Iluminação natural: aposte para obter um ambiente com bem-estar

Iluminação natural: aposte para obter um ambiente com bem-estar

6 10 99
Iluminação natural: aposte para obter um ambiente com bem-estar 10 6 99


Saber aproveitar a luz do sol é o segredo para potencializar o conforto em todos os cômodos da casa e ainda economizar na conta de energia.


A iluminação faz muita diferença em qualquer ambiente, mais do que muita gente imagina. Aproveitar a luz natural do sol não faz bem apenas para o bolso, com a economia na conta de energia, mas também para a nossa saúde, além de deixar qualquer cômodo mais aconchegante.


Especialistas em arquitetura e decoração sabem disso e apostam cada vez mais em projetos que favoreçam a iluminação natural, como janelões,  mobília clean e outras estratégias que valorizem os raios de sol que entram na casa todos os dias. Seja na sala, na cozinha ou no quarto, um pouco de luz faz diferença.

Bom para a saúde e para a produtividade

Diversas pesquisas mostram que um bom banho de sol é fundamental para melhorar a pressão arterial, diminuir o estresse e melhorar o humor, além de ser fundamental para a produção de vitamina D, que regula diversas funções no nosso organismo. 


Um ambiente bem iluminado é bom para o nosso conforto e até para a produtividade, seja em casa ou no escritório. Isso mesmo: a luz natural agride menos os olhos que a artificial e quem trabalha longas horas na frente de um computador deve aproveitá-la o máximo possível.

5 dicas para deixar a luz do sol entrar

No quesito luz do sol, vivemos em um país privilegiado. Na maioria de nossas cidades os dias são bem iluminados, pelo menos em boa parte do ano. Como aproveitar?

Tenha janelas e portas de vidro

Existem imóveis que possuem janelas pequenas e mal posicionadas. Se você for alugar um local, repare nisso. Se esse é o seu caso ou você está construindo, considere a instalação de janelas maiores, pelo menos na sala e nos quartos. Elas são fundamentais para deixar os ambientes mais iluminados.


As portas de vidro também são ótimas para potencializar a iluminação dos ambientes: se você está fazendo um projeto, pense nelas. Nesses casos, vale investir naquelas com proteção UV, para proteger os seus móveis nas horas de sol intenso. A limpeza dos vidros também faz toda diferença para a iluminação do ambiente. Tire a poeira regularmente, pois ela atrapalha a passagem da luz.

Não obstrua as entradas de sol

Essa dica parece óbvia, mas muita gente acaba instalando móveis que obstruem, total ou parcialmente, a visão e a luz das janelas, portas e sacadas. Esse é um erro terrível. Deixe as janelas livres e, de preferência, mantenha as cortinas abertas nos horários em que o sol não está demasiadamente forte.

Pode as árvores do lado de fora

Muitas vezes, a obstrução da luz pode vir do lado de fora, com árvores e arbustos perto das janelas, por exemplo. Para evitar que isso aconteça, faça podas regulares ou solicite que a pessoa ou órgão responsável pelas plantas o faça.

Aposte em cores claras

Essa dica vale tanto para a pintura das paredes como para a escolha dos móveis. As cores fortes e escuras absorvem mais luz solar, enquanto as mais claras e brilhantes a refletem. Se o seu ambiente é pequeno e com pouca luz, jamais pinte as paredes de cores fortes ou escolha móveis muito robustos para ele.

Tenha espelhos

Adicionar espelhos como itens de decoração é uma ótima aposta para melhorar a iluminação dos ambientes e também para deixá-los com a sensação de amplitude. O motivo é a incrível propriedade de reflexão que esses objetos têm.


Para melhorar a iluminação natural é importante lembrar, no entanto, que a posição dos espelhos é crucial. Eles devem ser colocados de frente para as janelas ou portas por onde a luz entra.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top