Como ganhar dinheiro com blog

Como ganhar dinheiro com blog

6 10 99
Como ganhar dinheiro com blog 10 6 99

 



Ter um blog nos dias de hoje é muito comum, o que os usuários não sabem é que dá pra ganhar dinheiro com blog. Ainda que leve tempo para isso começar a acontecer, existem muitas dicas que podem te ajudar e neste texto vamos te apresentar algumas.

Existem alguns passos a se tomar antes de aprender a como ganhar dinheiro com blog. Assim como a maioria das coisas na vida, é necessário um planejamento para que tudo dê certo no final. 

Defina um nicho para atuar

Ao selecionar um nicho quer dizer que o seu blog será sobre uma área específica, ou seja, ele terá uma classificação em um tópico ao invés de vários deles. Isso é necessário para cultivar leitores. 

As pessoas podem achar seu blog através de compartilhamentos de artigos e textos em redes sociais ou pelos mecanismos de busca, porém elas só se tornaram suas leitoras regulares de fato se você escrever sobre um determinado assunto. 

Isso quer dizer que as pessoas vão ficar no seu blog por causa do conteúdo dele. Dito isso, tenha em mente sempre ter um foco, pois escrever sobre variadas coisas vai acabar dispersando os visitantes do seu blog. 

Ao escolher um nicho de atuação para escrever, seu público de leitores saberá o que irá encontrar ao entrar no seu blog, fazendo assim com que eles continuem a entrar no blog regularmente para acompanhar atualizações. 

Tendo isso em vista, esses leitores regulares podem até estar dispostos a compartilhar o seu conteúdo nas redes sociais, aumentando assim a quantidade de pessoas que vão passar pelo seu blog, ou seja, aumentando o seu tráfego. 

Se você não sabe ao certo qual nicho escolher, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a escolher:

  • Escolha algo que você goste de falar sobre;

  • Saiba quem são seus leitores;

  • Conheça a concorrência;

  • Algo que você domina é sempre bom;

  • Quanto mais amplo, melhor para você. 

Quando você escolhe produzir um conteúdo sobre um assunto que você gosta, dificilmente as ideias irão se esgotar. Porém se isso acontecer, busque ideias com os seus concorrentes, mas não copie de fato. 

Conhecer quem fala das mesmas coisas que você é uma boa dica. 

Ao dominar o assunto que se escreve, você fala com certa propriedade sobre aquilo. Esse assunto sendo mais amplo, é mais abrangente em relação ao público. Quanto mais específico, menor o público. 

Por exemplo, um tema como gerenciamento de riscos não é tão específico, mas pode ser mais amplo, como somente logística. 

Aliás, o público é para quem você escreve, o ideal é falar a língua deles, então tenha em mente quem são os leitores do seu blog. 

Defina um nome, esse será seu domínio 

A identidade do seu blog será definida tanto pelo nicho que escolher, como pelo domínio. Então é bom que essas duas coisas tenham a ver uma com a outra.

O domínio do seu site que conter sua principal palavra-chave vai ajudar no ranqueamento dele nos resultados dos mecanismos de busca online. 

Um exemplo, se você criar um blog da área de contabilidade, o domínio do seu blog terá que ser algo que deixe explícito que seu blog é dessa área, algo como: assessoria contábil com Marcos. 

Então, vale a pena investir tempo nessa escolha, visto que seu blog será lembrado assim pelos seus leitores. 

Uma dica é verificar se o nome escolhido está parecido ou igual com outro blog já existente. 

Defina onde hospedar e qual a plataforma do seu blog

Após ter escolhido o seu nicho e seu domínio, chegou a hora de colocar em prática e criar o seu blog de fato, para poder começar a ganhar dinheiro na internet com ele. 

Na etapa de criação do blog, duas coisas precisam ser definidas: a hospedagem e a plataforma. 

Existem alguns tipos de hospedagem para blogs, entre eles a hospedagem compartilhada, hospedagem dedicada, hospedagem VPS (Virtual Private Server), etc. 

Aqui é necessário fazer uma pesquisa mais a fundo para ver qual é a mais adequada para seu conteúdo.

Vale a pena fazer o gerenciamento de riscos que cada hospedagem diferente pode te trazer. 

Ao falar de plataformas, são elas que possibilitam a customização do seu blog do jeito que você preferir. Atualmente, não é necessário conhecimento em programação para isso, as plataformas são intuitivas como o Wordpress e a Joomla, por exemplo. 

Uma recomendação é o Wordpress, pois além de intuitivo, ele é uma plataforma antiga no mundo online, aliás a mais popular delas, então possui muito conteúdo disponível na internet sobre ele, e ainda possui as melhores funcionalidades. 

Seja um bom blog 

Agora que você possui um blog, é hora de enchê-lo de conteúdo. Para manter seus leitores engajados com você, é necessário manter um padrão de qualidade e frequência no seu conteúdo. 

Nessa fase, é preciso muita paciência e determinação, pois o crescimento de um blog não acontece da noite para o dia. Requer tempo, dedicação, disciplina e organização. 

Tenha em mente que quanto mais tráfego o seu blog tiver, mais rápido o retorno acontecerá, então tenha como objetivo conquistar leitores. 

Os leitores são seu principal foco no blog, são eles quem decidem se seu conteúdo é bom ou não, que te recomendam e compartilham. Interaja com eles e os faça se sentirem confortáveis no seu blog. Uma boa dica são brindes para aqueles que agirem ao seu favor. 

Como ganhar dinheiro com seu blog

Após ter um blog consistente que possui um bom tráfego, chegou a hora de ganhar dinheiro de fato com isso. Aqui vão algumas dicas de como monetizar seu conteúdo de blog:

Anúncios pagos do google

Colocar anúncios no seu conteúdo pode te trazer uma boa renda através do seu blog. O melhor de tudo é que o próprio Google pode cuidar de tudo pra você, através da ferramenta deles, o Google AdSense. 

Essa ferramenta é um programa PPC (Pay Per Click - Custo por clique) que disponibiliza anúncios no seu blog. Fica por conta da empresa Google controlar quais os anúncios que serão exibidos e o processo de faturamento desses anúncios.

E além de tudo, você mesmo pode escolher os tipos de anúncios que aparecerão no seu blog. 

O processo é simples, você inscreve o seu blog na ferramenta Google AdSense, faz a verificação, espera sua conta ser aprovada. Após isso, é só começar a criar seus anúncios e posicioná-los onde preferir. 

O valor mínimo para sacar é de 100 dólares americanos (US$), demora um pouco para blog novos atingirem, porém é um processo bem fácil.

Conteúdo Patrocinado 

Dependendo da quantidade de tráfego que o seu blog possui, terão marcas que estarão dispostas a fechar negócios com você. Essa é uma forma muito boa de se ganhar dinheiro. 

A empresa que fechar negócio com seu blog vai te pagar para publicar artigos. Esses artigos no caso são pensados com o objetivo de atrair clientes para essas empresas, seja para fazer mais vendas, para anunciar um novo produto ou uma avaliação de um produto.

Uma empresa de serviços de limpeza, por exemplo, irá encomendar um artigo como: Benefícios da terceirização de limpeza.

Você pode ou não escrever esses artigos voltados ao patrocinador. Tudo depende do acordo entre você e a empresa patrocinadora. Se for o caso de você não escrever, combine com o outro redator para não fugir do tom e estilo do seu blog. 

Para oferecer seu blog às empresas em troca de patrocínio, é necessário ter um relatório do desempenho do seu blog, isso é, mostrar dados como visualizações, taxa de rejeição, etc. 

Feito isso, é preciso ir atrás de empresas parecidas com o seu nicho, para então oferecer seu blog como espaço de patrocínio. 

Tenha em mente que seu preço deve ser baseado nos resultados que o seu site tem a capacidade de trazer. 

Quanto mais empresas fecharem com você, mais fácil fica para fechar parcerias maiores, visto que agora você possui portfólio. 

Sites de Membros

Um site de membros funciona como um serviço de streaming, o usuário paga uma mensalidade para ter acesso aos conteúdos. Essa é uma ótima maneira de ganhar dinheiro. 

Ainda que com poucas vendas, você já consegue ver resultados regularmente. E com isso, o tráfego deixa de ser uma preocupação, já que, se o usuário paga para ter acesso ao seu conteúdo, ele com certeza vai acessar frequentemente. 

Você ainda pode colocar vantagens para seus assinantes como serviços de streaming, assinatura de outros conteúdos, assinatura de softwares. É preciso convencer as pessoas de que o investimento vale a pena. 

Conclusão

Aqui disponibilizamos três, porém existem diversas outras maneiras de monetizar o seu blog, cabe a você conhecê-las e saber qual se encaixa melhor no seu perfil. 

Exemplos de outras técnicas são:

  • Produtos digitais;

  • Marketing de afiliados;

  • Redator freelancer;

  • Anúncios RSS. 

Agora que você aprendeu como ganhar dinheiro através do seu blog, é preciso colocar em prática. Se planejar é uma importante etapa em qualquer projeto rentável para tudo dar certo no final. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top