4 dicas para o setor de logística operar de forma eficaz

4 dicas para o setor de logística operar de forma eficaz

6 10 99
4 dicas para o setor de logística operar de forma eficaz 10 6 99



Quando se pensa ou se fala em logística, é comum associá-la automaticamente à situações que mostram o quanto ela está presente no cotidiano e é necessária para várias atividades do dia a dia.

Contudo, dentro do conceito de gestão empresarial, o significado de logística se torna algo mais aprofundado, tendo em vista a importância desse setor para as organizações. Por essa razão, precisa ser trabalhada com cuidado e atenção.

Cada vez mais as empresas procuram maneiras de se tornarem mais competitivas em um mercado acirrado, o que envolve esforços e planejamentos em diversas áreas, mas, principalmente, para o departamento logístico.

Isso acontece porque ele envolve a administração de materiais, informações, pessoas e recursos financeiros, e uma das maiores aliadas nesse processo é a tecnologia da informação.

Aliás, não é novidade para ninguém que a tecnologia é fundamental para qualquer corporação atualmente, caso contrário, dificilmente ela vai atender as necessidades dos consumidores modernos e otimizar seus processos internos.

Para detalhar um pouco mais o assunto, este artigo falará sobre a importância de a logística operar de maneira eficaz, como manter esse setor organizado e também dará dicas úteis para criar um bom planejamento logístico.

Importância da eficiência logística

O mercado se torna mais competitivo a cada dia e, por causa disso, é fundamental saber aplicar uma estratégia de logística empresarial de maneira adequada. É assim que um negócio terá maior vantagem em relação aos concorrentes.

Toda organização depende de um planejamento logístico bem feito para ter acesso a diversas vantagens. Uma delas é aumentar a visibilidade dos processos, desde a armazenagem até a entrega, acompanhando todos eles de perto.

Dessa forma, um fabricante de bateria estacionária 24v terá mais facilidade para encontrar suas falhas, proceder da maneira mais correta e melhorar a qualidade de seus serviços.

Outra vantagem que explica a importância da eficiência logística é o aumento da agilidade nos processos internos. Tudo se torna mais rápido e eficiente quando existe uma gestão de qualidade.

A partir do momento em que a corporação otimiza seus processos, as cargas podem ser remanejadas com pouco tempo de parada, além de aumentar a qualidade e a precisão de suas entregas.

Por fim, ocorre o aumento da lucratividade, afinal, a aplicação correta da logística acaba por reduzir custos, principalmente operacionais, o que aumenta a lucratividade da corporação.

Isso se dá por meio de tecnologias e a utilização de um software de gestão, que será responsável por utilizar todas as atividades, de modo que elas sejam mais estratégicas e ofereçam excelentes condições para o fluxo de caixa.

Como manter a organização no setor de logística?

A logística é importante para qualquer tipo de negócio, desde uma empresa especializada em limpeza de carpete automotivo, até uma plataforma e-commerce.

Entretanto, para que ele esteja sempre organizado, é necessário investir em algumas estratégias, tais como:

Fazer um bom planejamento

Para que o setor esteja realmente organizado, é fundamental mapear os processos, tendo em vista que ele é composto por diferentes etapas. Tudo precisa correr bem para que a empresa não seja afetada de maneira negativa.

O gestor precisa cuidar do planejamento e controle da produção e distribuição, além de diagnosticar fragilidades antes que elas tragam prejuízos para o negócio.

Uma boa estrutura para o planejamento logístico inclui o nível estratégico, que nada mais é do que o mapeamento de planos; o nível tático, que coloca os objetivos em prática; e o nível operacional, que coordena as tarefas.

Ter um bom planejamento e saber organizá-lo são dois quesitos fundamentais para melhorar as tomadas de decisão e aumentar a capacidade da empresa.

Ter uma boa gestão de transporte

Os produtos precisam ser movimentados com segurança até que cheguem aos seus destinos. Para isso, é indispensável fazer uma boa gestão da frota de veículos.

Grandes empresas costumam usar caminhões próprios, mas também dependem de algumas atividades, como:

  • Manutenção do transporte;

  • Controle do consumo de combustível;

  • Ter os documentos necessários;

  • Utilizar os percursos.

No caso de um fabricante de produtos para calçada de paver, também é muito importante monitorar o trabalho da equipe, incluindo motoristas e os profissionais que cuidam de carga e descarga.

Muitas organizações preferem terceirizar o setor logístico, contratando transportadoras para deslocar as mercadorias. Mesmo assim, é necessário fazer um bom trabalho para realizar cotações, conhecer os prazos de entrega e escolher serviços de qualidade.

Saber se relacionar com os fornecedores

Todas as empresas precisam ter uma boa relação com quem fornece a matéria-prima ou os produtos que vendem, pois isso gera impactos na experiência que o cliente terá.

Procure avaliar a qualidade, formas de pagamento, custos, prazos e os ciclos de entrega. O gestor desta área em um fabricante de rolamento dianteiro moto precisa avaliar o lado da organização, contratando fornecedores de qualidade.

Quanto à negociação de preço e prazo, é fundamental que o fornecedor tenha uma boa capacidade de produção, transportes de categoria e localização privilegiada.

Integrar as equipes

É fundamental interligar o marketing, vendas, finanças, planejamento estratégico e produção, pois isso ajuda a avaliar as condições do mercado e ver quais são as melhores opções para investir na veiculação de anúncios.

A ideia por trás da cadeia de suprimentos é fazer a interligação desses setores e planejar as operações, de modo que tudo esteja alinhado com o setor de vendas. Como resultado, fica mais fácil compreender a demanda exigida no mercado.

Avaliar os processos

Quando a empresa está fazendo seu planejamento logístico, estabelece algumas metas, mas depois que ele é executado, é essencial avaliar os resultados.

Durante essa análise, uma corporação de aluguel de limousine casamento pode fazer algumas mudanças para alcançar suas metas, mas isso só é possível se os resultados forem acompanhados de perto.

Dicas para otimizar o departamento logística

Existem algumas maneiras de otimizar ainda mais o departamento logístico da corporação e algumas dicas para fazê-lo são:

1.    Antecipar-se às demandas dos clientes

Para comprar insumos de maneira mais assertiva e planejar as estratégias, é primordial conhecer as características do público consumidor.

Procure conhecer os hábitos de consumo e o quanto eles costumam comprar de cada produto porque isso garante uma assertividade maior na hora de organizar e abastecer o estoque, além de evitar erros.

Por exemplo, você consegue impedir que a mercadoria escolhida pelo cliente esteja indisponível ou então que produza ou compre um produto de baixa demanda.

O excesso de produtos que não têm muita saída pode trazer vários prejuízos, como más condições de armazenamento ou perdas devido ao prazo de validade.

2.    Saber organizar e controlar

Uma empresa de instalação GNV carro turbo deve saber como organizar e controlar seu estoque, pois isso ajuda a delimitar o fluxo de atividades, delegar funções e determinar as responsabilidades de cada funcionário.

Para facilitar ainda mais esse trabalho, vale a pena investir em algumas ferramentas que vão te ajudar a controlar e monitorar melhor a logística.

O fluxo de ações pode ser potencializado e as atividades dos setores que trabalham diretamente com a logística também vão melhorar.

3.    Investir em ferramentas

Os processos logísticos e de distribuição podem ser muito mais dinâmicos e fluidos se a companhia contar com os recursos tecnológicos.

As ferramentas de automação utilizadas por uma oficina de funilaria e martelinho de ouro aumentam o foco da equipe em tarefas estratégicas e que realmente trazem valor para o negócio.

Entre as ferramentas mais indicadas para aprimorar o departamento logístico estão as de rastreio ERPs, que integram as informações corporativas e ajudam a medir a performance e a eficiência da entrega.

Também são ótimas para identificar pontos fortes e fracos e, com isso, implementar todas as melhorias necessárias. Vai ficar muito mais fácil utilizar as operações do setor de logística e conquistar resultados positivos.

4.    Mapear os pedidos

O mapa de pedidos auxilia a melhorar a logística e a distribuição, desde que sejam considerados todos os pedidos recebidos dentro de determinado mês.

Trata-se de uma ferramenta visual que ajuda uma empresa de impressão de banner na hora a enxergar esquemas diferentes para entregar seus produtos mais rentáveis e quais são os clientes que compram valores mais baixos.

Ele também é fundamental para traçar rotas e detectar os meios de transporte que vão beneficiar a operação, pois mesmo utilizando o modal rodoviário, existem outros que oferecem excelentes preços e condições.

Considerações finais

Investir em alguma dessas práticas, ou todas, dentro da empresa é fundamental para que a logística se torne mais inteligente e infalível.

Há muitas outras soluções que podem ser trabalhadas pelas organizações, mas seguir as dicas deste artigo é uma ótima forma de começar a melhorar consideravelmente esse departamento que é tão importante para os negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top