Campanha “Atualize o seu navegador”

Campanha “Atualize o seu navegador”

6 10 99
Campanha “Atualize o seu navegador” 10 6 99

browsers

Enquanto eu olhava os tweets do @tecnologianet, descobri a campanha Atualize seu Navegador, uma iniciativa muito bacana criada pelo Richard Barros, um web designer que sabe o quanto é difícil criar um ambiente web que seja compatível com todos os navegadores.

A intenção desse movimento é incentivar os usuários de internet a utilizarem versões atualizadas dos seus navegadores e, se possível, banir de vez o Internet Explorer 6 do ciberespaço e do planeta -  sonho de 10 entre 10 desenvolvedores web (web developers).

Se você desenvolve para web sabe o quanto é trabalhoso e irritante ter que fazer sites cross-browser. O principal motivo para essa frustração é que uma quantidade razoável de usuários ainda está usando o Internet Explorer 6, um navegador antigo, com falhas de segurança, que renderiza de uma maneira bem diferente dos outros browsers e dá suporte para bem poucos seletores e propriedades CSS. Fonte: Richard Barros Campanha Atualize seu navegador

Eu já aderi à campanha e convido-os a fazer o mesmo, colocando na sidebar um pequeno banner de 120 x 60 px e escrevendo um post para incentivar os seus leitores.

Uma ação semelhante pode ser vista no site iMasters. (dica do Rodrigo – Informação Virtual)

Atualizar um navegador, não envolve somente questões de estética, mas também de segurança! Sempre que eles são atualizados, diversas falhas importantes são corrigidas, dificultando as ações de criminosos e garantindo mais proteção para o seu computador.

O que é um navegador? Falando resumidamente, o navegador - também conhecido por browser ou web browser -  é um programa ou software que instalamos no nosso computador e que é usado para navegar na internet. Saiba mais visitando a Wikipedia.

O browser mais conhecido é o Internet Explorer, que está em sua oitava versão. Ele se tornou tão popular devido ao fato de já vir instalado junto com o Windows, que é o sistema operacional mais usado no mundo. Entretanto, o IE não é o navegador mais funcional e muitos  usuários deixam de atualizá-lo porque isso não é simples de ser feito quando o Windows não é original. A boa notícia é que existem ótimas opções para substituí-lo.

Pra quem deseja mais, o ideal é o Mozilla Firefox, da Fundação Mozilla, um projeto opensource que já conta com 47% da preferência dos usuários, segundo o site Browser Statistics. Ele é gratuito e oferece diversas extensões (plugins) que aperfeiçoam as suas funções, além de temas que mudam sua aparência e as atualizações são automáticas.

Para baixar:
http://www.mozilla.com/firefox
Extensões:
http://addons.mozilla.org/?application=firefox
Aprenda a usar:
http://br.mozdev.org/firefox/vocesabia/
Temas:
https://addons.mozilla.org/firefox/themes/

O todo-poderoso Google, lançou no ano passado o Google Chrome, um navegador gratuito, rápido e muito fácil de usar. Ainda não conta com extensões e nem temas, mas me parece ser o ideal para quem deseja algo mais simples. Para baixar, clique aqui.

Outros navagedores de boa qualidade e também gratuitos são o Opera e o Safari.

Tenho grande admiração pelo Bill Gates e por tudo que ele fez pela Informática. Sou uma (rara) feliz usuária do Windows Vista e não sei blogar sem o Windows Live Writer, mas quando o assunto é navegador, quem comanda aqui é o Firefox. #prontofalei

Aviso Importante: Estou de férias e só voltarei a cuidar do blog na segunda-feira \0/

 

32 Comments
Comments
  1. Muito bom juliana parabens!

    otimo post e me ajudou

    abraços...

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi um bom post,
    eu uso o firefox e gosto muito dele devido a possibilidade de plugins e aplicativos que é muito grande para você poder personaliza-lo e o mantenho sempre atualizado.
    Abraços,
    João (@WebDicas)

    ResponderExcluir
  3. Eu instalei o Vista no meu PC e baixei o Firefox porque gosto. Meu marido brigou comigo dizendo que tinha que usar o IE pois era o navegador recomendado pela Microsoft. Se nem o Bill Gates usa o IE porque eu tenho que usar?!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica.
    Precisamos mesmo estar sempre atualizados!

    =)

    ResponderExcluir
  5. Errata: sonho de 11 a cada 10 desenvolvedores.

    Bos férias!

    Obs:o ie8 funciona normalmente em qualquer Windows basta baixa no superdownloads ou baixaki, mas use o firefox!


    Gabriel Subtil

    ResponderExcluir
  6. A última campanha que aderi foi a do iMasters, porque as outras têm script lento, inclusive esta do Richard Barros. Coloquei a atual bem no início das postagens, justo porque era um tal de perguntar porque o blogue causava "operação cancelada" - o povo tem que entender que não é o blogue que causa operação cancelada e sim a falta de atualização de seus navegadores.
    Beijus

    ResponderExcluir
  7. Também irei postar sobre isto, mas com um enfoque diferenciado... de qualquer forma, fica o recado:

    Eu odeio o IE!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Já utilizo a versão mais nova dos navegadores! IE 6??? Isso existe??? ^^'

    Boas "férias" pra você! (quatro dias?? puxa...)

    ResponderExcluir
  9. É bem legal essa campanha, principalmete pra quem ta cansado do seu navegador "padrão"!

    ResponderExcluir
  10. Haaa concerteza FireFox RULES... o IE não é tipo um péssimo navegador... ele é um navegador bom pra quem só entra no orkut!! mais pra quem meche com o blog... vixx ai não tem discussão.. FireFox é a melhor solução(RIMO)...

    Bom ótimo post, apoio 100% a campanha!!
    E até segunda!! =p

    ResponderExcluir
  11. Muito legal.Eu uso o firefox.Boas férias(curtinhas,a meu ver)mas vale.

    ResponderExcluir
  12. Queridos, minhas férias são de 15 dias,mas reservei 4 dias para tirar férias também do blog. Abraços a todos e até segunda!

    ResponderExcluir
  13. Realmente, como um web designer, ficaria muito feliz se todos abondonassem o IE 6, 7 e até mesmo 8.

    Geralmente quando estamos criando um site, Opera e Mozzila abrem normalmente sem nenhum erro no layout, tudo no seu devido, vamos olhar no Internet Explorer e começam as dores de cabeça, mesmo o IE8, ainda fica devendo muito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Se navegar é preciso...
    Atualizar é mais que necessário:
    É básico!

    ResponderExcluir
  15. O que eu mais fico ingignado é que em meu blogue eu tenho que colocar um botão de adicionar aos favoritos para o IE e outro para o Mozilla... Tá mais do que na hora do IE sumir de vez!

    ResponderExcluir
  16. Legal, adorei o post, eu tbm uso o Vista e gosto bastante dele!:D

    ResponderExcluir
  17. Juliana,

    Nunca fui muito com a cara do IE e principalmente depois que conheci o Mozilla Firefox e seus gadgets como G-mail e Twitterfox. Tambem gosto muito do Opera.

    Irei aderir a campanha e postar sobre o assunto no Liso-Sapiens.

    Boas Férias!
    Você merece,

    Murilo Lima
    @unidadelivre

    ResponderExcluir
  18. ::: Olá, Juliana. Conte com minha participação! Vou colocar o banner no meu blog. Aliás, falando em navegador, o IE 8 continua com problema com o Blogger, cancelando a operação...

    ResponderExcluir
  19. Juliana parabéns post, vou fazer essa campanha também, pois ninguem merece o IE6...Puxa, sem duvidas, na minha humilde opinião, o Firefox é o melhor..já uso faz tempo e estou muito satisfeita!!!

    ResponderExcluir
  20. O Dicas Blogger foi escolhido como o Blog da Semana no Informação Virtual.

    Parabéns pelo excelente trabalho e dedicação!

    ResponderExcluir
  21. Estou muito insatisfeita com o IE 8... pensando seriamente em instalar o Firefox... e ficar com os dois... risos...
    Entre o Firefox e o Google Chrome??? qual é o melhor??? O Firefox eu conheço... (uso no trabalho)... O Google Chrome ainda é novidade para mim...
    Boas Férias, garota! Vc merece!!!!

    ResponderExcluir
  22. Desde quando eu tenho acesso à internet de casa eu uso o Firefox,mas a maioria esmagadora dos visitantes do meu blog ainda utilizam o IEca...
    Eu acho que é falta de informação mesmo...Não sabem o que estão perdendo...rs

    ResponderExcluir
  23. Ei Ju,

    Já estou aderindo à campanha! Vou fazer um post no TPV hoje! Realmente precisamos banir o IE6.
    Desejo à você ótimas férias!
    Grande bjk no seu coração!

    ResponderExcluir
  24. Muito bom o post!!
    Sou fã desse BLOG, parabéns!

    ResponderExcluir
  25. ::: Já estou participando. Fiz um post e coloquei o script e o banner. Vamos torcer para pelo menos uma parte dos internautas se conscientizar!

    ResponderExcluir
  26. Olá Juliana!! Eu de novo... ( rsrsrs ). Queria uma luz, voce saberia como fazer para os posts do blog aparecerem no twitter? Eu entrei no twitter feed, fiz a conta lá, adicionei o endereço url dos feeds de meus blogs e nada acontece.
    Refiz a ação, mas nada acontece. Voce saberia me dizer o que falta ou não?
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  27. O firefox é o melhor mesmo.
    É ele que eu utilizo...
    É muito bom, e sem comparações com o IE. O IE só é o mais usado porque vem com o windows mesmo, porque se não viesse estaria lá atrás da lista.

    ResponderExcluir
  28. Configurei meu FireFox para atualizações automáticas. Não tenho nem atalhos para IExplorer. Vou aguardar mais um ano, com as devidas atualizações de segurança e testes, para usar o Chrome.

    ResponderExcluir
  29. nice post sir

    i became a fan of this blog

    ResponderExcluir
  30. Juliana vc tirou um peso da minha consciêcia. estava enlouquecida pq meu blog que abre correto no mozilla não abre no chrome e outros por aí...
    achei q tinha feito alguma bobagem depois de pesquisar percebi q o problema não é meu. vou colocar um slide no meu blog falando sobre a taualização e linkar seu post posso? Vai me ajudar bastante. bjs

    ResponderExcluir
  31. Legal.

    Baixei o Opera e o Safari.

    Os outros já temos.

    Obrigado pela informação.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top