A importância do Template

A importância do Template

6 10 99
A importância do Template 10 6 99

MW77811 

Nesta semana, o primeiro bloguista brasileiro, Carlos Cardoso, resolveu (finalmente) trocar o template ( ou tema, no Wordpress) do seu Contraditorium. Essa simples alteração gerou 62 comentários e um feedback do autor.

Acompanho os blogs do Cardoso e aprecio seu modo de escrever, sendo ele um dos meus blogueiros favoritos. A mudança no layout do seu blog mais famoso causou uma agitação nos leitores, porque, digamos, não ficou legal. Inteligentemente, o Cardoso voltou (rapidamente) ao modelo anterior, para nossa alegria.

Eu já escrevi muitas vezes aqui e falei em entrevistas o que penso de blogs com templates feios e layouts desorganizados: olho, lamento e fecho. Se tiver música, nem olho.

Um Carlos Cardoso pode até se dar ao luxo de ter o template do jeito que ele bem entender. Ele tem o dom da escrita. Utiliza este dom a seu favor e por isso é respeitado e admirado na Blogosfera. Eu iria ao seu blog mesmo que fosse em html puro, no melhor estilo anos 90.

Já nós, pobres mortais, precisamos  nos preocupar sim com o modelo dos nossos blogs, se queremos visibilidade. Não estou dizendo que o conteúdo não é importante, pelo contrário. Mas um visual organizado e agradável ajuda muito.

Design é uma forma de arte, mas também de comunicação. Não existe apenas para embelezar e sim para conversar. A percepção visual é instântanea, ao contrário da verbal, onde é necessário a "decodificação" simbólica. Um texto, por exemplo, tem que ser lido antes de ser ou não apreciado. Já uma imagem, não. E a primeira impressão é a que fica.

A linguagem visual tem a velocidade adequada para um mundo tão acelerado e é interessante sabermos utilizá-la. 

Eu recebo muitos pedidos por email de análise de blogs. Infelizmente, não disponho de tempo para atender a maioria deles.  A fim de auxiliar os novos blogueiros, ávidos por um espaço na Umbigosfera, resolvi publicar algumas dicas sobre o tema. Tem um pouco do meu gosto pessoal, mas muito mais do que aprendi até aqui, seja visitando outros blogs, seja nos podcasts ou mesmo em artigos alheios.

Aí estão:

  1. Faça com que o visitante se sinta em casa. Gosto é algo muito particular, mas podemos tentar entrar em um consenso. Um template limpo, claro, sem muitas cores trará a impressão de limpeza e organização. Dá vontade de ficar e ler o que o autor tem a  dizer. Ofereça um ambiente aconchegante para os olhos, bonito, agradável. Evite templates com resoluções acima de 1024 x 768 ou abaixo de 800 X 600. A maioria dos internautas utilizam essa faixa. Na dúvida, verifique no Google Analytics qual a resolução mais usada pelos leitores do seu blog. 
  2. Uma vez pronto o visual, pense na usabilidade. Coloque-se no lugar do leitor. Quando visitamos um blog pela primeira vez, estamos em busca de alguma coisa. Facilite, colocando na sidebar os marcadores, os artigos recentes e o arquivo do blog. Jamais deixe de usar um campo de busca se seu blog já tem muitos posts. Lembre que o AdSense oferece esse serviço com o adicional de te pagar pelos cliques nos anúncios dos resultados. Um "about me" vai bem também. Eu sou curiosa e adoro conhecer o autor de um blog. 
  3. Evite gifs animados. Eles pertubam a visualização do conteúdo. Sugiro uma página específica para inserir os banners dos blogs amigos/parceiros. 
  4. Escreva um texto de boas vindas ou uma pequena introdução sobre seu blog; isso possibilita que o novo leitor se localize. 
  5. Nunca, jamais e em hipótese alguma coloque um widget com música tocando. Muitas pessoas já estão ouvindo sua própria música ou estão navegando no trabalho. Quer mostrar o que você gosta de ouvir? Utilize serviços como a Last FM
  6. Ofereça seus Feeds de forma discreta, porém visível. Faça com que os ícones combinem com as cores do layout.
  7. Se seu blog já tem muitos posts, crie um atalho para uma página contendo os artigos que você considera mais relevantes. Pode ser um link ou mesmo um pequeno banner. 
  8. Para quem utiliza anúncios do AdSense ou de outros serviços afiliados, capriche. Teste várias vezes antes de publicar. Esse teste pode ser feito no próprio site do AdSense ou em um blog para este fim. Eu mantenho uma página de testes para meus 03 blogs. É importante para a rentabilidade destacar os anúncios, mas sempre tentando fazer com que a combinação de cores não atrapalhe o visual da página. 
  9. O modelo de template que eu (eu disse eu) gosto mais é aquele com duas barras laterias à direita e uma acima destas. Centraliza os elementos de página. Não gosto de modelos com aquela sidebar looooonga, que nos obriga a ficar usando a barra de rolagem. Me parece cansativo. Mas se o modelo do seu blog só tem uma sidebar, economize nos widgets. No atual template do Dicas Blogger resolvi inovar colocando uma barra no rodapé (footer) do template, deixando assim somente o essencial nas sidebars. 
  10. Quanto a colocar as estatísticas de um blog na sidebar, eu recomendo. Para o leitor paraquedista, não fará grande diferença. Mas se for um leitor blogueiro, ele saberá distinguir um blog por seu PageRank ou por sua colocação no BlogBlogs ou Technorati. Lembrando que é sempre de bom tom aguardar números mais significativos para mostrar aos visitantes.

 

Não existe uma receita de sucesso, mas sim caminhos que levam a ele.

Uma das maravilhas da internet é a possibilidade de compartilharmos informações.

Disponham sempre do Dicas Blogger.

E uma boa semana!

30 Comments
Comments
  1. Olá Juliana, já que o assunto é template, gostaria de uma ajuda sua. É o seguinte: como eu faço para adicionar em meu blog um menu no topo da página como tem aqui em seu blog? Será preciso usar um novo template ou da pra adicionar as seções no que já existe? De antemão agradeço. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. excelentes as dicas! mais uma vez arrasando! bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!!!!!!
    É sempre muito bom receber elogios seus...bjs

    ResponderExcluir
  4. Marcos esta dica já foi publicada. Clique aqui
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ei Juju,

    Você é sempre bem vinda no Aukimia e nos meus outros espaços.
    Amei a visita!
    Tenha uma ótima semana!
    Bjks no seu coração!

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana,

    cada vez mais inteligente na arte de blogar...pegou mesmo o veio da coisa.
    Usou uma situação e mandou seu recado..essa é uma das razões que me faz vir aqui e ser assinante do feed do Dicas Blogger.

    Abraço.
    Paulo Sidney

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Paulo!
    Gostei muito do seu blog...sou bem fraquinha no inglês e poderei aprender um pouco lá com você. Já está nos favoritos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Heh, notando bem seu layout lembra bastante o do Cardoso... sem quere insinuar nada, imagina.

    Boas dicas, bom pra quem não tem muita noção de design(tipo eu). Como se pode ver no meu próprio site, eu também gosto de temas simples e básicos. Preto/Branco/Cinza forever! =D

    E já que este é o primeiro comentário... bom site, blogs especializados em dicas normalmente se dão bem e, o melhor de tudo, são úteis. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruno!
    Tá vendo? Aqui vc não foi parar no antispam..rsss
    Obrigada pelos elogios.
    Quanto ao template, o cabeçalho até se parece com o do Cardoso,porém o resto é bem diferente....Como não entendo nada de CSS, encomendei este template. Mas o Cardoso é sempre uma boa fonte de inspiração, né?
    Seja bem vindo e volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. Blz Juliana?
    Vi que tem uma seção de códigos no teu site. Eu fiz um pequeno tutorial ensinando como colocar o título da Página do artigo único com o nome do artigo apenas ao invés de "nome do blog : Título do artigo".

    É uma pequena mudança que ajuda no SEO do site, se quiser dar uma olhada:
    http://www.bundario.com/2008/05/pgina-com-ttulo-do-artigo-no-blogger.html

    Fiquei "de cara" com esse template seu, bacanasso. Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Dario! Seu blog tb está muito bonito! Ótima dica! Abraços

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post. Para mim que estou começando na art de blogar toda ajuda é bem vinda.
    Aliás, como faço para colocar destaque nos marcadores?
    Tipo fundo azul com letras bracas.

    ResponderExcluir
  13. Oi Juliana.
    Excelentes dicas tb não gosto de blogs com musicas não,mas no meu caso como sou fotografa amdorissima
    acho que o fundo branco desvaloriza minhas fotos rere(a burra sou eu mas a culpa é da cor)e do pretão cansa minhas vistas ainda estou tentando descobrir a qual é a minha se vc tiver um tempinho vai la no meu blog é de dona de casa viu.
    Bjs e obrigada por suas dicas uteis.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju!
    Também somos fãs do Cardoso, ele realmente tem um dom em escrever.Temos muito que aprender com esse cara! rsrs.
    Ju também acho que um template organizado e bonito possa atrair a atenção dos visitantes.Enquanto que aqueles com excessos ficam visualmente poluídos dando vontade de sair correndo.
    Estamos tentando deixar nossa casa virtual bacana, mas como não temos muito tempo cada dia mexemos um pouco, falta muitos detalhes.Parabéns seu template ficou ótimo, clean e organizado.
    Beijo Ju!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Juliana..
    tenho um blog de downloads.. e la tem o icone do download, gostaria que me informace como que eu faço para na hora que clicar no icone do download, abrir em uma outra janela, e não sair do meu blog e ir para a pagina do download.
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  16. Gostei das dicas.
    E gostei do seu template também.
    Quem me dera ter um desses :)

    ResponderExcluir
  17. Oi, minha linda!
    Descobri uma maneira de mostrar o meu trabalho que é através do Blog. Comecei a fazer mas minhas visitantes estão cobrando o espaço para Comentários. Desculpe minha ignorância mas ainda não descobrir como inseri-lo. Você me ajuda? Ficarei imensamente agradecida. Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Silvia, seja bem vinda!
    Procure por "configurações" no painel do Blogger. Encontre então a aba comentários e configure do seu gosto. Abraços

    ResponderExcluir
  19. Olá tudo bem, estou elaborando meu blog, mas estou um pouco longe de fazer um blog bacana do jeito q eu acho legal devido meu pouco conhecimento, até o momento eu tentei fazer um legal, mas n tá bom o q eu acho rs, me ajuda por favor se tiver q pagar algo me passe o orçamente pra ver se tenho condições, trabalho com eventos infantis e gostaria de divulgar videos, fotos, curiosidades e dicas e deixar que a galera participe com comentários principalmente os pais, crianças e amigos.
    www.sergito.com.br
    www.sergitoshow.blogspot.com
    são os mesmo

    abraços

    ResponderExcluir
  20. Olá Sergito!
    Seja bem vindo a Blogosfera!
    Olha eu não trabalho com isso...por enquanto é apenas uma diversão prá mim.
    Mas vou te passar o link de um amigo que faz templates e não cobra caro não...
    Depois é só ler todas os artigos do meu blog e vc ficará fera no assunto.
    Abraços a e boa sorte
    http://www.codigosblog.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Hello,
    though I didn't understand your language but like your ideas and hacks. I like your this blog template very very much. Is it possible to share this template with us?

    thanks
    http://banglablogtips.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Juliana, tudo ben? olha já olhei varios blogs, mas o seu até agora foi o mais completo que encontrei, muito organizado, estou iniciando, e gostaria da sua ajuda, pois tentei colocar algumas coisas no meu blog e não consegui!! acho que estou tendo um pouco de dificuldade com HTML, não sei onde devo inserir os codigos das coisas que eu quero!!! me puder me ajudar ficaria muito grato!

    ResponderExcluir
  23. Eu acho o template a coisa mais importante depois do assunto...
    Sem pagar pau, eu uso e recomendo seus templates...
    Daqui uns dias, vou fazer os meus próprios e disponibilizar...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Olá Juliana!!!
    Estou adorando teu trabalho!!!
    Vc escreve importâncias de forma coloquial leve e direta. Delícia ler assim! Preciso ajustar uma linguagem assim aos meus temas...
    Estou fuçando em teu blog e li isto: "Jamais deixe de usar um campo de busca.... Lembre que o AdSense oferece esse serviço...". Será que vc poderia me ajudar a "instalar" isto?
    E, como vc consegue colocar duas colunas (blogroll e Top Comentaristas)? Será que meu modelo de blog aceita isto? Seria o modelo de template?
    Sou novato aqui e estou apanhando do meu blog...
    http://ensinandoaverdadeemamor.blogspot.com/

    Grande abraço e até logo!

    ResponderExcluir
  25. Oi
    Eu vi seu blog agora, tem um tempinho que trabalho com o meu, mas nunca fico satisfeito. Então sai procurando informaçõe sobre como melhorar e vi esse espaço aqui. Muito legal.Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  26. Que texto maravilhoso! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  27. Olá Juliana

    Gostei muito do que escreveu e sem dúvida me ajudou.
    Um abraço.
    Sergio Nunes

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top