Locais e parques para visitar em Curitiba e entender a história da cidade

Locais e parques para visitar em Curitiba e entender a história da cidade

6 10 99
Locais e parques para visitar em Curitiba e entender a história da cidade 10 6 99



Saiba tudo sobre Curitiba, a cidade que teve em sua origem influência de alemães, franceses, suíços, austríacos, sírios, libaneses, poloneses, italianos e ucranianos


A palavra Curitiba significa ‘grande quantidade de pinheiros, pinheiral' e é de origem Guarani, que foram os primeiros habitantes do local. No início da cidade, a terra tinha grande quantidade de araucárias, chamadas de pinheiro-do-Paraná.


Fundada em 1693, sofreu ocupações de imigrantes italianos, poloneses, alemães, sírios, libaneses, japoneses e ucranianos. Todos têm sua marca e importância na descendência crescente.


Marcada por tantas influências de pessoas de vários países, seja no crescimento da cidade ou nos hábitos e costumes da população, Curitiba é uma cidade cheia de belezas e histórias. É possível escolher uma boa hospedagem em algum dos hotéis em Curitiba e conhecer a história da cidade ao visitar parques, museus e memoriais. Conheça agora alguns deles.

Museu Paranaense

O historiador e desembargador Agostinho Ermelino de Leão fundou o Museu Paranaense em 1876, desde então passou por várias sedes. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1964, e seu acervo foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná e Nacional em 1972.


Atualmente está localizado no Palácio de São Francisco, que foi construído na década de 20. Recebe projetos e atividades culturais que marcam os mais diversos grupos sociais. Também é equipado com bibliotecas, laboratórios, auditórios e salas para exposições permanentes ou temporárias.

Parque Tingui

Criado em homenagem aos primeiros habitantes da região, os tinguis eram indígenas combativos, com destreza na execução de armas e equipamentos feitos de pedras.




Diz a lenda que o líder da tribo indicou o local onde deveria ser instalada a Vila que iniciou a colonização da cidade, onde hoje está localizada a Praça Tiradentes. Uma estátua do cacique está instalada em uma das entradas do parque, feita pelo artista plástico Elvo Benito Damo.


Com área de 308 mil m², o parque conta com parquinhos, lagos e ciclovias, que contribuem para a proteção da bacia do Rio Barigui.

Bosque Portugal

Entre os séculos XVII e XIX, a cultura de Portugal predominava na região. Os portugueses foram os primeiros a ocuparem o território, e até hoje é possível ver a influência da arquitetura portuguesa na história de Curitiba.


Imigrantes portugueses trouxeram imigrantes de outros países da Europa. Estes formaram colônias agrícolas, e os portugueses escolheram o comércio e a indústria.


Inaugurado em 1994, no Bosque Portugal se encontra um painel decorativo e pilares decorados com azulejos pintados à mão contendo poesia de autoria de diversos artistas. 

Praça Zumbi dos Palmares

Assim como em muitas cidades brasileiras, as raízes africanas também estão em Curitiba junto com as tradições dos índios e portugueses no início da ocupação da região.


Os africanos começaram a chegar no local a partir do século XVII e deixaram sua marca na cultura, nos costumes, na gastronomia, na música, na dança e muito mais. 


A Praça Zumbi dos Palmares é uma homenagem à resistência contra a escravidão, com totens e colunas que representam as nações da África, sua cultura e educação, montados em um piso que forma o mapa do continente africano.

Memorial Polonês

Os poloneses que chegaram em Curitiba formaram ali a maior colônia polonesa do Brasil, se dedicavam à agricultura e muitas técnicas agrícolas. 


O Memorial é formado por casas tradicionais polonesas e foi feito para registrar a visita do Papa João Paulo II. Como um museu ao ar livre, as casas possuem antigos 



utensílios dos imigrantes e contam as histórias das lutas e da fé dos primeiros imigrantes que ali se estabeleceram.

Memorial Árabe

Após a Segunda Guerra Mundial, houve um aumento no fluxo de imigração árabe e começaram a se destacar na gastronomia, com o uso de seus temperos típicos.


Como lembrança aos imigrantes que contribuíram para a formação da cidade, o Memorial possui uma biblioteca pública que conta com significativo acervo da cultura do país de origem. 


Como resultado da instalação de pessoas de diferentes países, Curitiba, a “Cidade Sorriso”, recebeu influências de transformações culturais, ambientais e econômicas, formando hoje uma cidade de estrutura organizada, com sistemas eficientes e programas que oferecem grande qualidade de vida aos seus moradores. 


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top