilidades que ele apresenta.

Saiba que um bom perfil lá é sinônimo de extensão da marca e, como tal, precisa ser bem administrado.

Considere montar uma equipe específica só para cuidar das mídias sociais da sua marca nessa rede. Desse modo, a comunicação será melhor planejada e mais valorizada, com sentido e objetivos claros.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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