Cuidados com o layout do seu blog

Cuidados com o layout do seu blog

6 10 99
Cuidados com o layout do seu blog 10 6 99
A experiência que adquiri nos dois anos à frente do Dicas Blogger, me mostrou  que a maioria das pessoas que criam um blog têm o desejo de receber muitos visitantes, comentários e até mesmo de fazerem sucesso. Mas um dos empecilhos para que isso se torne realidade, entre outras coisas, pode ser o layout (modelo, template) do blog.
Claro que o mais importante continua sendo a qualidade do conteúdo que oferecemos, mas um blog carregado, sem boa navegabilidade ou com cores berrantes, pode sim espantar futuros leitores. Já até escrevi sobre o tema em outras ocasiões:

Nesta semana, precisei criar um blog do zero, desde as contas do Google, Blogger, Analytics, Feedburner e etc, até a configuração do domínio prórpio. Foi super legal, pois eu usei um dos novos modelos do Blogger, o layout ficou lindão e eu fiquei toda feliz.
Hoje fui mostrar o novo blog a alguns amigos (trata-se de um blog corporativo) e eis que me veio a surpresa: o layout estava HORRÍVEL! Passado o susto, logo descobri o porquê: o navegador padrão do computador que utilizamos para visualizarmos o blog, era o falecido Internet Explorer 6, que não é compatível com a internet com os novos modelos do Blogger.
Além disso, notei que a página demorava um tempo absurdo para carregar. Motivo: o pc é super antigo e roda o XP com apenas 128 MB de memória RAM.
Resolvi então testar o DB no IE 6. Vejam só que coisa linda #not:
DB no IE 6 Feio, né? Nem mesmo o AdSense funciona de forma adequada. E agora, o que fazer?
Bom, em primeiro lugar devemos ter o seguinte pensamento: por mais que se divulgue a importância de  atualizar o navegador, a maioria dos utilizadores mal sabem o que é isso. Usar navegadores alternativos e mantê-los atualizados é coisa de blogueiro/tuiteiro/nerd/geek como nós. O internauta ocasional nem se preocupa com nada disso. Vê-se pelo índice crescente de computadores infectados com todo o tipo de malware. Sem contar que, ao contrário de outros aplicativos, o Internet Explorer não atualiza sozinho.
Lamento informar-lhes: tem muita gente que ainda usa o IE6.  O que dá para fazer é, no máximo, colocarmos um aviso em nossos blogs, sugerindo a atualização do navegador.
O Internet Explorer e o Opera não oferecem suporte às bordas arredondadas, muito comuns nos novos modelos do Blogger e mesmo em outros templates personalizados. O melhor a fazer é sugerir aos visitantes que usem os navegadores Firefox e Google Chrome.
Legal. Fui então testar o DB naquele mesmo pc antigão, usando o Firefox. Adivinhem? O layout estava perfeito, mas demorou uma eternidade para carregar a página inicial, mesmo com uma conexão de 2 MEGA. Motivo: as poucas imagens que tenho na home. Agora imaginem blogs que são repletos de imagens? Acho que nem abrem O.o
Outro detalhe: o meu monitor é um LCD de 17 polegadas e o do pc antigão é um CRT de 17. A qualidade da imagem, obviamente, é muito melhor no LCD. Até aí eu já sabia; entretanto, notei que os links do tal blog que criei estavam claros demais no CRT, quase ilegíveis.
Como eu disse no começo deste post, ter computador top de linha, conexão banda larga, monitor LCD e programas super atualizados são coisas que fazem parte do universo dos nerds/geeks e não do usuário normal comum.
Sendo assim, recomendo que quando vocês forem criar ou customizar um novo template, atentem-se aos seguintes detalhes, a fim de evitarem a fuga de potenciais leitores não-geeks:
  • façam testes em outros computadores, incluindo notebooks;
  • façam testes com os navegadores mais populares (dica: usem o browsershots.org);
  • testem o blog em monitores CRTe LCD,com  variadas resoluções, incluindo  widescreen;
  • testem em outras velocidades de conexão, incluindo discada, edge e 3G;
  • usem o hack “leia Mais” ou o jump break a fim de manterem a home mais leve e organizada;
  • evitem muitas imagens e gadgets pesados, dando preferência ao formato JPEG;
Lembremos também que agora temos  o sistema de auto-paginação do Blogger, que limita de verdade o número de posts e gadgets em páginas muito carregadas ;)
PS: instalei o Internet Explorer 8, o Chrome e o Firefox no computador antigão :P
28 Comments
Comments
  1. Ja tive problemas com meu layout por causa disso tambpem, no blog www.midiaboom.com.br ... Tentei ajustar algumas coisas e deu certo, porém algumas pessoas ainda reclamam do problema no navegador.

    É uma briguinha constante!

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana

    Só uma observação, Para quem utiliza o Windows Original, o IE atualiza sozinho, no meu PC ele atualizou sozinho.

    Eu não consigo acreditar que tenha alguem que utilize o IE6, ou eu sou um lunático, ou me enquadro na categoria de pessoas que você citou.

    Natan Lopes
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Natan, eu vi com os meus próprios olhos

    ResponderExcluir
  4. Boa advertência, Ju.
    Um dia eu fui na casa do meu primo e ele tinha o Internet Exporer 6 e eu pedi para ele mudar para o 8 por causa disso. Muitos sites e blogs que eu gosto de visitar, estavam feios.

    PS: Arrume no seu post que você escreveu univero. Observe: "[...]fazem parte do univero dos nerds/geeks e não do usuário comum[...]"

    ResponderExcluir
  5. kkkk natan eu tenho o internet explore 6 por que o 8 aqui trava muito,mais eu uso o chrome que é muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Natan, toda vez que abro as estatísticas do meu blog vejo que o número de leitores com IE6 é grande e continua aumentando. Hoje está em 13.68% do acesso total do blog (2 anos).

    Eles existem e não podem ser ignorados, por mais que eu queira....

    ResponderExcluir
  7. Nem nos computadors do laboratório da universidade tem IE 6, olha que eles são velhos, acabados, até o botão direito do mouse é travado - para ninguém invadir o sistema. Mas é IE 8 e alguns têm Firefox.
    Ainda me choca alguém usar IE 6, mas se eu não atualizo o computador da minha mãe ela estava nele até hoje.
    Amo o Chrome, uso desde que foi lançado. Firefox em alguma emergência e IE quando o mundo acaba. lol

    ResponderExcluir
  8. Se nem a microsoft dá mais apoio ao IE6, imagina eu...
    Essa é minha frase atualmente Jú. hehe
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Aiii, não quero nem ver quanto tempo demora o layout dos meus blogs para carregar em computadores mais lentos já que eles tem uma boa quantidade de imagens °~°
    Tentar manter o site funcionando 100% para todos os visitantes é algo meio impossível. Sempre vai aparecer alguém com um navegador sinistro e umas configurações estranhas no PC reclamando XD

    ResponderExcluir
  10. ai qer saber desito eu ponho N posts troco mais de template do que de roupa o blog n vai nem com reza

    ResponderExcluir
  11. Para ser sincero, eu desisti do IEca. Cerca de 80% dos visitantes do meu blog vem dos outros navegadores, por isso nem mais penso nele.
    Dizem que o IEca 9 dará suporte ao HTML5 e CSS3. Só vendo mesmo para crer.

    ResponderExcluir
  12. Vamos lá, não sou nenhum especialista, mas a primeira dica é analisar o seu público e seu público alvo.

    no Blog Tambotraising, mantive o meus Layout nos novos padrões do blogger, porque pelo Analytics constatei que apenas 1% dos meus visitantes usam Ie6

    E nos outros navegadores funcionavam de bom tamanho, ter um layout simples com poucas conexões externas é melhor opção.

    com relação a cores, procure não personalizar muito, existem cores de para padrão web e essas não variam muito.

    uma dica bem simples também, com relação a publicidade, não exagerar tanto, o proprio adsense paga mais com uma publicidade melhor aplicada.

    Dica 1: no http://browsershots.org/ , você pode visualizar seu site em diversos navegadores e em sistemas diferentes.

    Dica 2: no http://xinureturns.com/ , mostra erros de css para o W3C, que é para ser compatível com tudo!

    Dica 3: Mostrar os Marcadores como Lista é uma boa opção para agilizar a navegação. http://templatesparanovoblogger.blogspot.com/2009/09/mostrar-os-marcadores-e-arquivos-como.html

    Dica 4: Manter até 100 links no Layout agiliza a indexação para buscadores.

    Para quem quiser ver como ficou o meu blog é o www.tambotraising.com.br

    Obrigado Jú

    ResponderExcluir
  13. Olá Juliana,

    Eu tenho uma pergunta, na verdade. Bom, estou começando agora e só recentemente, com seu post sobre novo designer do blogger, eu consegui atualizar minha página um pouco. Além disso, consegui atualizar o editor de postagem, que não tinha a opção de vídeo e tradutor. Mas, hoje, não sei como, o editor antigo voltou, apesar de que eu continuo usando o blogger in draft.

    Tem que fazer modificação no html? Ou o quê?

    Espero que possas me responder...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo artigo. Nossa, é incrível descobrir como ainda existe 'webmasters' que fazem templates e não se preocupam com o leitor. Já visitei blogs que, além de demorar uma eternidade para carregar,tinham umas cores que furtavam a vista e ainda uma mensagem de alerta desejando boas vindas...É justo isso!! Por isso, sempre quando faço um template, saio testando em todos os navegadores que puder, ate que ele fique totalmente compatível com os navegadores mais usados. Amei o post. O Dicas Blogger está de parabéns!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Juliana
    Em Portugal quase todo o mundo continua a usar o IE6. O melhor mesmo é irmos avisando para mudarem para o Chrome ou Firefox caso queiram ter acesso fácil e rápido aos nossos blogs.

    ResponderExcluir
  16. @conectandotudo Eu tenho o IE atualizado mas não o utilizo, o único navegador que eu utilizo e recomendo é o google chrome :P

    @Diego Reigoto Eu não disse que os leitores que utilizam IE6 devem ser ignoradas, mas para mim é surreal alguém utilizar o IE6, sendo que a coisa mais fácil é atualizar um programa.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  17. Excelentes dicas, algumas delas já uso em meu blog, mas vou ler o post mais atentamente, pois a diferença entre o um bom blog e um mediano blog está nos pequenos detalhes.

    ResponderExcluir
  18. O ie 6.0 é um artefato arqueológico de uma civilização extinta há mais de 2.100 anos a.c ,que afundou no mar descrita po Platão.

    ResponderExcluir
  19. A propósito: O ie 6.0 era movido a corda, assim como os antigos relógios...

    ResponderExcluir
  20. Já aconteceu muito isso comigo! No inicio qdo eu comecei a desenvolver templates, eu nunca testava no IE(pq detesto o IEca..rs)..até q um dia estava no pc do trabalho q não era na minha sala..e resolvi abrir o layout...q decepção!Estava horrivel..depois dessa..testo em varios navegadores!=)
    Mas mesmo assim, ainda vejo algumas diferenças, tenho pc com monitor de 22' e outro de 19', por incrivel q pareça, a diferença é grande...algumas imagens ficam "meio" fora de ordem...ai o jeito é sempre testar e modificar até q tudo fique perfeito!
    Excelente a iniciativa do post, espero q o pessoal enterre o IE"ca" de vez...\o/

    p.s:nossa escrevi demais, acho q me empolguei..rsrs

    ResponderExcluir
  21. Juliana, nem precisa aceitar este comentário se quiser, mas é que encontrei uma coisa "perdiad" por ai:
    http://reidobloguinho.blogspot.com/2010/02/como-colocar-o-google-analytics-no.html
    Esse cara anda plagiando varios posts de varios blogueiros..inclusive seus...dá uma olhada...repare no titulo da postagem e o conteudo!

    ResponderExcluir
  22. Era dessas informações que eu precivava...

    ResponderExcluir
  23. gothic, thanks. Vou denunciar ao Blogger ;)

    ResponderExcluir
  24. valeu pelas dicas Ju.
    gostei do site dos shots... muito útil mesmo.
    eu fiz como você, meu layout do zerinho mesmo, e adorei o estilo achei lindão, mas tenho que testar ele bem, pois receberá muitas imagens.
    acabei de comprar o dominio e configurar, estou praticamente começando hoje rs.
    abraços

    ResponderExcluir
  25. ok, as informações são sempre ferramentas preciosas!

    ResponderExcluir
  26. Olá juliana desculpe incomodar novamente é o seguinte, "estou empolgado" descobri um código que faz com que ao abrir o blog ou site no IE ele exibe uma mensagem, uma imagem (na forma de link) para baixar o FIREFOX. E A BOA NOTICIA É QUE FUNCIONA NO IE 6 Também...


    Depois se tiver tempo da uma olhada e se quiser posta no dicasblogger

    eis o link>> http://docs.google.com/View?id=dcw7rg54_9f3jnbwcx

    ResponderExcluir
  27. Ótimas dicas,estamos acostumados com pcs mais novos e navegadores atualizados, então dá a impressão que é assim com a maioria dos usuários.

    ResponderExcluir
  28. Ô infeliz batalha pela troca de navegador. Todo mundo vai esperar passar propaganda na globo falando o quanto IE é ruim e quais são as vantagens do Firefox, pra poder trocar?

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top