Classificação Internacional dos Kibadores

Classificação Internacional dos Kibadores

6 10 99
Classificação Internacional dos Kibadores 10 6 99
Depois do quase fim do Dicas Blogger, resolvi relaxar e até me divertir um pouco com os plagiadores. O plágio virou mesmo uma praga e combatê-lo já se tornou uma luta inglória e cansativa. Hoje, já não copiam somente posts. Os plagiadores estão mais refinados e audaciosos e estão clonando também  templates e até comentários de outros blogs.
Em sua maioria, são verdadeiros pulhas digitais, pessoas sem um mínimo de dignidade e que estão levando muita gente séria e competente a sentir desejo de parar de blogar.
Pra descontrair, resolvi fazer uma classificação dos kibadores mais comuns da Blogosfera. Pra quem não sabe, o termo “kibar” é de autoria do Mr Manson, autor do blog Cocadaboa.

Kibar (v. t.): Verbo que significa "copiar de outra pessoa e publicar como se fosse de sua autoria e/ou sem citar a fonte" Fonte: Desciclopédia
1. O kibador ingênuo
O kibador ingênuo é aquele que acabou de criar um blog e que mal sabe usar a plataforma escolhida ( que em 90 % das vezes é o Blogger). Devido à sua total ignorância, acha que vai fazer “sucesso” copiando posts de blogs mais conhecidos. Geralmente ele faz uma kibagem mal feita, levando junto consigo até as imagens com a marca d’água do blog plagiado. Devido a sua inocência, muitas vezes copia o template e até gadgets do blog que elegeu como seu ideal de sucesso. A vantagem é que, à medida que ele vai se interessando por fazer amizades na Blogosfera, ele passa a ler blogs éticos e a entender que começou mal. Se desculpa, tenta mudar e, se tiver criatividade, começa a criar seu próprio conteúdo.
2. O kibador pirata
O kibador pirata é aquele cara que acha “normal” criar um blog que oferece programas licenciados, “di grátis”. Ele até pode ser incluído na categoria dos kibadores ingênuos. Ele vê 400.000 blogs semelhantes por aí e acha que divulgar pirataria  não vai dar em nada. Quando perde seu blog, deletado como SPAM,  vai ao  fórum do Blogger chorar ou ameaçar o Google de processo. Na maioria das vezes, são garotos que mal sairam da puberdade e que usam avatares de mangás e/ou com um boné para trás. Podem até ter recuperação.

3. O kibador preguiçoso
É aquele que sabe muito bem o que está fazendo e ainda se gaba disso. Tem até bons conhecimentos em html, CSS e afins, mas lhe falta criatividade, conhecimento e vontade para criar seu próprio conteúdo. É um preguiçoso nato, afinal pensar dói e viver de Crtl+C é muito mais fácil.  Provavelmente kiba até na escola e dificilmente vai dar boa coisa na vida. São casos perdidos :(

4. O kibador de gravata
Este é tipo mais perigoso, pois ele não clona blogs alheios e nem copia posts na íntegra como se fossem seus. Ele é dissimulado e ardiloso. Faz-se de bom moço e  vai se infiltrando nas panelinhas da Blogosfera sorrateiramente. Entretanto, passa boa parte do seu tempo vasculhando os arquivos de outros blogs em busca de “inspiração”. Ele é incapaz de descobrir coisas novas. Sua vida é reescrever posts de outros blogueiros, com pouca ( ou quase nenhuma) alteração e usando títulos muito semelhantes. Geralmente ele alega que o que é bom deve ser divulgado. Pode vir a atingir uma certa notoriedade, afinal ele é tão esperto que consegue enganar até os mais precavidos.  Apesar de dizer que é seu amigo, mais cedo ou mais tarde ele vai te kibar também. É o famoso lobo em pele de cordeiro.
Os casos 1, 2 e 3 podem ser facilmente resolvidos, graças à competência e seriedade da Equipe do Blogger, que disponibiliza um formulário para notificação de casos de violação dos Direitos Autorais em blogs hospedados no Blogger/Blogspot:
Eu já usei o formulário inúmeras vezes e posso garantir que funciona. Eles analisam os posts clonados e, uma vez constatada a infração, os posts do blog infrator serão apagados e o dono do blog receberá uma notificação por email, assim como o autor que fez a denúncia também receberá um email informando que sua denúncia foi acatada e resolvida.
Infelizmente, a mesma facilidade não se aplica a blogs de outras plataformas.
Para os casos dos kibadores de gravata, podemos encomendar uma reza pra Irmã Selma, né? Falando sério, não há muito o que ser feito. No máximo podemos nos afastar e alertar nossos amigos mais chegados. A geladeira é um ótimo lugar para eles :)
Nesta semana, li mais um post muito interessante do @Cardoso, que disse estar se sentindo sozinho perante a banalização da falta de criatividade e de originalidade nos dias atuais. Cardoso, você ainda não está sozinho, mas infelizmente o exército inimigo vem avançando de forma assustadora. Isso é #fato.  Reflitam, blogueiros!
O problema é que eu estou me sentindo sozinho. Minhas preocupações com criatividade, originalidade não ecoam. Piadas óbvias repetidas são aceitas, talvez pela familiaridade seja mais fácil rir delas. (…) Eu só pergunto a essa gente, como pergunto ao Tabet: De quem vocês irão copiar quando todo mundo com criatividade tiver desistido de produzir algo original?  Fonte:  De CQC, Kibes e Moinhos de Vento
Da minha parte, continuo colocando todo e qualquer kibador na geladeira. Aqui no Dicas Blogger eles jamais terão espaço, nem mesmo para um simples comentário. #bjomelinka
36 Comments
Comments
  1. Definitivamente kibadores de gravata são os piores ò.ó
    Eu conheço tb o kibador eventual: mistura post original com posts kibados e quando é pego, se ofende e dá a desculpa de que seu blog não é cópia barata, e tem valor já que também oferece conteúdo próprio ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Excelente post.
    Sou novo no mundo dos blogs, estou aprendendo e acabo de conhecer seu blog que me será muito útil.
    Obrigado pelo excelente conteúdo.
    Dê uma olhada em meu blog.
    http://blogj11.wordpress.com/
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana, eu com meu blog que só tem 3 artigos já tive 2 deles plagiados pelo primeiro grupo (kibador ingênuo) , então não preciso falar mais nada.

    Só posso levar a vida ao ritmo da música do Jota Quest - Dias Melhores

    "Vivemos esperando
    Dias melhores
    Dias de paz, dias a mais
    Dias que não deixaremos
    Para trás
    Oh! Oh! Oh! Oh!..."

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. juliana vc erro no portugues qnd dexo em negrito a frase: "casos dos kibadores de gratava" é gravata... heheheh só corrigindo essa boberinha... otimo post

    ResponderExcluir
  5. Nossa faz séculos que aqui não venho, muito menos comento. É esses kibadores de comentários ainda não tinha visto (tem jeito).
    Sabe tem horas que canso deles, mais tem horas que eles me irritam, mas na maioria das vezes deixo para lá e já vou direto no formulário do blogger. Outra coisa, outro dia denunciei um kibador ao WP e foi rápido no mesmo dia recebi um e-mail da equipe do WP e quando fui checar o blog não existia mais.

    No mais bj e bom final de semana
    @Mrs_In

    ResponderExcluir
  6. olá Juliana

    Mais um belo post, essa guerra de blogueiros bonsXplagiadores nunca termina porque é uma questão que envolve valores morais como cárater e ética e muita gente não sabe o que é isso, acostumou-se a ser corrupto e morrerá sendo.

    Tava comentando sobre isso no twitter hoje, sempre vejo algum blog comentar sobre o quase fim do dicas blogger, que bom que não aconteceu, pra felicidade nossa. Acho que se você desistir aí sim eles se sentirão vitoriosos e não é nada bom fazer eles acreditarem que o crime compensa.

    Seria bem interessante se houvesse uma listinha negra desses trolls, plagiadores e kibadores como você cita, sabe aquelas estilo SERASA quando nome está sujo? sim, porque nós blogueiros leigos e iniciantes ainda não temos tanta sapiência pra identificar quem é original e quem é cópia com relação a meta-blog já que eles aparentemente parecem iguais e inofensivos a primeira vista. seus amigos estão protegidos, porque tem você pra alertar quem são os mal feitores. e nós do lado de cá? o que faremos?

    Um abraço :)

    ResponderExcluir
  7. Gp, não foi erro de português e sim de digitação. Já consertei. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Putz, esse assunto é foda.
    Por muitas eu mesmo já senti vontade de kibar templates, olhava um e dizia: nossa que legal, ia lá e tentava fazer igual, mas acho que disso estou curado, meu blog está como está pois achei que seria melhor assim.

    Pelo menos o bom de ter um blog não tão popular é que ninguém te kiba.

    ResponderExcluir
  9. Ana, eu tenho esta listinha salva em "meus favoritos" ;)

    ResponderExcluir
  10. É os kibadores de gravata são mesmo um problema, alguns pensam até que estão postando material "para quem busca qualidade". Porém sabemos que nem sempre esta "Qualidade" tem ORIGINALIDADE!

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  11. Como sempre, você nos traz algo de útil e aproveitável (talvez seja por isso que haja tanto plágio em seu Blog).
    No início, nós blogueiros pecamos em vários aspéctos, isso é até normal pela falta de experiência, falta de conhecimento desse mundo novo que entramos...
    Mas com o passar do tempo, com leitura, acabamos nos deparando com a realidade, eu mesma já tive posts copiados, até imagens copiadas, reclamei e batí o pé e o menino deletou os posts. Mas creio que isso nunca vai acabar, porque imagine você quantos blogs são criados a cada minuto?
    Quanta gente se lança na blogosfera achando que tudo é fácil, e que copiar e colar é o caminho mais fácil?
    Um dia postarei as pérolas (comentários, pedidos, e até mesmo petulância de alguns blogueiros)... Você vai rir das coisas que o pessoal faz por aí, embora eu creia que você também já viu de tudo e mais um pouco.

    Mas o que temos a fazer é divulgar mesmo, para que os kibadores saibam ou pelo menos leiam e criem alguma vergonha na cara suja!

    Um excelente final de semana querida!
    Planeta da Blogueira

    ResponderExcluir
  12. O duro é saber que nós sofremos para parir um post, pesquisamos, gastamos horas, ficamos orgulhosos da cria e quando vai ver, o post é plagiado e a cópia fez mais sucesso que o original.

    C'est la vie....

    ResponderExcluir
  13. Fiz posts denunciando kibadores, fiz reclamações no Blogger (funcionam SEMPRE), mandei emails e fiz comentários mal humorados. Também cheguei a criar alertas no Google para verificar diariamente algumas palavras chaves que utilizo mais, para identificar kibes fresquinhos.

    Agora desisti, gasto o tempo em outras coisas, principalmente otimizando cada vez mais o blog. Resultado? Menos cabelos brancos e MUITO mais trafego.

    Gostei da classificação :-)

    ResponderExcluir
  14. Mais um post exelente, pensar que a uns 5 anos atrás eu era um kibador ingênuo, mas depois fui descobrindo que eu mesmo tinha minha propria criatividade, hauhauhau, lancei um blog a pouco tempo que iniciei do zero fui testando tudo que é codigo e finalmente saiu, se quizer da uma olhada(elogiada ou critica), da uma acessada lá, é sempre bom ter varios olhares antes de começar a divulgar. http://lerodigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. oi Juliana

    eu sei que tens a tal lista, por isso você conhece do assunto com tanta propriedade. O problema é que nós não temos. deveria ter um movimento bloguistico pra "limar" (queimar) estes caras.

    Já sei quem pode ser candidato a judas nessa pascoa: os kibadores rs

    Um abraço :)

    ResponderExcluir
  16. Hoje criei um post sobre 'Netiqueta', a etiqueta da internet, e citei esta postagem sua lá, se puder dê uma lida. Tem a ver com o tema abordado.

    Netiqueta, você sabe o que é isso?

    ResponderExcluir
  17. Olá.

    É realmente ruim ver nosso trabalho com créditos desses espertinhos.
    Eu tenho uma dúvida. Eu tinha um blog há dois anos(postei durante dois meses apenas, nem sabia o que era blogar), na época tinha criado um email para ele e senha(moderava comunidades no orkut e achei melhor não usar o mesmo email), aí fiquei sem usar durante muito tempo e esqueci o email e a senha. Eu até lembro mais ou menos o email, mas a senha de jeito nenhum. Anta, eu sei.

    Enfim, criei outro blog, usando minha conta google pessoal, recentemente e gostaria de usar meus textos que estão no outro blog. Como funcionaria o plágio nesse caso? Eu tenho como provar que os textos são meus e o blog é meu por causa dos blogs relacionados lá que são de amigos pessoais e sabem da veracidade do que estou falando. Mas e o google, como funciona?

    Obrigada.

    Bianca Briones

    ResponderExcluir
  18. Vanda, eu li e retuitei ;)

    Bianca, se forem poucos posts não vai ter nenhum problema. Dica: altere-os ;)

    ResponderExcluir
  19. Você é boa blogueira medica não sei mais sempre está na cola dos kibadores.

    ResponderExcluir
  20. Deixa eu te falar....tem uma variação do kibador de gravata...Ou uma 5ª classificação...
    O kibador de Feed! E não é da plataforma blogger, acho que é WordPress, você vai entender o porquê.

    A homepage dele tem 2 Sessões de postagem a dele (do adm.)e a dos "ditos" usuários. Ele kiba um post por dia (por aí) e a "sessão dos usuários" é o bicho!!! Várias postagens.. Fazendo o direcionamento Via Feed! (Eu nem sabia que podia fazer isso!)

    Ele kibou meu blog do dia 09 até 17 do mês passado, daí ele passou para outro...tive que assinar o feed dele para acompanhar o processo.

    Ele é astucioso, ele não fica muito tempo no mesmo blog para quando você se der conta ele já foiiiii... Eu alertei 2 blogs que ele estava vamos dizer assim "feedando" no dia seguinte ele estava com outro template bem simples... Passou 2 dias estava ele de volta á ativa.

    E outra, a pessoa entra pelo título e vê só parte da sua postagem (sem os créditos é claro) e no final tem um email de uma certa pessoa que indicou o post!Isso é forjado porque próprio feedburner me avisou desse direcionamento e também o Get Clicky confirmou.

    E quem tem o poder sobre o blog para fazer esse direcionamento só pode ser o adm. do blog e não o usuário?!?! Olha é demais a cara de pau do sujeito....

    Desculpa se me estendi, más precisava contar...
    Ia me esquecendo tem host e domínio próprio, o pagerank dele é 3. E ele ainda não passou aqui...:/

    Até...

    ResponderExcluir
  21. Juliana,
    mais um excelente post!
    Apesar de ser um assunto sério, gosto muito do jeito leve que você aborda o assunto.
    Me diverti também com os comentários. Inclusive, tem um que tenta corrigir um erro de Português e comete vários na sequência...muito engraçado mesmo.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  22. Obrigado, más vejo que quase não tem nada a respeito na internet sobre isso. Você sabe se podemos impedir esse direcionamento de feed?
    Infelizmente é possível acontecer á qualquer um e a qualquer hora indiscriminadamente.E não desejo isso á ninguém.
    Grato.

    ResponderExcluir
  23. mais...
    o terceiro n tem foto :x
    mais velo post...
    eu ja fui um daquele kibador pirata...
    mais ai percebi q era burrice e ai virei
    o preguiçoso so q n fasso plagio..
    eu nem posto kkk

    ResponderExcluir
  24. A começar do exemplo de Sílvio Santos que kiba as atrações de outras emissoras.

    No Brasil nada se perde, quase nada se cria, tudo se copia...!

    ResponderExcluir
  25. Esse tipo de situação, também abala a credibilidade da plataforma blogger.
    Também acredito que o sucesso de certos tipos de blogs, ajuda a formar essa imagem, de que não existe punição para quem copia, ou oferece downloads piratas, o que é um grande erro, como você mesmo mencionou no post.

    ResponderExcluir
  26. Pra falar a verdade eu sou um Kibador de tipo 3. :(

    ResponderExcluir
  27. Eu era do tipo 1, Depois apaguei os posts kibados na cara de pau, e os posts ilegais. Mudei o nome do Blog pra ficar com a cara limpa no Google. (AdS)

    Já pedi desculpa, e tenho criatividade, porem sou muito preguiçoso =(. Mais não é por isso que me torno o pseudo numero 2, já que nos momentos onde meu celebro está bloqueado eu simplesmente dou um tempo =D.

    ResponderExcluir
  28. Olá, Juliana.
    Estava procurando o lugar onde deixar um comentário de agradecimento por você ter dado a dica que eu procurava (sobre ter um blog onde eu tivesse espaço para deixar meu texto mais esparramado, assim como eu). Entendo muito pouco de como fazer sites e blogs e estou apanhando muito para conseguir. Ainda bem que não tenho - pelo menos nunca pensei - a intenção de virar blogueira. Só quero mesmo publicar minhas coisas.
    Então fui navegando nas dicas do seu blog e entrei até pela questão do direito autoral. Vou colocar nos meus favoritos.
    Bom, vou procurar o lugar da sua dica e tentar refazer o meu blog.
    Muito obrigada, desde já.

    Neuzamaria

    ResponderExcluir
  29. Vocês 2 não estão sozinhos, minha cara.

    ResponderExcluir
  30. Muito bom esse post, ja tive muitos problemas com esses casos até o da gravata uma vez . quer ver o melhor do humor?com montagens engraçadas piadas e muito mais acesse http://porcamiseeria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. " Por que vc ñ trava os comandos CTRL-C e direito do mouse ? isto pra mim é um erro infantil pra quem se diz tão esperto , aliás ninguém nasce sabendo , pra taxar alguém de kibador é meio injusto qdo ele está começando . pois como eu vasculhei mtos blogs em busca de uma interface que me agradasse e ñ tenho vergonha de dizer q copiei mtos estilos até ter o meu próprio ... mas enfim ñ estou defendendo o plágio e sim os novatos !! um grande abraço .

    ResponderExcluir
  32. Se eu travar o Crtl+C, como é as pessoas de bem vão copiar os diversos códigos que disponibilizo? Se você souber a solução, favor me dizer. Grata.

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top