Brinquedos pedagógicos que auxiliam o aprendizado de matemática

Brinquedos pedagógicos que auxiliam o aprendizado de matemática

6 10 99
Brinquedos pedagógicos que auxiliam o aprendizado de matemática 10 6 99



Raciocínio lógico é um dos principais benefícios desse tipo de atividade


A matemática está entre as matérias mais importantes na vida de qualquer estudante, uma vez que está presente em vários aspectos do nosso dia a dia, seja para saber calcular a quantidade certa de comida ou fazer uma compra.


Nesse sentido, é super válido buscar meios de inserir a matemática na vida das crianças de maneira mais lúdica e divertida. Para tanto, uma ideia é investir em brinquedos e brincadeiras que estimulem o raciocínio lógico, a memorização e a contagem numérica.


O resultado é um aprendizado diferenciado, no qual a criança consegue experimentar, de fato, o quão importante é a matemática em sua vida, de uma forma leve e recreativa. Assim, os pequenos poderão entender melhor essa matéria, dentro ou fora da sala de aula.

Atividades e jogos que ajudam no aprendizado de matemática

Se você é pai, mãe, tio(a) ou mesmo professor, pode estar se perguntando quais são as atividades ou jogos que podem ser usados para estimular o aprendizado da matemática. É exatamente isso que você vai ver agora.

Boliche

Você pode nunca ter refletido, mas o boliche é sim um jogo que tem a matemática em seu interior, já que, é a partir da quantidade de pinos derrubados que poderemos definir quem será o vencedor entre os competidores.


Caso queira, você pode ainda colocar valores maiores em pinos mais difíceis de derrubar. Dessa forma, você estimula a competitividade dos pequenos e, simultaneamente, faz eles entenderem a importância da matemática.

Jogo da memória com números

O jogo da memória é um clássico entre as crianças, estimulando a concentração e a memorização de imagens. No caso da versão em números, há o estímulo também à contagem numérica.


A quantidade de números vai depender do tipo de dominó usado. Há modelos que trazem a quantidade numérica ao lado da representação em bichinhos, balas, frutas e outros objetos. 

Jogo de tabuleiro

Não poderíamos deixar de falar dos jogos de tabuleiro, até porque, geralmente, para conseguir vencer, o competidor deverá passar por todas as casas existentes e chegar antes dos demais.


Para isso, ele deverá cumprir desafios e responder a perguntas. Algumas jogadas fazem com que ele tenha que avançar ou até retroceder na corrida pelo pódio. Opções que usam dinheiro fictício, como Banco Imobiliário e Monopoly, também são excelentes, pois trazem o conceito de valores para o universo das crianças.

Sudoku

O sudoku é um jogo que usa o raciocínio lógico para a resolução de um conjunto de números que devem preencher os quadradinhos em branco, considerando ainda aqueles que já estão previamente inseridos.


Os números vão de 1 a 9 e eles deverão seguir uma sequência lógica, que não admite repetição. Por conta disso, o sudoku é uma opção muito bacana de jogo voltado para o aprendizado da matemática.

Stop matemático

Uma opção diferenciada de atividade que mescla diversão e raciocínio lógico é o chamado Stop matemático. A diferença é que, em vez de preencher lacunas com nomes de pessoas, cidades e frutas – como acontece na versão tradicional do Stop – as crianças deverão fazer cálculos matemáticos no menor tempo possível.


Na primeira coluna deverá ser colocado o número da rodada e nas colunas seguintes divisão, multiplicação, subtração e soma desse número com outros previamente determinados. Ganha quem fizer mais pontos. Vale lembrar que tal brincadeira deve ser feita com crianças que já aprenderam os cálculos básicos.

Xadrez

Por último, mas não menos importante, temos o xadrez. A relação entre o jogo e a matemática é tão forte que algumas instituições o adotam como uma verdadeira ferramenta de ensino para ajudar crianças e adolescentes a melhorarem seu aprendizado com a matéria.


Conceitos matemáticos como progressão e análise combinatória podem ser percebidos por meio da movimentação das peças – lembrando que cada uma delas tem um movimento específico dentro do jogo.  Sendo assim, o xadrez é excelente para estimular o raciocínio lógico e a concentração.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top