Dicas para caminhar corretamente e evitar dores e lesões

Dicas para caminhar corretamente e evitar dores e lesões

6 10 99
Dicas para caminhar corretamente e evitar dores e lesões 10 6 99



Conhecer dicas para caminhar corretamente e evitar dores e lesões é fundamental para a saúde do corpo.

De fato, a maioria de nós provavelmente não pensa muito em como andamos. Mas saber andar com a técnica e a postura certas pode ajudar sua saúde:


  • Mantenha seus ossos e articulações devidamente alinhados

  • Reduza o desgaste de suas articulações, músculos e ligamentos

  • Prevenir dores nas costas, quadril, pescoço e pernas

  • Reduzir a dor muscular e a fadiga

  • Reduzir o risco de lesões

  • Melhorar seu equilíbrio e estabilidade


Andar com a técnica e a postura corretas não é difícil. Mas isso significa estar atento à maneira como você se move. 


A RPG fisioterapia pode ajudar você caso seja difícil para você aplicar as dicas descritas ao longo desse artigo. Visto que é uma fisioterapia que tem como principal intuito melhorar a postura corporal do paciente.


Neste artigo, vamos dar uma olhada mais de perto em dicas para caminhar corretamente e evitar dores e lesões.


As melhores dicas para caminhar corretamente e evitar dores e lesões


1. Pratique flexibilidade

Evite dar passos muito longos; certifique-se de que eles estejam relaxados, que não gerem pressão em nenhum lugar do seu corpo e permitam um movimento natural e flexível dos seus pés.


2. Melhore a postura

Se você mantiver uma boa postura enquanto caminha, sua respiração permanecerá em um bom nível e a linha do corpo ficará ereta. Se você achar difícil ficar de pé, pode fazer exercícios abdominais que fortalecem seus músculos.


3. Use seus braços corretamente

Aplique o movimento do pêndulo para evitar que seus braços fiquem pendurados, porque eles podem inchar, assim como suas mãos.


4. Beba muita água

Não se esqueça de beber água o dia todo, este líquido é vital. Você pode optar por beber um copo de água 10 minutos antes de caminhar e beber novamente a cada 20 minutos. No final da caminhada, você também deve beber água.


5. Descanso

O corpo precisa descansar para que os músculos possam reparar e reconstruir após cada atividade. Não é uma má ideia tirar um dia de folga de vez em quando. Dar uma caminhada também pode ajudá-lo a perder peso, evitando a obesidade ou qualquer doença que essa condição física desencadeia.

 

Você pode dar um passeio com sua família, no parque ou nas ruas perto de sua casa. Se você quiser fazer isso sozinho, se sentirá bem meditando consigo mesmo.


Erros a evitar ao caminhar


Olhe para baixo


Ir com a cabeça para baixo criará muitas tensões nas costas, especialmente no nível cervical, sem mencionar a atitude muito inativa que isso implica.  Em vez disso, olhe para frente. Além de caminhar com mais graça e alegria, você adotará uma postura muito mais natural que o ajudará a prevenir dores nas costas.


Andando com apoio

Andar com apoio não permite que você mova os braços corretamente. Isso é especialmente importante quando se anda em uma esteira. Na rua, a menos que seja essencial, não use apoios.

Esses tipos de acessórios são úteis ao caminhar por áreas montanhosas difíceis. 


Use roupas inapropriadas

Para dar uma caminhada, você tem que usar roupas apropriadas, o que significa calças confortáveis e tops respiráveis e leves. E quanto mais perto as roupas ficarem do corpo, melhor. 


Se você sair à noite ou ao pôr do sol, não se esqueça de trazer algo reflexivo. E se você carregar uma mochila, quanto mais perto você a trouxer do seu corpo, melhor. Em qualquer caso, certifique-se de que tudo o que você veste faça você se sentir leve e não pesado.


Não beba água

Sempre leve água com você ou tente planejar uma rota onde você tenha acesso à água potável pelo menos a cada 20 ou 30 minutos. Você precisa reabastecer os fluidos perdidos durante o exercício para se manter bem hidratado. 


Ao beber, tente fazê-lo lentamente e em pequenos goles para que o corpo absorva e não pule no estômago enquanto você anda.  Se a marcha durar mais de 90 minutos, é conveniente para você trazer bebidas isotônicas que também o ajudarão a reabastecer eletrólitos e lhe dar um pouco de energia extra.


Overtraining

O descanso é essencial em qualquer programa de exercícios. O descanso depende da intensidade e duração do exercícioSe você quiser dar uma caminhada todos os dias, nada acontece, pelo contrário, você tem que se mover. Mas você deve tentar intercalar dias de exercícios mais moderados e ainda mais leves, se quiser incluir dias de muito trabalho físico.


Passos muito longos


Quando caminhamos, geralmente caminhamos com passos curtos. Mas quando queremos nos exercitar, damos os passos mais longos, porque assim aumentamos a intensidade do exercício. Dar longos passos é bom, mas por muito tempo requer demanda física excessiva e não natural, o que pode levar a lesões musculares e articulares. Em vez disso, tome passos normais, nem muito longos nem muito curtos, mas caminhe mais rápido.


Use calçado inapropriado

Você não pode fazer uma caminhada com os sapatos para usar nas compras ou passear com os amigos. 

Você tem que usar os sapatos certos com o peso certo (eles têm que ser leves o suficiente para permitir que você ande, mas pesados o suficiente para apoiá-lo). Além disso, eles devem ter uma boa sola e devem ser flexíveis o suficiente para que você possa flexionar o pé sem problemas.


Conclusão

De fato, andar corretamente adotando a técnica e a postura corretas tem muitas vantagens. Pode reduzir o estresse desnecessário em seus músculos e articulações, prevenir dores nas costas e musculares, reduzir o risco de lesões e muito mais. 


Andar com a marcha e a postura certas não é difícil de fazer, mas pode exigir um pouco de treinamento. Algumas dicas importantes são andar em linha reta, manter a cabeça erguida, ombros relaxados e para trás e apertar o tronco.


Em caso de problemas, o tratamento com a câmara hiperbárica pode ser uma solução eficaz. Contudo, se você tiver problemas durante a caminhada ou se não tiver certeza de como andar com uma postura correta, consulte seu médico ou fisioterapeuta para descobrir como melhorar sua técnica de caminhada.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top