8 dicas de como organizar as finanças

8 dicas de como organizar as finanças

6 10 99
8 dicas de como organizar as finanças 10 6 99


Você tem o controle de suas finanças? Gostaria de saber como organizá-las para evitar atrasos e descontrole? Então, esse artigo é para você! Mesmo que estejamos em meio  a uma crise financeira, sem precedentes, isso ainda não justifica o enorme número de inadimplentes e devedores.


Na verdade, as pessoas, em sua grande maioria, não conhecem o valor do dinheiro, e essa falta de educação  financeira somada à falta de um planejamento, resultam em inadimplência e dívidas. Por isso, é tão importante saber organizar as finanças, o problema é que para a maioria das pessoas, realmente, isso pode ser um grande desafio.


Mas, para organizar as finanças, basta se planejar e, consequentemente, não terá mais que lidar com estresses causados por dívidas e falta de dinheiro. 

Acha complicado organizar as finanças? Então, confira abaixo essas dicas simples e diga adeus às dívidas e à falta de dinheiro.

Dicas para organizar suas finanças

1. Faça um orçamento

Quer ter o controle sobre seu dinheiro? Então, primeiramente, é preciso definir a sua renda e o seu custo de vida. Se tem um emprego fixo, calcule considerando o valor líquido que terá todo mês, do contrário, verifique seu extrato, e calcule um valor médio.


Depois, elabore uma lista com todos os seus custos fixos, como água, luz, gás de cozinha, telefone, aluguel etc. Depois descubra qual o valor médio de todas essas despesas no mês. O valor encontrado é o seu custo de vida.


Feito isso, subtraia esse valor do valor líquido e descubra o que sobra de seu salário. Esse é o valor que terá para viver até o próximo mês, é o que tem disponível para gastos, para investir ou criar uma reserva financeira.

2. Defina metas para economizar

Se você quiser criar reservas (para imprevistos ou compra de bens), não poderá fazer isso apenas quando sobrar algum dinheiro, até porque, se pensar assim, nunca sobrará.


É preciso ter um objetivo e fazer de tudo para alcançá-lo, para isso, determinando um valor mensal (dentro de sua realidade e possibilidade) para reservar e, sempre que receber seu salário, separar imediatamente essa quantia, em um lugar diferente da conta usada para os gastos do dia a dia.


Veja onde você consegue economizar, buscando promoções e descontos em produtos que você compra mensalmente, como botijão de gás, mercado e alguns itens essenciais.


O melhor dia para você economizar no mercado é fazendo compras nos últimos dias do mês, pois sempre há promoções de produtos.

E agora existem aplicativos de compra que você consegue comparar os preços e achar o mais barato. Por exemplo, aplicativo de gás, de eletrodoméstico, roupas e calçados, mercados e etc..E nos aplicativos e sites costumam ter muitas promoções e alguns até cashback  que valem a pena conferir.

3. Limite os gastos do dia a dia

Principalmente, se o seu salário não for muito alto, uma dica é procurar economizar ao máximo os gastos diários, definindo algumas metas, estabelecendo um limite máximo por mês a ser gasto com cada tipo de despesa. Um bom exemplo de divisão seria:


  • 15% com supermercado;

  • 10% com lazer;

  • 5% com vestuário e demais acessórios.


Então, dentro de cada categoria procurar sempre economizar, sendo esse o limite máximo para gastos com cada uma delas. 

4. Evite gastos desnecessários

Ao se organizar, dentre outras vantagens, você consegue descobrir com o que tem gasto mais seu dinheiro, e então, fica mais fácil avaliar as prioridades, evitando gastos desnecessários. Considere sempre se o que está comprando vale, realmente, comprometer parte de seu orçamento. 

5. Evite fazer dívidas

As dívidas podem ser bolas de neve, que acabam saindo do controle. Por isso, se não tiver  dívidas, procure continuar evitando-as, mas,  caso tenha, procure solucionar logo esse problema.


Nunca é vantajoso deixar de pagar alguma conta, ela sempre volta e mais alta, já que podem acarretar taxas e juros,  que vão comprometer seus planos de economizar.


Por isso, primeiramente, busque quitar suas dívidas, mesmo que isso signifique ficar um mês sem a Netflix ou abrir mão de jantares em restaurantes. 

A dica é tentar, o quanto, renegociar ou parcelar a dívida.

6. Separe um valor para as despesas anuais

Acredite, um dos principais motivos de muitas dívidas é não se organizar, e essa organização passa por ter um controle total dos gastos mensais e, também anuais. O fato é que muita gente esquece dos gastos mensais na hora de definir seu orçamento.


Só que despesas como IPVA, IPTU e seguros não esperam você se organizar, elas chegam e podem se tornar um grande problema sem um prévio planejamento. Por isso, não deixe de reservar uma quantia para essas despesas, e vale separar um determinado valor todo mês para elas.

7. Invista em uma reserva para emergências

Ninguém está livre de passar por situações inesperadas, por isso, é tão importante procurar criar uma reserva de emergência, dentro de suas possibilidades, evitando gastos altos e repentinos com problemas de saúde, consertos na casa ou carro, entre outros. 

8. Separe as contas pessoais das contas profissionais

Um erro muito comum, no caso de pessoa jurídica, é misturar contas pessoais com as contas profissionais, o que pode acarretar sérios problemas. É preciso ter em mente que todo CNPJ precisa fazer a conciliação bancária (verificação do extrato bancário da conta PJ com a declaração de entradas e saídas da empresa), e se misturar finanças pessoais com as profissionais, essa conta não irá fechar.


Por isso, pessoas jurídicas devem abrir duas contas bancárias diferentes: uma para pessoa física e outra para pessoa jurídica, facilitando a organização financeira de ambas.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top