O que é ser blogueiro? Mitos e verdades

O que é ser blogueiro? Mitos e verdades

6 10 99
O que é ser blogueiro? Mitos e verdades 10 6 99
Ser blogueiro não é uma atividade levada muito a sério por aí. Quem tinha alguma dúvida, pode ter certeza depois do caso da blogueira da capricho que virou meme na internet. Ela teve o seu mérito para conseguir essa façanha, mas uma das coisas que mais observo no dia a dia, é o falso conceito de que blogueiro não trabalha e de que isso não deva ser considerado como profissão.

O termo blogueiro é descrito nos dicionários como: "aquele que escreve em blogs", "usuário de blog", "sujeito que cria, possui autoria ou escreve em algum blog". Entretanto, com o advento da internet (frase bonita ;)), muitas profissões surgiram, entre elas a de blogueiro. Hoje, você pode publicar artigos em blogs de grande relevância e ganhar por isso. Seja como o dono do blog, que ganha com publicidade, ou como um colaborador, que, em média, ganha por produtividade.


Recentemente, o Cardoso, blogueiro e freelance web designer do Contraditorium e do Meio Bit, publicou em seu twitter: "chamaram o Meio Bit de "revista de informática". Acho que blog é um conceito novo ainda." Infelizmente, há muita gente que, para entender o conceito de blog, faz uso de comparações bastante equivocadas e simplórias.

Muitas pessoas pensam que estão acessando sites, quando na verdade, ao pesquisarem algum assunto no Google, acabam direcionadas para um blog que contém a informação que estão procurando. Quantos especialistas estão publicando em blogs atualmente, tornando a discussão sobre os assuntos da sua área de especialidade muito mais interessantes e proveitosos.


Faça um teste, mostre um blog de tecnologia, tutoriais ou algum outro assunto interessante a um amigo que, praticamente, só acessa o Facebook e lê notícias cotidianas na internet, e pergunte a ele qual é a diferença. Ele não saberá dizer! E, dependendo do layout do blog, como muitos que vejo por aí (Exemplo: estilo magazine), um olhar leigo jamais conseguirá identificar que aquele endereço na internet é de fato de um blog.

Ser blogueiro dá trabalho. É preciso pesquisa e um conhecimento muito bom sobre o que se pretende blogar. Quanto mais você entende do assunto, mais você será cobrado a entender. Em regra, as pessoas querem informação fresca e útil, se você não conseguir produzir conteúdo assim, irá fracassar como blogueiro.


Gostei muito do tweet do Nick Ellis, blogueiro do Meio Bit: "Sou blogueiro sim, e tenho o maior orgulho disso. Essa é a minha vida." Quem ganha a vida como blogueiro e produz informação relevante, tem mais é que se orgulhar do que faz mesmo. Hoje, como blogueira, me orgulho muito do que faço. E sei que, se colegas como eu, pararem de publicar tutoriais, vai ter muita gente arrancando os cabelos sem conseguir dormir, porque não vão conseguir fazer uma simples receita de panqueca.

Ah! Mas é muito fácil criar um blog? Sim. Mas também está muito fácil criar um site. Com acesso a uma boa plataforma, qualquer pessoa, sem o mínimo de conhecimento de HTML, poderá criar um site de graça. Só que manter e produzir conteúdo, é outra história.

É por essa e tantas outras coisas que ser blogueiro é muito mais do que escrever em blogs. É muito mais que ganhar dinheiro na internet. É muito mais do que ter um blog. É muito mais que publicar informações e tutoriais. Nesse contexto, faço minhas as palavras do Cleyton Carlos Torres, do blog Mídia8: "Blogueiro é quem leva a sério o termo “blogosfera”.

E pra você, o que é ser blogueiro?
Não podemos deixar que um lapso de uma garota de 20 anos, manche ainda mais o conceito sobre o que é, de fato, ser blogueiro. Não é mesmo? ;)
24 Comments
Comments
  1. Concordo Priscila!

    Ser blogueiro não é nada fácil, você deve pensar no que irá postar, se dedicar ao template, interagir com os leitores na redes sociais e ainda tem que aguentar os spammers que são muitos chatos.

    A lista de tarefas de um blogueiro é vasta, mas dá orgulho ver seus leitores elogiando-o pela postagem, blog ou qualquer tipo de coisa.

    Ser blogueiro é o máximo.

    ResponderExcluir
  2. Como professor, eu entendo o que aconteceu com a garota. Ela é jovem e como todo jovem, tem uma tendência a ser arrogante, pois acha que pode tudo na vida. E talvez no meio em que ela vive, isso seja uma prática comum. Do jeito que ela escreveu o post no Facebook, me passa a impressão de que ela realmente acredita que não fez nada demais, pois é algo corriqueiro para ela.
    Talvez um dia ela venha a aprender as nuances da vida. Ela é jovem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aparecido,

      Infelizmente, a tendência dos jovens está sendo essa e o pior de tudo isso, é que postam nas redes sociais, sem calcular a repercussão que uma simples postagem pode ter. Espero que ela tenha conseguido lidar bem com o que aconteceu e tenha aprendido um pouco mais da vida.

      Esses jovens!!!
      Abraços

      Excluir
  3. Ser blogueiro é levar o blog a sério, se preocupar com o conteúdo e não atualizar quando dá vontade, se bate uma vontade de desabafar ou há necessidade de exposição. Escrever em ou ter um blog representa exercitar a escrita com mais liberdade, mas nem por isso com menos responsabilidade.
    Aliás, Priscila, parabéns pelo seu!

    ResponderExcluir
  4. Ser Blogueiro é ser Design gráfico, webdesigner,escritor, diagramador, consultor, estrategista social, marqueteiro, analista de mídia social, administrador de negócios, técnico em informática, operador de informática, editor de áudio, editor de vídeo, corretor ortográfico, fotógrafo, cinegrafista, chefe de redação, redador, vendedor, atendente, secretário, office boy, gerente e por fim, amar o que faz, Blogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elieser,

      Adorei a sua descrição!!! Não dá pra ter um blog e só escrever artigo, é preciso entender bem de outras coisas para garantir o crescimento dele.

      Abraços

      Excluir
    2. Com certeza Pricila, a responsabilidade de apenas escrever e publicar, está longe do termo Blogueiro. Se fosse apenas escrever e publicar, ah como seria bom...rsrsr Quantas coisa eu teria ido para cama antes da meia noite.

      Abração.

      Excluir
  5. Ser Blogueiro é muito difícil e requer muito trabalho. Essa garota de São Paulo, simplesmente pecou por imaturadade e falta de experiência. Ela achou que ser blogueira lhe daria fama e mais fama. Pobrizinha.

    Vamos encarar os fatos por outra ótica. Se você quer ser blogueiro para se tornar famoso, vai ter de ralar muito. Apesar da possibilidade e ter espaço para todos, antes de ser famoso, voc6e precisa mostrar pro que veio.

    É verdade que têm muitos blogueiros famosos, mas isso não é uma regra, pelo menos para mim. Quero apenas fazer o trabalho que gosto de fazer, e olha que estou engatinhando, e ser feliz no final do dia.

    Sou blogueiro sim, e dai?

    ResponderExcluir
  6. Ser blogueiro é uma atividade seríssima e árdua. Longe de leviandade e glamour, sobretudo abraçar a prudência e responsabilidade no que se escrever e postar para o mundo.
    Toda a atividade de um blogueiro seja profissional ou quebrando a cabeça para aprender a dar os primeiros passos é seriedade e compromisso com seu publico.
    Seja este meia dúzia ou milhares de leitores, logo a responsabilidade aumenta. Existem leitores que se deleitam em detonar. Há também aqueles que te ajuda a crescer, instigar a produzir na base do sacrifício algo de bom a cada dia. Do meu jeito persistente estou aprendendo a gostar deste quebra caça; que é produzir um blog.
    A internet hoje seria um vazio e sem sentido para mim sem o meu velho e tortuoso blog. É meu espaço de realização, mesmo sabendo que muitos não gostando e outros amando. Sou feliz no que faço... Então... vamos em frente.

    ResponderExcluir
  7. Ser blogueiro pra mim é viver experiências únicas onde assumimos um papel, importante, uma responsabilidade e através disso podemos ensinar, compartilhar conhecimentos, aprender, fazer grandes amizades, crescer como pessoa, desenvolver habilidades intelectuais como leitura, escrita, crítica, autoanálise, capacidade de comunicação, além de alcançar a auto realização fazendo algo que gosta e fazer a diferença na blogosfera. Ser blogueiro é deixar no mundo virtual uma marca positiva enquanto estamos vivos assim como lutamos para deixar no mundo real algo marcante.

    ResponderExcluir
  8. Tb sinto que as pessoas acham graça qd eu digo que sou blogueira, e olha que não vivo disso. Ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeane,

      Muita gente, apesar de não levar a sério o trabalho do blogueiro, acaba usufruindo das informações que ele posta. E vamos continuar tendo que lidar com isso durante algum tempo ainda, rss.

      Mas, ainda bem que você não vive de blogs, rss. Eles podem até ter um rendimento considerável, em alguns casos. Mas não dão tanto dinheiro assim. Sempre quando vejo alguém dizer que ganha dinheiro com blog, eu pergunto, quanto? rss

      Abraços

      Excluir
  9. É sentir prazer no que faz, no que deseja fazer, no que diz ou deseja dizer, é ação, é emoção... Eu adoro saber que tenho um espaço onde eu me conecto comigo sem que os problemas tirem a minha alegria. Independente do humor do momento, ele preenche (ou completa) uma lacuna que antes existia.
    O post foca o blogueiro enquanto profissão, acho admirável este tipo de trabalho, uma vez que você está comprometido a nutrir postagens constantes de conteúdos novos. Recebo alguns posts via email e vejo a riqueza de assuntos que são compartilhados ao mesmo tempo em que muitas futilidades são replicadas por um facebook da vida.

    Blogo por gosto e não por trabalho, mas a dedicação ao elaborar cada postagem me faz bem. E sabemos que levam algumas boas horas para isso tudo chegar aos "finalmente" rss. Adorei o post, foi meio nostálgico repassar na mente o meu processo inicial até os dias de hoje com o meu blog.
    :)

    ResponderExcluir
  10. Ser blogueiro não é uma atividade levada muito a sério por aí.
    Eu que o diga! Só nós sabemos o que é o tom de descrença e desdém das pessoas quando falamos que temos blogs. O drama aumenta quando eu digo para as pessoas sobre o que são os meus blogs:
    a) Um blog sobre Alemão: "Como assim essa menina fala alemão?"
    b) Um blog de fanfics e ficção de autoria própria em geral (depois de eu ter que explicar o que é fanfic): "Mas isso não te dá problema? Você não tem medo de plágio?"
    c) Sou designer de um fã-site: "Você não tem mais o que fazer da vida, só pensa em banda?"
    Mês passado um casal amigo da tia com quem eu moro veio me visitar e a moça, que já me conhecia, disse ao marido: "Você tem que ver o que essa menina faz na internet. Ela é blogueira." mas disse com um respeito, sabe, de um jeito como se o meu humilde trabalho virtual fosse uma forma de salvar o mundo. Foi a primeira e única vez que presenciei/vivi uma situação dessas.

    Eu queria acrescentar algo à definição de "ser blogueiro", mas acho que o pessoal que já comentou já disse tudo... A propósito, todo o aplauso para a definição/desdobramento feito pelo Elieser. É exatamente isso!

    ResponderExcluir
  11. Há quem seja blogueiro por mera terapia, como refúgio de uma doença psicológica e ou física.

    Sobre a definição de blogueiro, partilho do significado descrito no inicio do artigo, é aquele ou aquela que publica num blogue.

    Fazer profissão da publicação blogueira sou da opinião de que tem mais a ver com a profissão de jornalista. Claro que agora posso estar a desclassificar o jornalismo como profissão, pela larga maioria dos blogueiros não possuir formação na arte da escrita. Mas é como tudo, há profissionais bons e profissionais maus, e o bom profissional mais tarde ou mais cedo será reconhecido pelo bom trabalho que executa.

    ResponderExcluir
  12. Ser rotulado como blogueiro (pra quem é realmente) é o máximo, mas para quem não conhece o dia a dia desse profissional que batalha diariamente para alegrar e entreter seus leitores, trata como se fosse um simples nerd que por falta de vida social fica grudado no pc. é uma pena, mais isso ainda irá mudar... um dia!

    ResponderExcluir
  13. Excelente esse texto. Você conseguiu exemplificar tudo que sinto ao dizer que sou blogueiro. Eu estudo jornalismo e estou cansado de ouvir meus professores dizendo que o blog matará a imprensa, que o Twitter é uma ameaça para as notícias.

    Sou blogueiro há aproximadamente dois anos e até hoje não contribui para esse trágico que eles contam. Quem matará a imprensa, é ela própria que não está aprendendo a se adaptar neste novo.

    Hoje, possuo dois blogs próprios , um sobre cultura jovem na Baixada Santista e outro relatando meu começo profissional como freelancer, e escrevo artigos para terceiros. É uma dificuldade enorme explicar, até mesmo para meus professores, com o quê eu trabalho. Um deles me convidou para escrever uma coluna no site de seu jornal (de graça, claro), já que seria muito mais relevante para mim que meu blog, mas ele não consegue entender a importância da blogosfera.

    É realmente muito difícil explicar essa profissão na qual escolhemos seguir!

    ResponderExcluir
  14. Sou fãn desse Blog desde do começo, e aprendi muita coisa aqui, obrigado amigo por sempre estra ajudando os Blogueiros com seus artigos.

    ResponderExcluir
  15. Lembro-me do fato com a garota blogueira, foi imatura querendo dar 'carteirada' e pagou um preço (no final das contas) por isso.
    Eu me sinto muito bem escrevendo em meu blog, que é pequeno e pessoal mas me traz muita satisfação.
    Sinto-me orgulhosa em saber que muitas pessoas buscam pelos meus textos, recebo muitos e-mails com palavras de agradecimento e isso me deixa feliz.
    Claro que se eu ganhasse bastante dindim com meu blog eu ficaria também mais contente, mas não posso negar que AMO a blogosfera. Levo a sério e não tem um dia em que não abra o painel do meu bloguito :)

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  16. Pra alguns ser chamado de blogueiro pode soar meio marginal, mas eu sou mais blogueiro do que outra coisa. Tenho seis blogs - sites e me acho um razoável blogueiro. Abraços

    ResponderExcluir
  17. Esse site é realmente excelente para quem é blogueiro como eu. Tenho só 14 anos e entrei na blogosfera faz mais ou menos 1 ano e meio. Hoje tenho meu próprio blog, apesar de não ganhar dinheiro com ele, sinto-me satisfeito por apenas partilhar meus conhecimentos com os internautas. Eu acho que isso que é ser blogueiro, lucrando ou não, é uma forma de compartilhar.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho um blog!
    Acho bem legal, coloco oque quero e quando quero! Em menos de uma semana atingiu 474 visualizações, acessado pelo Brasil, Canadá e Estados Unidos...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top