Summer jobs EUA: o que é e como viver a experiência

Summer jobs EUA: o que é e como viver a experiência

6 10 99
Summer jobs EUA: o que é e como viver a experiência 10 6 99



Uma das melhores formas de aprimorar o inglês é viver novas experiências pessoais e profissionais através de um estágio de verão nos EUA. Entenda como funciona

Convenhamos, ser fluente em inglês sem nunca ter vivido situações reais de uso do idioma nos EUA ou em qualquer outro país anglo-saxão é extremamente difícil, para não dizer impossível.

Quando o assunto é viajar para os EUA, muita gente associa a experiência a compras em dólar e destinos turísticos mais famosos, porém é, sim, possível aproveitar tudo isso e ainda enriquecer sua bagagem cultural através de um “summer job”, espécie de estágio de férias oferecido por muitas empresas do país.

Neste artigo, você vai descobrir todos os detalhes desse tipo de trabalho, o que é necessário para conseguir um emprego temporário nos States e muito mais.

O que é um summer job?

É um estágio realizado por estudantes de inglês em empresas norte-americanas que abrem vagas temporárias durante as férias de verão no país, que vão de junho a agosto.

Essa é uma excelente forma de adquirir fluência no idioma, já que o estudante viverá situações reais de uso da língua, não apenas no ambiente de trabalho, mas também nas diferentes tarefas do dia a dia, como na sala de aula, no transporte público e nas interações sociais, sem prejudicar seu desenvolvimento acadêmico.

Através de um summer job, é possível adquirir uma experiência prática dentro de uma empresa dos EUA, aprendendo mais sobre a cultura corporativa do país, além de receber um salário que ajudará a cobrir os custos da viagem, dos estudos e de moradia em solo norte-americano.

Como funciona o estágio de férias de verão nos EUA?

O verão é um período em que diversos setores da economia americana registram um forte aumento de demanda, principalmente em áreas relacionadas ao turismo e à recreação. Isso porque os moradores do país viajam mais para curtir o período de descanso, sem falar na chegada de um grande volume de turistas de todas as partes do mundo.

Dessa forma, hotéis, parques, museus, restaurantes, comércio, entre vários outros estabelecimentos, precisam reforçar seu quadro de colaboradores, inclusive porque os próprios trabalhadores do país priorizam o gozo de férias durante os meses de verão.

Para conseguir atender o aumento de público e solucionar a pouca disponibilidade local de mão de obra, diversas empresas dos EUA abrem vagas para estudantes estrangeiros que desejam viver uma experiência profissional no país e adquirir fluência no idioma, muitas vezes recebendo o mesmo salário de um colaborador fixo.

Isso permite que o estudante faça conexões pessoais e estabeleça relacionamentos profissionais que podem ser muito valiosos no futuro.

Os estágios são direcionados a pessoas de 18 a 30 anos, que são supervisionadas por um profissional que acompanhará seu desenvolvimento ao longo do período, ensinando técnicas e rotinas de trabalho.

É preciso lembrar, porém, que se trata de um trabalho como qualquer outro, com horários rígidos e responsabilidades bem definidas, exigindo um alto grau de comprometimento e dedicação.

Como conseguir um summer job?

Para conseguir um trabalho temporário nos EUA durante o verão local como estudante, você precisa obter um visto específico, chamado “J-1”, que permite exercer uma atividade remunerada em qualquer lugar do país por até quatro meses, além de viajar pelos States por até 30 dias, após o período de trabalho.

Além disso, o programa oficial do governo norte-americano Work USA ajuda os interessados a conseguir uma vaga de trabalho em empresas do país que estão precisando de mão de obra durante os meses de sua estadia.

O melhor de tudo é que o visto oferece a possibilidade de o estudante realizar mais dois estágios de verão nos anos seguintes para aprimorar seu nível de inglês e adquirir diferentes experiências profissionais.

Para obter o visto, o estudante precisa ter um nível avançado de inglês para conseguir interagir adequadamente no ambiente de trabalho, estar matriculado em um curso de graduação ou pós-graduação de, no mínimo, dois anos fora dos EUA.

Os participantes que não tiverem um emprego predefinido precisarão comprovar que têm recursos financeiros suficientes para se manter no país até encontrar uma vaga de trabalho para o seu estágio de verão.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top