A revolução E-commerce chegou para ficar!

A revolução E-commerce chegou para ficar!

6 10 99
A revolução E-commerce chegou para ficar! 10 6 99
Esse artigo é um guest post escrito por Sara Trindade

Não tem como negar. A evolução do comércio tem sido uma das grandes consequências das novas tecnologias à nossa disposição.
O comércio sempre foi e será uma troca de benefícios entre duas partes. De uma forma muito resumida, podemos afirmar que tudo começou por algo tão simples, como, por exemplo, um pescador que resolveu trocar seus produtos com um agricultor, estabelecendo-se assim, uma relação não de venda, mas de troca. Depois foi introduzida a Moeda, que passou a ser a base de quase todas as transações comerciais. Até que, depois depois de vários anos e revoluções, chegamos à febre do comércio online.

Dá uma olhada neste vídeo bacana sobre a Evolução do Comércio:


A tendência de online shopping cresce a cada dia dia. Já existem vários websites com ofertas para os mais variados produtos. Em países como os Estados Unidos, quase todo o mundo prefere comprar online através de gigantes do E-Commerce como a Amazon ou o Ebay, ao invés de comprar dos mercados locais. Outro exemplo desta tendência  é a ascensão deste mercado em países em desenvolvimento com a índia. Já tem diversas lojas como a Flipkart, Homeshop18 ou a Naaptol que oferecem soluções de compra online. O Brasil é outro caso de sucesso. O desenvolvimento econômico que se assistiu a nível nacional ligado a diversas vantagens das transações online, tem feito do Brasil um mercado exemplo para empresas nacionais e internacionais. No Brasil, tem investimento de marcas poderosas como a Ricardo Eletro, a Americanas ou Casas Bahia. Um dado significativo é que dos 80 milhões de internautas brasileiros, 32 milhões compram online!

Uma matéria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo resume os dados mais importantes desta revolução. Aqui tem a material em formato de vídeo:


Tendo em conta esta evolução, ficam as perguntas e reflexões: Será que as vantagens superam as desvantagens? É totalmente seguro? Há formas de diminuir os riscos? Será que o comércio físico vai deixar de existir?

A partir disso, pode-se concluir que comprar pela internet é fácil e simples se comparamos com o deslocamento a lojas locais, mas também esse modelo de comércio tem suas limitações.

Por um lado, você adquire o produto sentado no seu sofá, sem gastos de gasolina ou filas e entregue na porta de sua casa. O preço de alguns produtos também pode ser mais baixo quando comparamos com os preços das lojas físicas. Além disso, vale ressaltar que não só as próprias lojas têm ofertas especiais, como também novos sites foram surgindo, como os de compras coletivas (Groupon, Peixe Urbano,...). A última tendência de mercado são os sites de cupons de descontos e vouchers(Cuponation, BuscaDesconto,...), que representam uma nova modalidade de comprar online, através de descontos para diversas lojas do país.


Por outro lado, comprar online também oferece algumas limitações. A possibilidade de os produtos quando chegarem não corresponderem ao que você tinha comprado existe. Pode ser também que o produto demore mais tempo para chegar no destino. E tem vezes que o produto não chega mesmo!!!

Vendo esta balança de prós e contras, algumas coisas podem servir para diminuir as desvantagens. E tem várias dicas para quem gosta de comprar online:

 Procure o produto desejado em sites que tenham várias lojas;
• Opte por comprar em lojas com mais reputação (uma forma é ir em fóruns consultar opiniões, ou no próprio site da loja que, às vezes, tem área de opinião);
• Confira que o Antivirus ou o Windows do seu computador estão atualizados;
• Selecione a opção “Pagamento quando Entrega” sempre que possível;
• Quando você insere os seus detalhes de Crédito ou Débito, confira se a sua conexão está encriptada em SSL;
• Utilize Teclado Virtual se disponível;
• Quando o produto chega, retire a embalagem e verifique o produto imediatamente. Se você encontrar alguma fissura ou produto ou aquilo não é o que você ordenou, preencha imediatamente o formulário de devolução e envie o produto de volta para o endereço no formulário (o formulário está incluído na caixa do produto);
• Anote os números de telefone e e-mail de contato da loja online;
• Contate a empresa em caso de atrasos na entrega;
• Se você não está satisfeito com o produto, envie de volta se a loja tiver a opção de Devolução de Dinheiro;
• Verifique se o site onde você quer comprar tem selo de segurança.
No final, como todas novas modas e tendências, cabe a cada um avaliar o que é melhor para si mesmo. E informação é valiosa e nunca é demais quando estamos num meio tão grande como a Internet.

Você faz suas compras online? Tem mais algum conselho para partilhar? Tendo em conta os pontos é necessário ser um artista para tudo dar certo.

Um prazer,
Sara Trindade
2 Comments
Comments
  1. Creio que as promoções e facilidades aumentaram sim a força desse novo meio de se consumir, o que me lembra uma reportagem que assisti certa vez sobre uma inovação do e-commerce que consistia em disponibilizar para compra "kits" completos de produtos básicos para solteiros sem tempo de ir às compras - kit masculino com creme de barbear, desodorante, etc. Kit feminino com maquiagem, absorvente, entre outros.

    Embora o comércio online tenha inúmeras vantagens, creio que não substituirá o comercio físico tão cedo. Existem produtos, como roupas por exemplo, que muita gente ainda prefere pegar e experimentar antes de efetuar a compra. Não obstante eu a-do-rei a lista prática no final do artigo, concordo com todos os pontos.

    Abraços!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top