Como me tornei uma leitora de feeds fidelizada

Como me tornei uma leitora de feeds fidelizada

6 10 99
Como me tornei uma leitora de feeds fidelizada 10 6 99
Nos últimos anos, os feeds das redes sociais, como Facebook e Twitter, foram ocupando o espaço conquistado pelos leitores de readers. O mais famoso deles era o Google Reader, que foi encerrado em 01 de julho deste ano. A justificativa? Embora fosse mais fácil para as pessoas acompanharem as atualizações dos seus sites e blogs favoritos, o uso da ferramenta foi diminuindo ao longo dos anos.

Mas, o que são feeds? De uma maneira simples de entender, "Feeds são listas de atualização de conteúdo de um determinado site, escritas com especificações baseadas em XML. Os usuários incluem o link dos arquivos Feed em seu programa leitor de Feed (agregador) e recebem, sem visitar o site, as informações sobre as atualizações que ocorreram. Também é possível distribuir arquivos de áudio (podcasts), imagens e vídeo."

Com certeza, as pessoas começaram a acompanhar a atualização dos blogs e sites através das páginas nas redes sociais. Eu mesma que cheguei a criar uma conta no Google Reader e a adicionar vários blogs e sites, só que ela caiu em desuso. Com uma participação mais ativa no Facebook e no Twitter, observei que já não era necessário acessar a ferramenta diariamente. Pois, através do meu perfil no Facebook, era possível acompanhar a divulgação dos artigos novos nas páginas curtidas facilmente. Simples e rápido!


Entretanto, a história não acabou por aí. O Facebook, minha principal rede social de interação, diminuiu drasticamente a quantidade de posts divulgados pelas páginas e prejudicou, diretamente, o acompanhamento das atualizações dos meus blogs e sites favoritos. Isso quer dizer que, mandar recado através da página não é uma boa ideia. Considerando os dados estatísticos das páginas, somente uma média de 5 a 10% das pessoas visualizam os posts na rede social.

Já assinou os feeds do Dicas Blogger? Não perca nenhum artigo, acompanhe diretamente pelo seu leitor de feeds e fique por dentro das melhores dicas para turbinar o seu blog!


no Twitter, é tudo muito rápido. Dependendo da quantidade de pessoas que você segue e da frequência de postagem delas, é impossível acompanhar tudo. Fora que nem sempre são apenas links de artigos, o que também não é ruim! Quanta coisa aprendo acompanhando os tweets. Detesto contas que só publicam links, não possuem nenhuma interação. Querem divulgar as URLs, mas não estão preocupados em interagir, trocar uma ideia e contribuir com uma discussão, seja ela sadia, hilária, idiota... afinal, temos que rir de vez em quando né! Enfim, é uma rede social com uma movimentação bem mais ágil.

No Google+ não são todos os sites e blogs que estão lá. Dos que estão, poucos atualizam com frequência e interagem. Isso, para quem não quer perder nenhuma atualização, é bastante complicado. Ela é uma rede social que vem crescendo, mas, pelo menos pra mim, não alcança todas as minhas expectativas. Um dos motivos, além do citado acima, é que a grande maioria dos meus amigos não estão lá.

Com as mudanças, precisei adequar minhas necessidades sociais e cibernéticas ao que cada uma das redes sociais oferecia. Entretanto, a melhor delas para acompanhar novos artigos foi, de fato, começar a assinar os feeds dos blogs e sites que produzem conteúdo que me interessa. Não dá pra confiar em uma rede social que entrega poucos posts, em outra que tudo acontece muito rápido e nem em uma que poucos atualizam. Para manter-se informado, é necessário uma ferramenta confiável. Daquelas que, mesmo que você não acesse diariamente, os artigos que você ainda não leu continuam lá, à sua espera de forma organizada.

Hoje, depois de relatar minha própria experiência, acredito que seja imprescindível para um blogueiro assinar os feeds de sites e blogs de seu interesse. E lê-los, é claro! Não adianta ter um leitor de feeds, com blogs selecionados a dedo e não ler nada. Também é fato que não dá pra ficar de fora das redes sociais. Não é porque se tornou um leitor de feeds que irá se virar um alienado. Algumas coisas, antes de se tornarem artigos, foram citadas ou debatidas nas redes sociais. Isso, quando não aconteceram diretamente na rede social. Além disso, mesmo que muitos dos meus amigos não estejam no Google+, é lá que acompanho as novidades sobre o Blogger, produtos afins e interajo com outros craques do Google. Cada ferramenta tem a sua utilidade.

Enfim! Depois de considerar todos os esses pontos, foi assim que me tornei uma leitora de feeds fiel. Instalei um aplicativo no tablet e comecei a acompanhar a atualização dos meus blogs e sites preferidos diariamente. Pronto! Problema resolvido, não perco mais nenhuma matéria importante.

E você, como acompanha a atualização dos seus blogs preferidos? Como é a sua interação com as redes sociais? Deixe o seu comentário!
8 Comments
Comments
  1. Priscila, como é verdade isso. Fiquei pau da vida qdo o Google tirou de circulação o Readers, mas Não desisto do feed, é o melhor!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscila!! Eu sou nova nesta ferramenta, mas era por falta de informação mesmo, com voces estou aprendendo e acho que é o melhor caminho para não perder atualização dos meus Blogs preferidos!

    ResponderExcluir
  3. Qual foi o aplicativo no tablet? Tentei o flipboard e p feedly, mas não me dei bem com nenhum deles. O Google reader é insubstituível!

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila, isto é verdade mesmo, o twitter passa tudo muito rápido e eu não consigo acompanhar o que se passa nos blogs que eu sigo por isso eu preferi assinar por email no feedburner de outros blogs.

    Inclusive li está postagem em meu email.

    ResponderExcluir
  5. Eu costumo acompanhar meus blogs e sites favoritos através do agregador de feeds do Thunderbird, que pra mim é maravilhoso, altamente personalizável, não há nada que eu possa reclamar dele.

    Sobre a sua postagem, duas considerações: eu acredito que o Facebook não divulgue muito postagens de blogs para nos induzir a contratar divulgações pagas. E segundo, fiquei com a sensação de que é boa ideia investir na divulgação via Twiiter.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Eu acompanho pelo Painel do Blogger mesmo! :D
    Em qualquer lugar que eu puder logar na minha conta poderei ver as novidades e conferir na íntegra as que mais me interessarem. Pena que dá um ou outro bug de vez em quando, mas nada que dê muita dor de cabeça.
    Simples e prático, posso acompanhar blogs de notícias que têm mais de vinte posts por dia sem floodar a minha caixa de entrada com acompanhamento via e-mail, por exemplo; ao mesmo tempo em que me mantenho a par das novidades dos blogs que não têm atualizações tão frequentes assim.

    ResponderExcluir
  7. A fixação do Google com G+ é o fim da picada, mas, de qualquer forma, a aposentadoria do Reader teve conseqüências positivas, como o desenvolvimento de substitutos muito melhores que ele (uso atualmente o do Digg).

    ResponderExcluir
  8. Oi Priscila, qual aplicativo voce escolheu para acompanhar seus Blogs favoritos?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top