Como conseguir mais assinantes de feeds

Como conseguir mais assinantes de feeds

6 10 99
Como conseguir mais assinantes de feeds 10 6 99
rss2_6_02Atualmente, tenho visto muitos blogs usando táticas duvidosas para atrair mais assinantes de RSS/Feed e até de seguidores no Twitter. Penso que uma assinatura de feed deve ser, antes de mais nada, legítima e baseada em interesse pelo conteúdo.
Do que me adianta números expressivos no contador, se as pessoas não forem ler meus posts? Brindes, pop-ups e afins podem até engordar o contador e o ego do blogueiro, mas na prática podem não representar absolutamente nada.
Da mesma forma que sites indexadores - como o falecido BlogBlogs e o Technorati - perderam credibilidade quando usuários começaram a usar técnicas desleais para aumentar posicionamento nos rankings, logo,logo a métrica de assinantes de feeds não será mais últil para aferir a popularidade de um blog.
O mesmo problema se repete no Twitter, com o uso de scripts e de brindes em troca de mais seguidores. Tais comportamentos – quando analisados por quem realmente entende de mídia social – pode depor contra a reputação do próprio blogueiro.
alt
Eu prefiro ter leitores e seguidores que apreciem o meu trabalho, que interajam comigo a outros que possam ter aparecido apenas por causa de um sorteio, por exemplo.
Por outro lado, existem algumas táticas “do bem”, que podem ser usadas livremente, contanto que o bom-senso venha em primeiro plano.
Conteúdo
O conteúdo continua sendo o rei, o carro-chefe. Se o conteúdo do blog for original e interessante para o leitor, despertará no mesmo a vontade de receber aqueles posts sempre. E se o leitor não souber o que é um feed?
Gadgets
É aqui que entram as táticas que falei anteriormente. Explique ao seu leitor o que é um feed e mostre a ela quais as vantagens de se usar tal ferramenta. Isso pode ser feito através de gadgets e/ou através do recurso “páginas” no Blogger.
Os gadgets que trazem um melhor retorno são:
**clique sobre os links para acessar os respectivos posts
  1. Seguidores –  é intuitivo e simples de usar, até mesmo por iniciantes
  2. Email Subscriptions - trata-se de um gadget  fornecido pelo FeedBurner, super simples de ser instalado e que já vem até com o botão para assinar o feed
  3. Mensagem nos posts – tais mensagens podem ficar na parte superior ou inferior dos posts, convidando o visitante a fazer a assisnatura do feed.
  4. Widgets personalizados – nesses widgets, podemos colocar um ícone que identifique que é ali que está o endereço do feed e ainda inserimos os códigos do FeedBurner com contador e para fazer a assinatura por email. É muito prático.
Outro gadget interessante, é aquele que mostra o número de assinantes de feeds e de seguidores no Twitter - Widget – feeds, seguidores, posts e comentários.
Páginas
Usando o recurso “páginas”, podemos criar um post explicando o que é um feed, as formas de assinar os posts e suas vantagens. Vejam um exemplo aqui mesmo no DB - Feeds - receba os posts automaticamente! Mas, lembrem-se que é proibido copiar qualquer post do Dicas Blogger. Usem a criatividade de vocês.
Pop-Ups
Não pode ser considerada uma tática ruim, mas é incômoda. Eu, particularmente, jamais retorno em blogs com aqueles pop-ups imensos, implorando a minha assinatura. Se mesmo assim, vocês quiserem usar um pop-up, acessem:
Opções de assinatura
Outro detalhe importante é oferecer opções ao visitante. Forneça feeds completos, parciais e por email e deixe a escolha para o leitor.
  1. Vai de feed completo ou parcial?
  2. Como usar e configurar o FeedBurner
Basicamente é isso. Quanto ao DB, atualmente eu uso o gadget seguidores, uma mensagem no rodapé dos posts, o contador de estatísticas e uma página explicativa.
14 Comments
Comments
  1. Impressionante como têm pessoas que fazem de tudo para ganhar notoriedade. Passam por cima de valores, de ética, do bom senso. Pensam que o status vale mais que qualquer outra coisa.
    Uma triste realidade da blogosfera, que infelizmente de fato acontece.
    Penso que a rapidez da ascensão será a mesma do declínio, quem viver verá.

    ResponderExcluir
  2. Juliana , por exemplo meu site tem apenas 5 dias eu nem ligo muito para o FEED dele apenas fiz a conta no Feeburner e só e deixo o icone do feed no meu blog hoje eu viu ver já tenho 10 inscritos sem eu nem fizer nada para que eles se escrevam isto significa que se o conteúdo é bom e o pessoal gosta eles vão querer ver denovo .

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana

    As táticas de mais funcionam pra mim enquanto leitora é: conteúdo interessante e facilidade de assinatura, as outras coisas que inventam são apenas detalhes que não me prendem a um blog.

    Não gosto de pop-ups, acho eles invasivos e atrasam mais pra abrir as páginas em conexões lentas, acho as promoções válidas, gosto dos feeds completos pq nem todo blog abre em qualquer conexão.

    Outra coisa acho que as pessoas não deveriam utilizar a métrica do número de assinantes como um único critério pra assinar um feed justamente porque estes dados nem sempre são confiáveis e também porque nem tudo que parece famoso realmente é interessante, gosto é algo muito subjetivo.

    Valeu pela reflexão! Um Abraço

    @anakint

    ResponderExcluir
  4. É a pura verdade, está moda de sorteio é apelativo mesmo!
    E aqueles que pedem:
    Leia meu post e me siga...
    Confesso que me irrita quando recebo este tipo de comentário e recado.
    Fico feliz que alguns não aderem está modinhas da net.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Juliana!
    O SPP sobreviveu aos primeiros 90 dias e atingiu as metas pré determinadas.
    Vamos passo a passo e faço uso das táticas do bem (adorei isso!), traço o caminho respeitando o espaço que estou criando e garanto que é muito bom receber assinantes e amigos pela credibilidade do trabalho.
    Estou aprendendo e penso ser mais que providencial a sua colocação.
    Mais um artigo primoroso de orientação e conduta.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Os blogueiros devem seguir com naturalidade , sem forçar a barra para atrair assinantes de feeds , e o que interessa para os seguidores , é sem sombra de dúvida ,o conteúdo e a atualização constante do site , que certamente obterá sucesso!!!
    Valeu pelo post , vale reflexão...

    ResponderExcluir
  7. Juliana na verdade você é SHOW !


    http://www.pes-center.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Juliana,

    Confesso que tenho "alergia" de blog que tenham "pop-up" pedindo assinatura no blog.

    Nada mais incomodo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Recentemente, o perfil do ubuntu dicas twitou algo muito interessante...
    Ele disse algo mais ou menos assim:

    Um profile de sucesso é aquele que tem vários seguidores ou aquele que os seguidores admiram e seguem o seu trabalho?

    Porque com o Big Follow é facil conseguir seguidores...

    mas eu sou mais os meus 80 seguidores leais...

    Do que 8mil seguidores robos que eu nem sei quem são.

    ResponderExcluir
  10. "Do que me adianta números expressivos no contador, se as pessoas não forem ler meus posts?" adorei a frase !!!

    ninguém gosta de quem implora essa é a verdade, alguns até podem ter resultados com pop ups e outros metodos, mas sinceramente detesto esse tipo de janela que abre na frente do blog

    ResponderExcluir
  11. Olá Juliana, adorei este post!
    Meu blog ainda é novo (praticamente uns 6 meses de vida), e eu sempre procuro ser original e acredito que é assim que conseguimos conquistar os leitores, publicando algo que possa prender sua atenção. Quando eu publiquei um post sobre desfragmentação (http://migre.me/3Jg1o), consegui um comentário, um seguidor (tbm para o meu perfil no FaceB.)e um assinante. Aproveitei e criei uma postagem explicando que são feeds.

    ResponderExcluir
  12. Concordo que seja educar sobre o que é o feed, muitos não assinam por ainda não saberem.

    Mas, quem já sabe e faz uso regular, procura por ele naturalmente, quando deseja. E, quando não deseja, não irá assinar nada, a não ser que seja meio "obrigado", por alguma promoção. Logo, realmente é meio inútil e até contraproducente esta insistência em conseguir assinantes...

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top