Como traduzir o Wordpress

Como traduzir o Wordpress

6 10 99
Como traduzir o Wordpress 10 6 99
Aprendemos a realizar a instalação do Wordpress em duas formas: baixando o Wordpress e enviando para o servidor; utilizando o painel administrativo da sua hospedagem. Nesta última, na maioria das vezes, o Wordpress instalado estará em inglês e se você quiser traduzi-lo, terá que mexer com código. Mas não se preocupe, para traduzi-lo você só irá fazer uma única alteração em um único código. Preparado (a)?

Após instalar o Wordpress, acesse (através de um programa de FTP – Não sabe o que é um?) a pasta onde ele estiver instalado, procure pelo arquivo “config.php” e baixe para o seu computador. Abra-o utilizando o bloco de notas e procure por “WPLANG”.
traduzir-wordpress
Entre as aspas vazias, acrescente “pt_BR” como na imagem:
 traduzir-wordpress-portugues
Envie o arquivo novamente para o seu servidor, substituindo o antigo. Agora temos que atualizar seu Wordpress para que a mudança seja ativada. Existem duas formas, escolha a melhor para você:

1. Pelo painel de controle:

Acesse o painel de controle do seu blog (www.dominio.com.br/wp-admin), faça o login e procure pela aba “Tools” > “Upgrade”.
atualizar-wordpress-portugues
Clique em “Upgrade Automatically” (se aparecer mais de um, clique naquela que pertence ao pt_BR). Digite as informações de contato com o servidor: hostname (ftp.dominio.com.br); username (nome de usuário do seu servidor); password (senha do seu servidor); connection type (deixe a opção FTP marcada). Clique em “Procced”.

2. Pelo FTP:

Baixe o a última versão do Wordpress pt_BR no seu computador, descompacte-a. Abra a pasta e encontre a subpasta “wp-content”. Dentro dela você encontrará uma outra pasta chamada “languages” Envie a PASTA (languages) para a área de trabalho (desktop).
Acesse o FTP e abra a pasta onde o Wordpress foi instalado. Vá até a subpasta “wp-content”. Envie a pasta que está na sua desktop ( “languages”) para dentro da “wp-content”.
Não foi tão difícil, foi? O Celso, do WpThemesPT também ensinou a traduzir o Wordpress para o português: Como alterar a língua do Wordpress?
Se houver dúvidas, reclamações ou sugestões para os meus posts, adorarei ler. Comente! ;D
Luan Felipe (@luanfr) é o colaborador responsável pela coluna sobre Wordpress e autor dos blogs Sem Preceito e Luan Feelings.
17 Comments
Comments
  1. Boa dica. Eu particularmente prefiro a dashboard em inglês, por hábito e por normalmente não gostar das traduções. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Como eu disse no Twitter, só o fato de ver o código PHP eu já entro em pânico. Eu sei que você não está falando sobre isso, mas ao ver as imagens, percebo que claramente ele está ali, e isso me dá um trauma! Eu e o WP não combinamos de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  3. Cidão,quanto mais o Luan explica, mais eu me convenço que não migrarei pro Wordpress hahaha. Que negócio complicado :D

    ResponderExcluir
  4. @crazyseawolf, bom... Eu até agora não entendo muito de PHP, só o suficiente. E não nego que seja uma linguagem difícil. =D

    @Juliana, quem sabe você muda de idéia. =D

    ResponderExcluir
  5. Não uso o wordpress. No blogger uso sempre o dashboard em inglês.

    ResponderExcluir
  6. Deixei os feeds de lado pra vir aqui parabenizar, mais uma vez, o Luan.

    Excelentes tutoriais, talvez até um dos motivos pelo qual me fez migrar o BrGeek pro WP.

    PHP é complicado sim, mas é apenas costume. A migração dá uma pequena dor de cabeça, mas apenas no dia, depois é só sentar e blogar que os visitantes continuarão acessando.

    Gostaria de ver o DB em WP.

    Abraços e sucesso,
    @MarcelloJr
    BrGeek.com

    ResponderExcluir
  7. @Marcello, agradeço muito pelo apoio e pelas suas palavras. E é exatamente como você disse, pode dar uma dor de cabeça, mas depois passa.

    Obrigado pelo comentário e pela visita! E, claro, sinta-se a vontade para voltar sempre! ;D

    Abraços,
    @Luanfr.

    ResponderExcluir
  8. Marcelo, como eu disse lá no Twitter, não faz sentido manter um blog que tem cerca de 80 % dos posts sobre o Blogger, usando WP.

    Eu preciso usar o Blogger, conhecer todas as suas funções, sofrer com as falhas e etc, para poder postar.

    Abração

    ResponderExcluir
  9. @Luan, tranquilo, pode deixar que continuarei lendo seus artigos e apoiando sempre.

    @Juliana, entendo, por esse ponto é mesmo verdade, e não se pode dar suporte a uma plataforma se não a usa.

    Obrigado, boa noite.
    @MarcelloJr

    ResponderExcluir
  10. Luan,
    já li vários tutoriais ensinando como modificar o idioma do WP, e sinceramente, você está de parabéns, o seu é extremamente simples e fácil de seguir,
    um abraço e sucesso nessa nova parceria.
    Juliana, você está de parabéns por dar espaço para esse jovem aqui no DB,
    um abraço.

    ResponderExcluir
  11. @Gustavo, muito obrigado! *-*
    Fico bastante feliz que você tenha gostado! ;D
    Volte sempre. =D

    ResponderExcluir
  12. Tenho um problema não consegui mudar comments para comentários na página inicial dos posts, ou seja, traduzir.

    Entrei na pasta comments.php do meu tema, porém não consegui descobrir qual parâmentro substituir para mostrar=> comentários, nenhum comentário, x comentários, ao invés de comments, etc.

    ResponderExcluir
  13. Me ajudou pra caramba mano.
    Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  14. quanto mais o Luan explica, mais eu me convenço que não migrarei pro Wordpress hahaha. Que negócio complicado :D[2]

    ResponderExcluir
  15. wow , realmente muito bom , procurei e procurei como fazer isto e nao achei , mas agora isso serviu e realmente é facil de fazer . Primeiro de muitos posts que vou ver neste blog.

    Abraços .

    ResponderExcluir
  16. Deu mesmo! Mas não pelos parâmetros indicados. No wordpress.org, fui ao Painel (Dashboard) -> Actualizações (upgrade) -> actualização automática. Talvez por esta ser a versão 3.1. Depois desta actualização para pt_BR, o Painel fica com a versão anterior (en_US) para reinstalação.

    ResponderExcluir
  17. Perdoem... esqueci-me de agradecer ao Luan Felipe por ter colocado o meu blogue na língua materna... Mil obrigados!

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top