CTA: 6 dicas para alcançar o sucesso do modelo B2B

CTA: 6 dicas para alcançar o sucesso do modelo B2B

6 10 99
CTA: 6 dicas para alcançar o sucesso do modelo B2B 10 6 99



O CTA, ou Call to Action, é uma chamada para ação comum em sites, e-mails e outros tipos de anúncios, que indicam ao usuário qual é o próximo passo a seguir. Normalmente, ele vem acompanhado de um link ou botão, que deixa o conteúdo destacado na página.

Também é comum encontrar diversos termos no imperativo, como: “acesse”, “clique”, “compre”, “confira”, entre outros.

Esse tipo de sinalização indica o que o cliente deve fazer naquele momento e como interagir com uma determinada ação. 

Isso pode funcionar para estimulá-lo a realizar um cadastro ou preencher um formulário no site para receber newsletters, fazer downloads de materiais e muitas outras ações.

Cada tipo de negócio possui uma série de peculiaridades que são específicas para eles. O Call to Action compreende qual é a melhor ação para sua empresa de espelho decorativo sala de jantar tomar e indica aos clientes o caminho certo.

O processo utilizado para a chamada para ação é baseado em uma ferramenta importante de marketing, conhecida como AIDA. Sua sigla significa, respectivamente:

  • Atenção;

  • Interesse;

  • Desejo;

  • Ação.

Este é um princípio básico, de que quando olhamos para um determinado conteúdo, passamos por diversas etapas, e que sua página deve estar pronta para atingir os objetivos em cada uma destas partes.

Um dos melhores meios de chamar a atenção de seus clientes é com a criação de um flyer digital em pop-up, uma pequena janela que salta à vista.

A atenção é o momento em que você conquista o visitante. Aqui é importante que ele fixe os olhos na página e mantenha sua atenção nela, fazendo-o continuar navegando.

Então, o interesse surge da primeira interação que o cliente realiza com o site. Nesse ponto, ele começa a observar com mais vontade os conteúdos propostos, gerando a sensação de desejo.

O desejo é um detalhamento da oportunidade que se apresenta ao usuário. Aqui, ele começa a identificar todos os benefícios relacionados a um determinado produto ou serviço e procura uma forma de identificar que este atende às suas necessidades.

Por fim, ele chega no momento da ação, onde decide por fim comprar o produto e converter a venda para a empresa.

Muitos negócios online, como uma gráfica que produz cartão de visita pessoal, têm utilizado o Call to Action para conseguir angariar mais vendas e estimular clientes a consumir. 

Sem contar que isso também é fundamental para garantir um bom retorno para as empresas B2B.

Mas, o que é B2B?

O termo B2B é uma abreviação de Business-to-Business, ou seja, trata-se da transação que ocorre entre empresas que funcionam como fornecedoras para outras companhias.

Muitos fabricantes costumam trabalhar produzindo materiais que depois serão utilizados na montagem de um produto completo, que chegará ao usuário final. Neste caso, é comum que as montadoras entrem em contato buscando um bom negócio.

Em resumo, a transação de uma empresa B2B é bem similar a uma negociação comum, com a diferença de que o comprador é uma pessoa jurídica. Isso significa que sua equipe de vendas deve ficar atenta para criar um bom relacionamento com o comprador.

Por exemplo, uma empresa que oferece um serviço de higienização pode conquistar um contrato com um espaço de coworking, garantindo um bom relacionamento entre as partes.

Muitas vezes, um estabelecimento que gosta de um serviço que você presta acabará consumindo mais vezes este tipo de material, principalmente pela necessidade do produto para a produção de seu próprio conteúdo.

Por isso, quanto mais conseguir fidelizar esses clientes, maiores as chances de conquistar uma estabilidade na sua produção e aumento de sua saúde financeira.

Para conseguir vender bem no B2B, é necessário compreender alguns detalhes importantes que podem fazer a diferença em seu site, ao utilizar corretamente um Call to Action.

CTA para alavancar suas vendas

Com estes exemplos, você certamente conseguirá atrair potenciais clientes para sua companhia B2B, apresentando conceitos simples e interessantes, entre eles:

1. Promova testes gratuitos

Qualquer cliente, seja ele um consumidor ou uma empresa, gosta de experimentar aquilo que deseja consumir. Um teste gratuito permite que a pessoa experimente o produto ou serviço para identificar suas vantagens e desvantagens.

O primeiro modelo permite algumas funcionalidades básicas para o uso, o que acaba instigando a empresa a desejar consumir o produto ou serviço de forma completa, para ter direito a toda a sua funcionalidade.

Na prática, uma ferramenta de automação de casa, por exemplo, pode ficar disponível para os construtores testarem, e caso aprovem, contratarem os serviços completos para oferecer no imóvel.

Em caso de softwares de computadores ou aplicativos de celular, além de outros produtos digitais, é muito comum que seja oferecido um período de utilização gratuita, que permitirá a utilização dos recursos de forma limitada.

Então, se o cliente se identificar e conseguir explorar alguns dos recursos, ele certamente irá voltar para consumir a versão completa do produto.

Uma variante nesse tipo de CTA é a de experimentação por período. Neste caso, você libera todas as funcionalidades do equipamento por um período limitado de tempo, e caso o cliente goste do que utilizou, pode comprar para liberar o serviço por tempo indeterminado.

2. Conheça sua audiência

Um dos principais meios de fechar um negócio B2B é conhecendo seu consumidor. Você precisa planejar todos os métodos de engajamento que utilizará a longo prazo, principalmente se o cliente tiver a possibilidade de continuar consumindo.

O ideal na utilização de uma Call to Action é que ela se apresente como uma solução para um problema que o cliente possui no momento, como um estabelecimento que precisa divulgar seu comércio por meio de um panfleto pizzaria

Para você identificar quais são os problemas mais comuns de clientes em potencial, é necessário se basear em estudos e prática.

Quanto mais conseguir explorar esse conceito, melhores serão suas chamadas para ação, que normalmente atraem muito mais a atenção de potenciais clientes do que um site simples, sem nenhum tipo de chamariz.

3. Jogue com os melhores

É possível que você tenha diversos CTAs programados. Através de métricas de análise, há grandes chances de se identificar aqueles que têm o melhor retorno para você para avaliar o potencial de negócios de cada um deles.

Aqueles que se saírem melhor nestas análises devem ficar em evidência, garantindo que uma parcela maior de seu público verá o Call to Action e seguirá na rota que você programou para garantir suas vendas.

O chamado que mais atrai clientes para seu aluguel de sala de reunião é aquele que você deve manter. Por isso, se você estiver iniciando agora nesse tipo de estratégia de marketing, o ideal é criar pelo menos duas chamadas para ação.

Em seguida, analise como cada uma se comporta, escolhendo aquela que for melhor no período de avaliação que você determinou.

4. Seja disruptivo

Durante toda a construção de uma página na web, você é incentivado a criar conteúdos que se mesclam, cores que harmonizem e elementos que, no geral, passam uma sensação de unidade dentro de sua página. 

O ideal é que tudo flua naturalmente em seu site, exceto quando lidamos com Call to Action. Neste caso, quanto mais disruptivo, melhor. 

Vale qualquer elemento que destaque a chamada e a coloque na atenção direta do usuário. Afinal, quanto mais diferente for o anúncio, maiores as chances de engajamento.

Para isso, você pode utilizar uma cor chamativa e oposta às cores do site, fontes destacadas e botões que atraem a atenção do visitante. A ideia é que ele não seja capaz de ignorar o enorme aviso que o indica a dar um passo em relação a empresa.

5. Mantenha a chamada visível

Se os usuários têm que descer na sua página para encontrar a chamada para ação, você pode estar perdendo uma quantidade significativa de engajamento. Isso porque esse tipo de ação de marketing deve ser visível desde o primeiro momento.

Normalmente, as empresas não perdem tempo passeando pelo site de um fornecedor. Por isso, para conquistar o mercado B2B, é preciso ser rápido e direto, conseguindo uma boa integração com seus recursos.

Uma empresa que produz brindes não vai perder tempo caçando seu produto. Por isso, é importante que você crie um efeito chamativo para ofertar um cordão para caneca ou canetas personalizadas.

Colocar o Call to Action no topo permite um engajamento muito maior, uma vez que todos os usuários que acessarem seu site terão a opção de engajar-se no conteúdo.

6. Seja claro e direto

Uma das principais vantagens do CTA é sua clareza de informações. Você não está criando um conteúdo extenso e complexo, mas sim, uma chamada direta que estimula um usuário a seguir para um determinado caminho.

Sempre utilize essa ferramenta da forma mais direta possível, lembrando-se de ser gentil com as palavras para engajar melhor o conteúdo.

Considerações finais

As técnicas de Call to Action podem trazer grandes benefícios para empresas, principalmente aquelas que procuram fazer negociações a longo prazo. Por isso, sempre que tiver uma boa oportunidade para apresentar, lembre-se dessa técnica.

Negócios B2B costumam buscar ofertas e bons negócios, e para que isso fique claro para seus clientes, aproveitar esse tipo de ação é fundamental.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top